Curso de Música


CURSO DE TEORIA MUSICAL
Por Eduardo Feldberg

.

Nesta seção, disponibilizarei um rápido curso de teoria musical.

Como informo na aba “Sobre Mim”, sou Técnico em Música pelo Conservatório Musical Souza Lima & Berklee, e resolvi escrever este rápido curso de teoria musical a fim de recordar algumas matérias que aprendi ali, e disponibilizar a você esse material. Para saber um pouco sobre meu histórico musical, clique aqui. Trata-se de um curso teórico de música desenvolvido por mim mesmo, e escrito da forma mais informal e menos técnica possível, para o bom entendimento de todos, sejam músicos ou leigos que ainda não entendem muito de música. É importantíssimo salientar que não escreverei aqui todas as regras e ensinamentos teóricos, todos os “porquês”, mas apenas um compêndio, para que você entenda um pouco mais de Teoria Musical e Harmonia Popular. Não discorrerei sobre questões físico-matemáticas, por exemplo (mesmo porque, fiz de tudo para evitá-las, durante meu curso – sem sucesso), mas admito que apesar de complicadas, são interessantes para se conhecer.

À priori, meu interesse é lecionar sobre o que é mais útil para nossa prática cotidiana, com o objetivo de clarear ao máximo a teoria, que redundará num melhor entendimento prático, voltado para a música popular. Caso você tenha alguma dúvida sobre algum assunto abordado, entre em contato, e tentarei explicar melhor cada movimento e conteúdo. Lembre-se que eu não respondo perguntas pelas caixas de comentários do blog, então se quiser um retorno, acesse a aba "Contato".
.
O conteúdo está dividido em aulas pequenas, e oriento que você leia todas para entender a música desde às raízes. Se não quiser ler todas as aulas, entenda que eu escreverei o conteúdo, imaginando que o leitor já leu ou conhece todos os assuntos abordados em aulas anteriores, ok?! Bons estudos!



Em breve, postarei mais aulas. Aguarde!

Para iniciar o curso, aula por aula, clique aqui!


E.F.