AULA 3 – O ACIDENTE SUSTENIDO


Você já deve ter ouvido falar em “sustenido” e “bemol”, não?! Estas duas palavras representam dois dos acidentes da música. Diz-se que são acidentes, pois uma nota que os apresente não será mais considerada uma “nota natural”, mas uma nota alterada, ou melhor, acidentada!

Pense comigo:

Se entre as notas Do > Ré há um intervalo de um tom, isto quer dizer que se eu tocar uma nota Do, e elevá-la em um tom, ouvirei a nota , mas e se eu não subir um tom inteiro, mas sim metade de um tom (ou meio-tom), que nota obterei?

São a essas notas intermediárias que chamamos de notas acidentadas. É como se você tocasse uma nota Do, e a elevasse um pouco, ou seja, tornasse-a um pouco mais aguda, mas não tanto ao ponto de transformá-la num . Esta nota intermediária, que estará entre o Do e o Ré, ou seja, que tem um som mediano entre uma nota e a nota seguinte será uma nota sustenida.

Sendo assim, se você tocar uma nota Do, e aumentar apenas meio-tom, obterá a nota Do sustenido. Atente para os exemplos a seguir:


• Do + ½ tom = Do sustenido
• Do + 1 tom = Ré

• Sol + ½ tom = Sol sustenido
• Sol + 1 tom = Lá


Sempre que aumentarmos meio-tom de uma nota natural, obteremos a mesma nota, porém acidentada, ou seja, a mesma nota que toquei anteriormente, porém sustenida.

A palavra “sustenido” quer dizer “elevado”, em latim, pois é o resultado da elevação de meio-tom de uma nota, e tem como símbolo o chamado “jogo da velha” (#). Além do acidente sustenido, temos também o acidente chamado dobrado sustenido, que como o próprio nome diz, representa um duplo sustenido, ou seja, você aumenta meio-tom, e em seguida mais meio-tom.

Sabendo-se disso, montaremos agora a sequência completa de notas da música, com suas doze notas. São elas:

• Do
• Do #
• Ré
• Ré #
• Mi
• Fá
• Fá #
• Sol
• Sol #
• Lá
• Lá #
• Si

Esta sequência com doze notas é chamada de Escala Cromática, que é justamente uma escala contendo doze notas, e com exatamente meio tom entre cada nota.

Você pode reparar que as notas Mi e Si (as duas notas que acabam com a letra “i”), não têm sustenido, afinal, entre elas e as notas seguintes, naturalmente há apenas meio-tom. Se eu tocar um Do, e aumentar mais meio-tom, não chegarei ao , mas sim ao Do sustenido, afinal, entre o Do e o há um tom inteiro de intervalo, mas no caso do Mi e do Si, entre elas e a nota seguinte há naturalmente apenas meio-tom, e assim, não terão sua “versão sustenida”.


No caso da sequência de doze notas da música, me valho das seguintes mnemônicas:

1) Entre cada uma das doze notas, há um intervalo de meio tom; ¹

2) Todas as notas da música têm sustenido, exceto as que acabam com “i”: Mi e Si.


Para memorizar isto, você poderá treinar em seu instrumento, da seguinte forma:

Se você toca algum instrumento de corda, como violão, contrabaixo ou guitarra, basta pressionar seu dedo indicador sobre alguma casa, e avançar casa por casa, sabendo que cada avanço de casa equivale à elevação de meio-tom, com relação à nota anterior. Se na primeira corda (Mi), você pressionar a casa um, obterá a nota Fá. Se avançar mais uma casa, obterá a nota Fá sustenido, e por aí vai.

Se você toca um instrumento de teclas, como piano, teclado ou órgão, o procedimento é bem parecido. A cada tecla que você avançar (incluindo as teclas brancas e pretas), estará elevando a nota anterior em meio-tom.


Faça estes exercícios várias vezes, não apenas movendo os dedos, mas dizendo em voz alta o nome de cada nota. Com o tempo, você decorará tanto a escala cromática, quanto a posição de cada nota no seu instrumento.

Aproveito para ressaltar que estas rápidas lições representam o fundamento da teoria musical, e se você não decorar estas doze notas, ordenadamente, e inclusive de trás pra frente, infelizmente (ou felizmente) não irá muito longe.


Lembre-se das duas mnemônicas, que facilitam bastante a memorização das doze notas:

1) Entre cada uma das doze notas, há um intervalo de meio tom; ¹

2) Todas as notas da música têm sustenido, exceto as que acabam com “i”: Mi e Si


¹ Em alguns países orientais, há uma divisão chamada Cuartitom, ou Quarto de Tom, onde um tom é dividido em quatro partes, de forma que ajam 3 cuartitons entre um tom e outro. Por exemplo: Do, Do quase #, Do #, Do mais que # e enfim, Ré.


Aula Anterior