AULA 4 – O ACIDENTE BEMOL


Agora que você já sabe que a elevação de meio-tom de uma nota resulta na mesma nota, porém sustenida, você pode me perguntar

- Eduardo, e onde entra o tal do “bemol” nessa história?

É muito simples. O bemol (do latim, “b mole” – se quiser saber por que, clique aqui) é a mudança inversa do sustenido, e tem como símbolo a letra “B” minúscula (b). Digo que é o inverso do processo sustenido, pois, se para obtermos uma nota sustenida, devemos elevar meio-tom da mesma, para obtermos uma nota bemol, devemos abaixar meio-tom dela.

Por exemplo:

• Lá mais ½ tom = Lá sustenido
• Lá menos ½ tom = Lá bemol

• Ré mais ½ tom = Ré sustenido
• Ré menos ½ tom = Ré bemol


Simples assim! Só precisamos nos lembrar que, assim como algumas notas não possuem sustenido (Mi e Si), as notas que vêm após elas consequentemente não terão bemol ( e Do). Por que, Eduardo?

Pense comigo:

Se entre as notas Mi > Fá há um intervalo de meio-tom, se eu tocar um Mi e avançar meio-tom, chegarei num (e é por isso que o Mi não tem sustenido, lembra-se?). Agora, fazendo o contrário, terei o mesmo resultado, ou seja, se eu tocar um e recuar meio-tom, não obterei um Fá bemol, pois Fá menos meio-tom já resultará num Mi! O mesmo ocorre no caso do Si: Se eu toco uma nota Si, e ao avançar meio-tom, já chego ao Do, se eu tocar um Do e recuar meio-tom, já estarei na nota Si, e é por isso que popularmente ¹ o Si não tem sustenido, e o Do não apresenta a opção bemolizada.


Desta forma, teremos as seguintes Escalas Cromáticas Ascendentes (com sustenidos) e Descendentes (com bemóis):



Do Do# Ré# Mi Fá# Sol Sol# Lá# Si Do (Ascendente)

Do Si Sib Lá Láb Sol Solb Fá Mi Mib Ré Réb Do (Descendente)


Lembre-se que assim como existe o dobrado sustenido, há o dobrado bemol, que é a diminuição de meio-tom + meio-tom de uma nota, ou seja, a diminuição em dobro de meio-tom.

Espero que você tenha entendido tudo até aqui. Na próxima aula, falarei sobre as Enarmonias.



¹ Disse "popularmente", pois na música clássica, e em alguns instrumentos, é utilizado o termo Mi sustenido, Fá bemol, Si sustenido e Do bemol. Para maiores informações entre em contato ou pesquise melhor na internet.


Aula Anterior