AULA 16 – TIPOS DE TÉTRADES E PÊNTADES


Até o momento, mostrei como montar acordes com três notas, ou seja, tríades, e a partir desta aula, começarei a falar sobre as tétrades e pêntades, ou seja, os acordes compostos por mais de três notas. Este tipo de acorde é muito utilizado, e gera um som mais volumoso, mais cheio, e pode criar novos efeitos desejados pelo compositor, pois agora você terá uma nota a mais para gerar esta sensação no ouvinte. Como já disse, são acordes que enriquecem e embelezam a música, se forem bem aplicados e contextualizados na composição.

Nesta aula, mostrarei como formar os seguintes acordes:

• Acorde Maior com 7ª Menor
• Acorde Maior com 7ª Maior
• Acorde Menor com 7ª Menor
• Acorde Menor com 7ª Maior
• Acorde com 9
• Acorde com 6
• Acorde sus2 e sus4
• Acorde add9, add11....
• Acorde Diminuto
• Acorde Meio-Diminuto
• Acorde com 7 e 9 e outros...

Creio que explicando a formação destes acordes, você conseguirá formar outros que não relacionei acima, entendendo o fácil procedimento de montagem. Desta vez, não vou despender tanto tempo em cada acorde, mas darei uma rápida explicação, e um exemplo de como montar cada acorde. Vamos lá!


ACORDE MAIOR COM 7ª MENOR

Creio que esta seja a tétrade mais utilizada na música, sendo visto com freqüência em quase todos os estilos musicais. É composta pelos seguintes graus da escala: T + 3 + 5 + b7. Exemplo:
Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde de Do Maior com 7ª Menor: Do + Mi + Sol + Si bemol


ACORDE MAIOR COM 7ª MAIOR


Este acorde não é tão comum quanto o Maior com 7ª Menor, por ter uma sonoridade um pouco mais extravagante. É muito utilizado em MPB e Jazz, e é composto pelos seguintes graus da escala: T + 3 + 5 + 7. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde de Do Maior com 7ª Maior: Do + Mi + Sol + Si


ACORDE MENOR COM 7ª MENOR

Outro acorde muito utilizado em todos os estilos musicais. A única diferença entre este acorde e o acorde Maior com Sétima Menor será o 3º grau da escala, que deverá ser meio tom abaixo. É composto pelos seguintes graus da escala: T + b3 + 5 + b7. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde de Do Menor com 7ª Menor: Do + Mi bemol + Sol + Si bemol


ACORDE MENOR COM 7ª MAIOR

Parecido com o acorde anterior, porém, com a sétima natural da escala (sem ser acidentada). É composto pelos seguintes graus da escala: T + b3 + 5 + 7. Exemplo:
 Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde de Do Menor com 7ª Maior: Do + Mi bemol + Sol + Si


ACORDES COM 9

Se você toca algum instrumento há algum tempo, e nunca ouviu falar deste acorde, provavelmente você já o tocou sem saber. É um acorde muito bonito e útil para incrementar suas harmonias. É composto pelos seguintes graus da escala: T + 3 + 5 + 9. Lembre-se que após a sétima nota de uma escala, volta-se para a primeira nota (tônica) e continua-se a progressão, da seguinte forma:




T......2......3......4......5......6......7......8......9......10......11......12......13......14...
Do......Mi........Sol.......Si.....Do.......Mi...........Sol...........Si...


Logo, quando falamos de um acorde com 9, estamos falando que o acorde terá a nona nota da escala, que por sinal é nominalmente a mesma nota que a segunda da escala. Quando falamos de um acorde com 13, estamos falando da nota Lá, que é nominalmente a mesma nota que a sexta da escala. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Maior com 9: Do + Mi + Sol + Ré
Acorde Menor com 9: Do + Mi bemol + Sol + Ré


ACORDES COM 6

Outra opção interessante para suas composições. Trata-se da adição da sexta nota da escala. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Maior com 6: Do + Mi + Sol + Lá
Acorde Menor com 6: Do + Mi bemol + Sol + Lá


ACORDES SUS2 E SUS4

Os acordes “sus2” são caracterizados pela supressão da terça, em troca da segunda nota da escala. Ou seja, você deixará de toar o terceiro grau da escala, substituindo-o pelo segundo. Já no acorde sus4, você substituirá a terça pela quarta nota da escala. Lembre-se que o “sus” quer dizer “suspender”, ou seja, você não deverá tocar a terça, mas sim suspendê-la até à quarta, ou alterá-la para a segunda (neste caso, o nome “sus” não faz muito sentido, pois em vez de suspender, você estará diminuindo meio-tom). Confira a montagem:


Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Do sus2: Do + Ré + Sol
Acorde Do sus4: Do + Fá + Sol

Obs. Como estamos falando sobre tétrades e pêntades, lembre-se que neste acorde, você poderá incluir a sétima, ou alguma nota que achar interessante. Exemplo:

Acorde Do sus2 com 7ª menor: Do + Ré + Sol + Si bemol
Acorde Do sus4 com 7ª menor e 9ª: Do + Fá + Sol + Si bemol + Ré


ACORDES ADD9 E ADD11

Como disse, nos acordes sus2 e sus4, você substituirá a terça pela segunda ou quarta nota da escala. No caso dos acordes add, em vez de tirar a terça e substituí-la, você tocará a terça e incluirá a nona ou a décima primeira nota da escala (que equivalem à segunda e quarta, respectivamente). O add é uma referência à palavra adicionar, então não se esqueça: Nos acordes sus, você substitui a terça. Nos acordes add, você adiciona as notas, tocando-as juntamente com a terça. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Do Maior add9: Do + Mi + Sol + Ré
Acorde Do Menor add11: Do + Mi bemol + Sol + Fá

ACORDE DIMINUTO


Na aula 14, falei sobre os acordes tríades diminutos, agora incluiremos mais uma nota neste acorde, formando as tétrades diminutas.

Se na tríade diminuta, utilizamos os graus T + b3 + b5, na tétrade diminuta, incluiremos o sétimo grau com um dobrado diminuto. Como já disse nas aulas iniciais deste curso, um dobrado sustenido é a elevação de um tom de uma nota, enquanto um dobrado bemol é a diminuição de um tom de uma nota. Utilizaremos na tétrade diminuta os graus T + b3 + b5 + bb7. Exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Do Diminuto: Do + Mi bemol + Sol bemol + Lá


ACORDE MEIO-DIMINUTO

A única diferença entre um acorde diminuto e um acorde meio diminuto é que naquele, a sétima nota terá um dobrado bemol, enquanto nesta, a sétima será apenas bemol. Ou seja, se no acorde diminuto são utilizados os graus T + b3 + b5 + bb7, no acorde meio-diminuto, usaremos os graus T + b3 + b3 + b7. Por exemplo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde Do Meio-Diminuto: Do + Mi bemol + Sol bemol + Si Bemol

ACORDES COM 7 E 9 E OUTROS...

Como você já deve imaginar, um acorde com 7 e nona é um acorde com uma tríade (maior, menor, aumentada....) com a inclusão da sétima e da nona nota da escala. No subtítulo, coloquei “e outros” pois podemos fazer as combinações que quisermos. Bastará montarmos uma tríade e incluir outras notas da escala. Vou dar alguns exemplos abaixo:

Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Acorde de Do Maior com 7ª menor e 9ª: Do + Mi + Sol + Si bemol + Ré
Acorde de Do sus4 com sétima menor: Do + Fá + Sol + Si bemol
Acorde Do Menor com 6ª e 9ª: Do + Mi bemol + Sol + Lá + Ré

 É isso! Encerramos aqui mais uma aula, sobre tétrades e pêntades. Em nossa próxima aula, falarei sobre as inversões de um acorde.
.
Aula Anterior