AULA 21 – ESCALA MENOR NATURAL



Até o momento, estudamos as escalas maiores, com seus campos harmônicos e formação de acordes. A partir desta aula, estudaremos um pouco das escalas menores, que são caracterizadas pelo intervalo de terça menor entre a tônica e o terceiro grau da escala, ou seja, as escalas que tem a “terça menor”.


Antes de mais nada, é preciso lembrar que na música, temos dezenas de escalas, e a princípio, estamos estudando as mais comuns, e de certa forma, mais fáceis de se montar. Com relação às escalas menores, vou destacar três, que são as mais conhecidas, embora existam muitas outras, mas que serão estudadas quando iniciarmos os estudos sobre os Modos Gregos. Estudaremos nesta aula a Escala Menor Natural, e na próxima aula, falarei sobre a Escala Menor Harmônica e Escala Menor Melódica.


Assim como ensinado na aula 08, uma escala maior é uma escala com a seguinte sequência intervalar entre as notas:

TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM - SEMITOM

Já a Escala Menor Natural mantém a mesma forma de montagem, mas com intervalos diferentes entre as notas. A sequência de intervalos dela é a seguinte:


TOM – SEMITOM – TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM

Ou seja, entre a primeira e a segunda nota da escala, deve haver um intervalo de um tom. Entre a segunda e a terceira nota da escala, deve haver mais um intervalo de um semitom. Entre a terceira e a quarta nota da escala, deve haver um intervalo de um tom, e assim sucessivamente. Vou exemplificar, montando a escala menor de Do, mas não me prenderei tanto às explicações detalhadas, como fiz na aula 07. Caso queira entender melhor o processo de montagem, basta dar uma lida naquela lição.


Intervalo:...... ..T..........ST..........T....... .T........ .ST...... ..T..... ..T
Escala: ....Do.... ....... ..Mib........ ...... Sol..... .Láb..... .Sib....... .Do


Acima, construímos com facilidade a Escala Menor de Do, ou seja, uma sequência com sete notas (mais a repetição da primeira), que cumprem a exigência intervalar das escalas menores, ou seja, UM TOM entre as notas 1 e 2, UM SEMITOM entre as notas 2 e 3, UM TOM entre as notas 3 e 4, UM TOM entre as notas 4 e 5, UM SEMITOM entre as notas 5 e 6, UM TOM entre as notas 6 e 7 e UM TOM entre as notas 7 e 8.


Posso agora apresentar a definição da Escala Menor Natural:


• Uma Escala Menor Natural é uma sequência com sete notas (mais a repetição da primeira nota após o último intervalo), que apresenta os seguintes intervalos entre as notas: T > ST > T > T > ST > T > T


Nesta mesma aula, montaremos as Escalas Menores das demais notas. Não montarei a de todas, mas escreverei quatro exemplos, afinal, o procedimento é o mesmo para qualquer escala.


Intervalo:...... ..T..........ST..........T....... .T........ .ST...... ..T..... ..T
Escala:      Ré        Mi           Fá      Sol      Lá         Sib      Do      Ré
Escala:      Lá        Si            Do      Ré      Mi          Fá       Sol     Lá
Escala:      Fá#      Sol#        Lá      Si        Do#       Ré       Mi       Fá#
Escala:      Sib       Do          Réb    Mib     Fá         Solb     Láb   Sib


Aconselho a todos que façam um exercício, por conta própria, montando as doze Escalas Menores Naturais, ou seja, a escala menor de cada uma das doze notas da música.


Em nossa próxima aula, como já disse, falarei sobre as duas outras escalas menores mais comuns.