Por mais complicado que pareça, decorar escalas não é algo tão difícil assim. Você pode pensar:
- Puxa, Duda.... Por enquanto a gente só está falando de uma escala (maior). Já fizemos sete escalas, e em cada escala tem 7 notas. Quer dizer que eu vou ter que decorar 49 notas???
Mais ou menos. Primeiro, precisamos entender que se decorarmos a sequência intervalar da Escala Maior (T > T > ST > T > T > T > ST), e lembrarmos que entre cada uma das doze notas da música, há um intervalo de um semitom, poderemos construir mentalmente qualquer escala que quisermos, a qualquer momento. Porém, o ideal é decorar as escalas, e não apenas a sequência de intervalos, então vou passar algumas dicas úteis a seguir:
• 1) Você não precisa decorar as sete notas de cada escala. Basta decorar os acidentes de cada uma!
• Por quê? Porque se eu decorar os acidentes, saberei que todas as demais notas da escala serão naturais, ou seja, não têm sustenidos ou bemóis. Por exemplo: Na escala de Ré, só preciso decorar que ela tem dois acidentes: Do# e Fá#. Sabendo isso, me lembrarei que todas as demais notas são naturais, exceto o Do e o Fá. Logo, a escala de Ré é composta por Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Si e Do#.
• 2) Você deve se lembrar que exceto no caso da Escala Maior de Do e de Fá, todas as escalas têm a sétima nota sustenida, ou seja, a nota anterior à nota tônica da escala será sempre sustenida!
• Não entendi nada! É o seguinte: Nas escalas de Ré, Mi, Sol, Lá e Si, a nota anterior a nota tônica será sustenida, ou seja, a sétima nota da escala é sempre sustenida. Exemplo 1: Na escala de Sol, qual é a nota anterior à nota tônica (Sol)? Fá! Correto. Então o Fá será sustenido. Exemplo 2: Na escala de Mi, qual é a nota anterior à nota tônica (Mi), ou a sétima nota da escala? Ré! Correto. Então o Ré será sustenido na escala de Mi.
• 3) Das sete escalas a serem decoradas, quatro são facílimas!
• Quais? (1) A escala de Do não tem nenhum acidente; (2) A escala de Sol só tem um acidente: Fá# (que é a nota anterior a nota tônica Sol); (3) A escala de Fá é a única escala que tem bemol, na nota Si; (4) A escala de Si tem sustenido em todas as notas, menos nas duas que acabam com a letra “i”, ou seja, Mi e Si. Fácil, né? Sobram assim apenas três escalas para serem decoradas.
• 4) Abaixo, vou mostrar como decorar com mais facilidade cada uma das sete escalas:
- Escala Maior de Do: É a única escala que não tem nenhum acidente. Todas as notas são naturais. Confira: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si
- Escala Maior de Sol: Tem apenas 1 acidente (a sétima nota da escala): Fá#. Confira: Sol, Lá, Si, Do, Ré, Mi, Fá#
- Escala Maior de Ré: Tem 2 acidentes: Fá# (oriundo da escala de cima), e a sétima nota da escala, Do#. Confira: Ré, Mi, Fá#, Sol, Lá, Si, Do#
- Escala Maior de Lá: Tem 3 acidentes: Fá# e Do# (oriundos da escala de cima), e a sétima nota da escala, Sol#. Confira: Lá, Si, Do#, Ré, Mi, Fá#, Sol#
- Escala Maior de Mi: Tem 4 acidentes: Fá#, Do# e Sol# (oriundos da escala de cima), e a sétima nota da escala, Ré#. Confira: Mi, Fá#, Sol#, Lá, Si, Do#, Ré#
- Escala Maior de Si: Tem todas as notas sustenidas, exceto as duas que acabam com “i”, ou seja, Mi e Si. Confira: Si, Do#, Ré#, Mi, Fá#, Sol#, Lá#
- Escala Maior de Fá: É a única escala que apresenta bemol, e é utilizado apenas no Si. Confira: Fá, Sol, Lá, Si b, Do, Ré, Mi
Bom. Espero que estas dicas facilitem a memorização destas escalas. Daqui a duas aulas, iniciaremos nosso estudo sobre construção de acordes.
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