AULA 6 - ESCALAS


(Para prosseguir com esta aula, você deve se certificar de já ter decorado todas as doze notas musicais, com seus sustenidos e bemóis. Se não tiver decorado ainda, não avance, senão você terá sérias dificuldades, e poderá se embananar com o conteúdo a seguir, e certamente o achará muito mais difícil do que realmente é.)


Bom, já sabemos que há na música doze notas, e a partir de agora, iniciaremos aulas sobre escalas, para sabermos quais notas deverão ser tocadas em cada música. Muitas pessoas me perguntam:

- Duda, como eu sei qual acorde posso usar em determinada música?

E para saber isso, você precisará conhecer as escalas musicais. Antes de mais nada, precisamos entender que cada música tem uma tonalidade específica. Você já deve ter ouvido alguém dizer:

- Em que tom você toca a música “tal”?

Ou:

- Aquela música está em “Do”.

Isso quer dizer que a música foi feita com base nas notas pertencentes à escala daquela nota, ou seja, o compositor escolheu uma nota, e desenvolveu a música com vários outros acordes, mas todos baseados nas notas que pertencem à escala específica daquela nota inicial.

A início, usarei uma definição bem tosca que talvez ajude, mas creio que o assunto só ficará mais claro mais pra frente.


• Uma escala é um conjunto com as notas que poderão ser utilizadas na música, de acordo com a tonalidade dela.


Pense comigo: Se em todas as músicas, eu pudesse usar todas as notas, não haveria muita dificuldade em compor músicas, e muitas músicas seriam iguais as outras (mais do que já são), afinal, não haveria parâmetros para se utilizar as notas.

Das doze notas que temos na música, não são todas que combinam em qualquer música, a qualquer hora, e as escalas colocam parâmetros para embelezar nossa música, determinando quais notas poderão ser tocadas num solo, ou quais acordes poderão ser tocados em cada tonalidade, etc... Todos estes assuntos serão detalhados em aulas posteriores, mas quero desde já salientar a importância das escalas na construção de uma música. Para ter certeza de que estou sendo entendido, darei outro exemplo:


Se você compra um automóvel Fox, deve saber quais são as peças dele, o que deve e o que não deve utilizar. Você não pegará o motor de um modelo diferente e colocará no seu Fox, pois não funcionaria legal. Na música é mais ou menos a mesma coisa: Se você vai fazer uma música na tonalidade Si, terá algumas notas específicas para utilizar nela, e não poderá sair por aí utilizando qualquer nota que encontrar, ou seja, notas de escalas diferentes, para usar em sua composição.

Isso é uma regra! Se você vai criar uma música em Sol, terá que utilizar as notas da escala de Sol. Se vai compor uma música em Mi, deve se valer das notas da escala de Mi. Mas... Apesar de isso ser uma regra, ela pode ser “desobedecida”.

Eu, por exemplo, já vi pessoas colocarem peças de um carro no motor de outro veículo, e se deram muito mal. Fundiram o motor, e tiveram um prejuízo imenso. Em contrapartida, conheço pessoas que colocaram motor de um veículo em outro, e funcionaram muito bem. Acontece que você precisa entender de carros para colocar peças de outro modelo no seu automóvel. Na música também, você deve entender muito bem de Harmonia para usar notas de outra escala em sua composição.


- Se você ainda não entende muito de música, não coloque notas de outra escala na sua composição. Pode ter um resultado horrível.

- Se você já entende bem de harmonia musical, ouse colocar notas de outras escalas em sua composição. Pode ter um resultado legal!


Mais pra frente, voltaremos nesse assunto, ok?!

Existem vários tipos de escala, e talvez consigamos falar sobre muitas delas até o final deste curso, mas vamos avançar aos poucos. Na nossa próxima aula, falarei sobre a escala mais utilizada na música popular: A Escala Maior.


.