AULA 30 – MODOS GREGOS
RESUMO DO MÉTODO ALTERNATIVO
(Como o título sugere, é bom você dar uma lida na aula 28, para entender melhor o escopo desta aula)
Espero que tenham entendido que os modos são montados de acordo com o grau que você inicia. Vou montar um esquema, para melhor visualização. Vou fazer um exemplo em Do e outro em Lá, ok?!
DO RÉ MI FÁ SOL LÁ SI, que representa um DO JÔNIO
RÉ MI FÁ SOL LÁ SI DO, que representa um RÉ DÓRICO
MI FÁ SOL LÁ SI DO RÉ, que representa um MI FRÍGIO
FÁ SOL LÁ SI DO RÉ MI, que representa um FÁ LÍDIO
SOL LÁ SI DO RÉ MI FÁ, que representa um SOL MIXOLÍDIO
LÁ SI DO RÉ MI FÁ SOL, que representa um LÁ EÓLIO
SI DO RÉ MI FÁ SOL LÁ, que representa um SI LÓCRIO
LÁ SI DO# RÉ MI FÁ# SOL#, que representa um LÁ JÔNIO
SI DO# RÉ MI FÁ# SOL# LÁ, que representa um SI DÓRICO
DO# RÉ MI FÁ# SOL# LÁ SI, que representa um DO# FRÍGIO
RÉ MI FÁ# SOL# LÁ SI DO, que representa um RÉ LÍDIO
MI FÁ# SOL# LÁ SI DO# RÉ, que representa um MI MIXOLÍDIO
FÁ# SOL# LÁ SI DO# RÉ MI, que representa um FÁ# EÓLIO
SOL# LÁ SI DO# RÉ MI FÁ#, que representa um SOL# LÓCRIO
Mais um resumo:
• Uma escala Maior iniciada pelo I GRAU equivale ao Modo JÔNIO
• Uma escala Maior iniciada pelo II GRAU equivale ao Modo DÓRICO
• Uma escala Maior iniciada pelo III GRAU equivale ao Modo FRÍGIO
• Uma escala Maior iniciada pelo IV GRAU equivale ao Modo LÍDIO
• Uma escala Maior iniciada pelo V GRAU equivale ao Modo MIXOLÍDIO
• Uma escala Maior iniciada pelo VI GRAU equivale ao Modo EÓLIO
• Uma escala Maior iniciada pelo VII GRAU equivale ao Modo LÓCRIO
Como você vê, a ordem “correta” dos Modos é esta:
1) Jônio
2) Dórico
3) Frígio
4) Lídio
5) Mixolídio
6) Eólio
7) Lócrio
Caso você goste de mnemônicas, como eu, em vez de decorar sete palavras, pode decorar apenas estas duas:
JODOFRÍLI MIÉLO
Quando cursava música no Souza Lima, tinha que decorar tanta coisa (mais de cem escalas diferentes), então recorria a meus métodos mnemônicos, que facilitavam a decoração dos conteúdos. Com estas duas palavras estranhas, decorei a ordem dos sete modos, valendo-me da primeira sílaba de cada modo, na ordem:
JO – DO – FRÍ – LÍ MI - É - LO
De certa forma, é possível afirmar que todo modo é um modo com base na Escala Maior de alguma nota. Por exemplo, já vimos nos exemplos acima que um Ré Lídio é um Ré Lídio baseado no Lá Jônio, ou que um Mi Frígio é um Mi Frígio baseado na escala do Do Jônio.
Se eu estiver tocando uma música em Do Maior, e quiser tocar a escala do Ré Dórico, basta tocar a escala do Do Maior começando pela segunda nota, e assim por diante. Estou sendo agora um pouco redundante, para assegurar que vocês entenderam o raciocínio, ok?! Vou dar mais alguns exemplos:
Exemplo 1: Suponhamos que um músico deseje tocar a escala de Si Mixolídio. Se ele não se lembrar dos intervalos típicos do Modo Mixolídio (que é uma Escala Maior com o sétimo grau menor), ele poderá utilizar este método, para descobrir a escala correta.
1) O Modo Mixolídio é qual modo, na ordem dos modos?
Resposta: Na ordem dos Modos, o Mixolídio é o 5º modo.
2) Sendo assim, de forma descendente, qual é a 5ª nota, a partir do Si?
Resposta: A quinta nota antes do Si é o Lá (Mi, Fá, Sol, Lá, Si)
3) Conclusão: Para tocar o Si Mixolídio, basta eu tocar a escala do Mi, começando pelo quinto grau da escala (o Si)
Exemplo 2: Como eu posso tocar um Sol Eólio, se não me lembro os intervalos do Modo Eólio?
1) O Modo Eólio é qual modo, na ordem dos modos?
Resposta: Na ordem dos Modos, o Eólio é o 6º modo.
2) De forma descendente, qual é a 6ª nota, a partir do Sol?
Resposta: A sexta nota antes do Sol é o Si (Si, Do, Ré, Mi, Fá, Sol)
3) Conclusão: Para tocar o Sol Eólio, basta eu tocar a escala do Si, começando pelo sexto grau da escala (o Sol)
Como disse, esta é uma forma diferente de se chegar a um modo, sem ter que decorar a exata estrutura de cada um dos sete modos. Porém, aconselho-os a decorarem cada estrutura, sim. Em nossa próxima aula, falarei um pouco sobre Harmonia Modal. Até breve!
Aula Anterior
Próxima Aula