AULA 25 – TIPOS DE ESCALAS
Nesta aula, falarei um pouco sobre alguns tipos de escalas interessantes. Algumas muito úteis, outras úteis em determinados contextos, outras quase nunca utilizadas. Enfim, na música temos centenas de escalas (centenas mesmo!), e cada uma tem sua utilidade, conforme a necessidade ou criatividade do compositor.
Como já sabemos, uma escala é uma sequência de notas, com intervalos específicos entre cada uma delas, empregadas dentro de um contexto. Sendo assim, como temos 12 notas na música, imagine o tanto de escalas possíveis que temos?!
Bom, nesta aula, não vou explicar a formação das escalas, mas apenas apresentar algumas para vocês. Vou colocar uma rápida definição, ao lado do nome da escala, e embaixo, colocarei um exemplo, sempre utilizando a escala na tonalidade DO. Vamos lá!
• ESCALA CROMÁTICA: É uma escala que avança sempre de meio em meio tom.
• Ex.: Do – Do# - Ré – Ré# - Mi – Fá – Fá# - Sol – Sol# - Lá – Lá# - Si – Do
• ESCALA DIATÔNICA: É uma escala com oito notas (contando a repetição da primeira), com cinco intervalos de TOM, e dois intervalos de SEMITOM. As escalas maiores, menores naturais e os sete principais modos gregos são exemplos de escalas diatôniocas.
• Ex.: Do – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Do
• ESCALA MAIOR: É uma escala com os seguintes intervalos: T – T – ST – T – T – T – ST.
• Ex.: Do – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si – Do
• ESCALA MENOR NATURAL: É uma escala com os seguintes intervalos: T – ST – T – T – ST – T – T.
• Ex.: Do – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá bemol – Si bemol – Do
• ESCALA MENOR HARMÔNICA: É uma escala com os seguintes intervalos: T – ST – T – T – ST – T+1/2 T – ST.
• Ex.: Do – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá bemol – Si – Do
• ESCALA MENOR MELÓDICA: É uma escala com os seguintes intervalos: T – ST – T – T – T – T – ST.
• Ex.: Do – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá – Si – Do
• ESCALA PENTATÔNICA: É uma escala formada por apenas cinco notas.
• Ex.: Do – Ré – Fá – Sol - Si
• ESCALA PENTATÔNICA MAIOR: É uma escala com cinco notas, cuja terça é sempre maior. É possível fazer várias combinações, mas a mais comum é a derivada da Escala Maior, com os graus IV e VII suprimidos.
• Ex.: Do – Ré – Mi – Sol - Lá
• ESCALA PENTATÔNICA MENOR: Segue a mesma linha de raciocínio da sua “irmã Maior”, mas agora, trata-se de uma escala com cinco notas, cuja terça é menor. A mais comum é a derivada da Escala Menor Natural, mas sem os graus II e VI.
• Ex.: Do – Mi bemol – Fá – Sol – Si bemol
• ESCALA PENTATÔNICA "BLUES-NOTE": É uma variação da Pentatônica, muito utilizada em Blues, e que na verdade é uma escala hexafônica (com seis notas), pois tem a inclusão de uma 5ª diminuta (se incluida numa Pentatônica Menor) ou uma 3ª menor (se incluida numa Pentatônica Maior)
• Ex.: Do - Mi bemol - Fá - Sol bemol - Sol - Si bemol (Aplicada à Pentatônica Menor)
• Ex.: Do - Ré - Mi bemol - Mi - Sol - Lá (Aplicada à Pentatônica Maior)
• ESCALA SIMÉTRICA: É uma escala que apresenta certa simetria entre os intervalos de cada nota. Por exemplo, pode ser um intervalo sempre de um tom de distância entre todas as notas, ou uma escala com um intervalo de um semitom entre todas as notas, etc... É caracterizada pela simetria entre todas as notas.
• Ex.: Escala Tons Inteiros, Escala Cromática, Escala Diminuta, etc...
• ESCALA EXÓTICA: Entende-se por Escala Exótica aquelas escalas que fogem dos padrões das escalas cromáticas, diatônicas ou pentatônicas. São escalas com sonoridade e estrutura bem diferente destas, que são as escalas mais comuns, e podemos criar diversas delas. Quando estudarmos sobre os Modos Gregos, veremos algumas.
• Ex.: Escala Árabe, Escala Tons Inteiros, etc...
• ESCALA HEXAFÔNICA: É uma escala que, como o próprio nome sugere, é formada por seis notas.
• Ex.: Do – Ré – Fá – Sol – Lá - Si
• ESCALA “TONS INTEIROS”: É uma escala hexafônica (com seis notas) com exatamente um tom entre cada uma das notas.
• Ex.: Do – Ré – Mi – Fá# - Sol# - Lá#
• ESCALA DIMINUTA: É uma escala com oito notas, e os intervalos entre as notas se alternam entre um tom e meio-tom, ou entre meio-tom e um tom.
• Ex.: Do – Ré - Mi bemol – Fá - Sol bemol - Lá bemol – Lá - Si
• ESCALA BEBOP: É igual à Escala Maior, porém acrescenta-se uma quinta aumentada.
• Ex.: Do – Ré – Mi – Fá – Sol – Sol sustenido – Lá – Si
• ESCALA CIGANA: É uma variação da Escala Menor Harmônica, porém aumenta-se meio-tom do IV grau.
• Ex.: Escala Menor Harmônica: Do – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá bemol – Si – Do
• Ex.: Escala Cigana: Do – Ré – Mi bemol – Fá sustenido – Sol – Lá bemol – Si – Do
• ESCALA ÁRABE MAIOR: Trata-se de uma variação da Escala Maior, porém com os graus II e VI meio-tom abaixo.
• Ex.: Escala Maior: Do – Ré – Mi – Fá – Sol – Lá – Si
• Ex.: Escala Árabe Maior: Do – Ré bemol – Mi – Fá – Sol – Lá bemol – Si
• ESCALA ÁRABE MENOR: Trata-se de uma variação da Escala Menor Harmônica, porém com o IV grau aumentado.
• Ex.: Escala Menor Harmônica: Do – Ré – Mi bemol – Fá – Sol – Lá bemol – Si – Do
• Ex.: Escala Árabe Menor: Do – Ré – Mi bemol – Fá sustenido – Sol – Lá bemol – Si – Do
• ESCALA ALTERADA: Também chamada de Escala Ravel, esta escala tem uma explicação teórica mais correta que essa minha definição, mas como meu objetivo não é teorizar as coisas nesta aula, defino que uma Escala Alterada é uma variação da Escala Maior, porém com todas as notas da escala (exceto a Tônica) meio-tom abaixo.
• Ex.: Escala Maior: Do – Ré – Mi Fá – Sol – Lá – Si
• Ex.: Escala Alterada: Do – Ré bemol – Mi bemol – Fá bemol (Mi) – Sol bemol – Lá bemol – Si bemol
Além destes, temos diversos outros tipos de escala. Em nossa próxima aula, farei uma introdução aos chamados Modos Gregos.
Se prepare! A coisa vai complicar um pouco, ok?! Mas você vai entender tudinho!
Aula Anterior