AULA 9: AS ESCALAS NA PRÁTICA


Em nossas últimas aulas, falamos sobre as Escalas Maiores, e aprendemos a montá-las. Agora, explicarei um pouco mais sobre a utilidade prática delas.


Como disse na aula 5, as escalas são cruciais para se criar uma música, para se formar acordes, para se solar numa música, pois nela, vemos as notas que poderão ser utilizadas numa determinada tonalidade. Vimos na aula anterior que a Escala Maior de Do, por exemplo, é formada pelas seguintes notas:

• Escala Maior de Do: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.


Isso quer dizer que se eu quiser compor uma música na tonalidade Do, utilizarei estas notas para criar os acordes desta música, farei arranjos, harmonias e melodias sempre baseados nestas notas. Por exemplo, se um guitarrista está ouvindo uma música na tonalidade Do, e quer fazer um solo de guitarra em cima da música, ele terá que pressionar apenas as notas da Escala de Do no braço de seu instrumento.

Se você tiver um mínimo de percepção musical, reparará que se ouvir uma música em Do, e solar notas que não são da escala de Do, haverá certa "desafinação". Por exemplo, se você colocar uma música como a “Abra os Olhos do Meu Coração”, do cd Fogo e Glória Curitiba, que é uma música na tonalidade Mi, e tentar solar em seu violão ou teclado, tocando notas que não são da escala de Mi, o solo ficará feio. Por quê? Porque se você quer solar numa música em Mi, deverá tocar as notas da respectiva escala. Ou seja, se a música está em Mi, você poderá tocar as notas da escala de Mi, que são Mi, Fá#, Sol#, Lá, Si, Do# e Ré#. Se tocar notas diferentes destas, perceberá sons que não combinam, que não se encaixam com os sons da música tocada.


Como já disse neste curso, apesar de termos algumas “regras” musicais, a composição é sua, e você pode fazer o que quiser. Em suas criações, não há regras, afinal, é você quem decide o que quer fazer. Haverá ocasiões em que você poderá usar as notas que quiser, mas enquanto você não entender relativamente bem de música, é melhor não arriscar, ok?! Ainda estamos no começo do curso, e vou passar o conteúdo por partes, bem lentamente, para não dificultar o seu entendimento.

Nesta aula, quis mostrar que é com as notas da escala que podemos solar em cima de outras músicas, e é com as notas da escala que formaremos o campo harmônico das tonalidades. Antes de entrarmos no assunto de Campo Harmônico, preciso passar mais algumas informações importantes, ok?!


Aula Anterior

Próxima Aula >>