AULA 14 – TIPOS DE TRÍADES

Na aula anterior, ensinei como montar uma tríade maior, mas além deste tipo de construção maior, temos diversos outros tipos de acordes, e nesta aula falarei sobre a montagem de alguns deles.


Primeiro, vou enumerar os tipos de acordes que formaremos nesta aula:


• Acordes Maiores
• Acordes Menores
• Acordes Diminutos
• Acordes Aumentados
• Acordes Suspensos


É bom lembrar que até o momento, estamos trabalhando apenas com tríades, ou seja, acordes formados por três notas. Daqui a duas aulas, estudaremos sobre as tétrades, os acordes formados por quatro notas.



ACORDES MAIORES


Com relação aos acordes maiores, faremos apenas uma revisão, pois foi este o assunto de nossa última aula. Como vimos, para se formar um acorde maior, basta unir os graus , e da escala da nota desejada. Ou seja, se desejo o acorde de Ré Maior, unirei a primeira, a terceira e a quinta nota da respectiva escala. Por exemplo:


• Escala de Ré: Ré Mi Fá# Sol Lá Si Do#
• Notas a serem unidas: Mi Fá# Sol Si Do#
• Tríade Maior de Ré: Ré + Fá# + Lá




ACORDES MENORES

As tríades Menores são caracterizadas por um som mais “triste”, mais “depressivo”. Isso é bem subjetivo, mas no geral, músicas em tonalidade menor são um pouco mais angustiantes. Há exceções, mas é meio senso comum essa impressão. A montagem de um acorde menor é bem parecida com a montagem do acorde maior, exceto por um movimento.


Para montar um acorde menor, faremos o mesmo esquema que o acorde maior, porém, no final, diminuiremos meio-tom da a terceira nota da escala. Por exemplo:


No acorde de Do Maior, nós utilizamos as notas Do + Mi + Sol.
No acorde de Do Menor, eu diminuirei meio-tom da nota Mi, ou seja, a terça nota da escala de Do, logo, o acorde de Do Menor será constituído por Do + Mi bemol + Sol. Confira com a escala:


• Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
• Notas a serem unidas: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
• Diminuo meio tom da terceira nota da escala: Mi
• Tríade Menor de Do: Do + Mi bemol + Sol.


Fácil, não é mesmo?


Se no acorde maior eu utilizo a 1ª nota, a 3ª nota e a 5ª nota da escala, no acorde menor, eu faço a mesma coisa, mas diminuo meio-tom da terceira nota da escala.


Outros exemplos:

• Acorde de Fá Maior: Fá + Lá + Do
• Acorde de Fá Menor: Fá + Lá bemol + Do (reduzi meio-tom da terceira nota da escala de Fá, ou seja, do Lá)

• Acorde de Sol Maior: Sol + Si + Ré
• Acorde de Sol Menor: Sol + Si bemol + Ré (reduzi meio-tom da terceira nota de escala de Sol, ou seja, do Si)


ACORDES DIMINUTOS


Os acordes Diminutos não são muito utilizados, a não ser por músicos que compoem harmonias mais trabalhadas, com arranjos interessantes, pois este tipo de acorde foge um pouco do padrão que estamos acostumados a ouvir. Dependendo da pessoa que ouve um acorde desse, pode até pensar que o compositor errou, se não entender um pouco do assunto. Acordes como o Diminuto e o Aumentado produzem uma sensação de agonia, enquanto o acorde seguinte não for tocado. Como se você tivesse que tocar algo após eles, para completar em paz a sequência de acordes. Ouvindo você entenderia melhor o que estou querendo dizer.


A montagem de um acorde diminuto é parecida com a dos acordes menores, mas tem uma alteração a mais. Se na montagem do acorde menos, utilizamos as notas 1, 3 e 5 da escala, e diminuímos meio-tom da terça, no acorde diminuto, diminuiremos meio-tom da 3ª e da 5ª nota da escala. Veja só:


• Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
• Acorde Maior de Do: Do + Mi + Sol (união dos graus 1º, 3º e 5º da escala)
• Acorde Menor de Do: Do + Mi bemol + Sol (união dos graus 1º, 3º bemol e 5º da escala)
• Acorde Diminuto de Do: Do + Mi bemol + Sol bemol (união dos graus 1º, 3º bemol e 5º bemol da escala).


Exemplos:


• Acorde de Ré Maior: Ré + Fá# + Lá (T + 3 + 5)
• Acorde de Ré Menor: Ré + Fá + Lá (T + b3 + 5)
• Acorde de Ré Diminuto: Ré + Fá + Lá bemol (T + b3 + b5)

• Acorde de Lá Maior: Lá + Do# + Mi (T + 3 + 5)
• Acorde de Lá Menor: Lá + Do + Mi (T + b3 + 5)
• Acorde de Lá Diminuto: Lá + Do + Mi bemol (T + b3 + b5)




ACORDES AUMENTADOS

No caso dos acordes aumentados, há apenas uma diferença com relação aos acordes maiores: Precisamos elevar meio-tom do 5º grau da escala, ou seja, eu monto a escala maior, normalmente, e elevo meio-tom da quinta nota da escala. Veja alguns exemplos:


• Escala de Fá: Fá Sol Lá Sib Do Ré Mi
• Acorde Maior de Fá: Fá + Lá + Do (união dos graus 1º, 3º e 5º da escala)
• Acorde Menor de Fá: Fá + Lá bemol + Do (união dos graus 1º, 3º bemol e 5º da escala)
• Acorde Diminuto de Fá: Fá + Lá bemol + Si (união dos graus 1º, 3º bemol e 5º bemol da escala)
• Acorde Aumentado de Fá: Fá + Lá + Do# (união dos graus 1º, 3º e 5º aumentado da escala)


Exemplos:


• Acorde de Ré Maior: Ré + Fá# + Lá (T + 3 + 5)
• Acorde de Ré Menor: Ré + Fá + Lá (T + b3 + 5)
• Acorde de Ré Diminuto: Ré + Fá + Lá bemol (T + b3 + b5)
• Acorde de Ré Aumentado: Ré + Fá# + Lá# (T + 3 + #5)


• Acorde de Lá Maior: Lá + Do# + Mi (T + 3 + 5)
• Acorde de Lá Menor: Lá + Do + Mi (T + b3 + 5)
• Acorde de Lá Diminuto: Lá + Do + Mi bemol (T + b3 + b5)
• Acorde de Lá Aumentado: Lá + Do# + Fá (T + 3 + #5)


ACORDES SUSPENSOS


Num acorde suspenso, o terceiro grau da escala (a 3ª nota) é trocado pelo 4º grau, ou pelo 2º grau (o que chamamos de "terça oculta"). Este tipo de acorde não é muito utilizado, pois normalmente se utiliza o 2º e o 4º grau numa tétrade, que será o assunto de nossa 16ª aula, mas optei por incluí-lo em nossa lista de tríades, só para seu conhecimento. A nomenclatura deste tipo de acorde é válida para os casos com o 4º grau, pois você está suspendendo o 3º grau para o 4º grau, agora, se utilizarmos o 2º grau, o nome da tríade não fará muito sentido. O procedimento de montagem é bem simples, e se dá da seguinte forma:

• Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
• Acorde de Do Suspenso com o 2º grau: Do + Ré + Sol
• Acorde com o 4º grau: Do + Fá + Sol

Exemplos:

• Acorde de Do Maior: Do + Mi + Sol (T + 3 + 5)
• Acorde de Do Menor: Do + Mi bemol + Sol (T + b3 + 5)
• Acorde de Do Diminuto: Do + Mi bemol + Sol bemol (T + b3 + b5)
• Acorde de Do Aumentado: Do + Mi + Sol # (T + 3 + #5)
• Acorde de Do Suspenso: Do + Ré + Sol (T + 2 + 5) ou Do + Fá + Sol (T + 4 + 5)

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Em nossa próxima aula, falarei sobre consonâncias e dissonâncias.

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