AULA 20 – CAMPO HARMÔNICO MAIOR - TÉTRADES



Nesta aula, ensinarei as regras de aplicação de sétimas em seus acordes, criando assim acordes formados por quatro notas. Como já disse há algumas aulas, a sétima é uma nota que pode incrementar, e mudar consideravelmente a “cara” de um acorde.


Como na aula anterior, explicarei o método de formação das tétrades de forma teórica, e em seguida de uma forma fácil e descomplicada.

MÉTODO TEÓRICO:

A montagem de tétrades será muito parecida com a de tríades, mas será acrescida de mais um intervalo de terça após a quinta. Ou seja, baseando-me na tônica Do, eu utilizarei a próxima nota num salto de terça (Mi - que corresponde à terça nota após o Do), depois utilizarei a próxima nota num salto de terça (Sol – que corresponde à quinta nota após o Do) e por fim, utilizarei a próxima nota encontrada num salto de terça (Si – que corresponde à sétima nota após o Do).

Lembre-se que nesta construção de T > 3 > 5 > 7, só poderemos utilizar notas que compõem a escala da tonalidade em que você está. Como faremos os exemplos fundamentados na escala de Do, todas as notas que utilizaremos devem fazer parte da escala de Do:

Do > Ré > Mi > Fá > Sol > Lá

Vamos ao passo a passo:


• Primeiro Passo: Para criar o primeiro acorde possível, do Campo Harmônico de Do, tomaremos a primeira nota da escala (Do), e juntaremos a terça, a quinta e a sétima notas, a partir dela, ou seja, Do + Mi + Sol + Si. Como sabemos, este acorde é o Do Maior com Sétima Maior (Cma7). Veja no exemplo, onde utilizaremos apenas as notas da Escala Diatônica de Do:

Do (T)..........Mi (3ª)..........Sol (5ª)..........Si (7ª)

• Segundo Passo: Agora, buscaremos a segunda tétrade do Campo Harmônico. Faremos a mesma coisa que no passo anterior, porém nossa tétrade terá como tônica a segunda nota da escala de Do, ou seja, o Ré. A partir do Ré, saltaremos duas notas da escala e encontraremos o Fá, saltando mais duas notas, chegaremos ao Lá, e saltando mais duas notas (ou seja, um intervalo de terça), chegaremos no Do. Logo, nosso segundo acorde será formado por Ré + Fá + Lá + Do, que corresponde ao acorde de Ré Menor com sétima menor (Dm7). Veja no exemplo, utilizando a Escala Diatônica de Do, mas iniciando pela tônica, que agora será o Ré:

Ré (T).....Mi.....Fá (3ª).....Sol.....Lá (5ª).....Si.....Do (7ª)

• Terceiro Passo: Faremos o mesmo procedimento, mas agora iniciando pela terceira nota da escala, o Mi. Teremos o Mi + Sol + Si + Ré, que formam o acorde de Mi Menor com sétima menor (Em7). Veja no exemplo, utilizando a Escala de Do, mas iniciando pela Tônica Mi:

Mi (T)..........Sol (3ª)..........Si (5ª).....Do.....Ré (7ª)

• Quarto Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela quarta nota da escala, Fá. Teremos Fá + Lá + Do + Mi, correspondente ao acorde Fá Maior com sétima Maior (Fma7). Veja o exemplo:

Fá (T).....Sol.....Lá (3ª).....Si.....Do (5ª)..........Mi (7ª)

• Quinto Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela quinta nota da escala, Sol. Teremos Sol + Si + Ré + Fá, correspondente ao acorde Sol Maior com sétima Menor (G7). Veja o exemplo:


Sol (T)..........Si (3ª).....Do.....Ré (5ª).....Mi.....Fá (7ª)

• Sexto Passo: Iniciando pela sexta nota da escala, Lá, e pulando intervalos de terças, teremos Lá + Do + Mi + Sol, correspondente ao acorde Lá Menor com sétima menor (Am7). Veja o exemplo:

Lá (T).....Si.....Do (3ª)..........Mi (5ª)..........Sol (7ª)

• Sétimo Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela sétima nota da escala, Si. Teremos Si + Ré + Fá + Lá, correspondente ao acorde Si Meio-Diminuto (BØ). Veja o exemplo:

Si (T).....Do.....Ré (3ª).....Mi.....Fá (5ª).....Sol.....Lá (7ª)



Desta forma, construímos o Campo Harmônico de Do, ou seja, se sua composição estará em tonalidade Do, você poderá utilizar os seguintes acordes com sétima:

• Cma7
• Dm7
• Em7
• Fma7
• G7
• Am7
• BØ


Vou colocar aqui a definição de construção do Campo Harmônico:

• Para construir um Campo Harmônico com tétrades, eu devo escrever a escala da tonalidade desejada, e construir acordes com intervalos de terça, quinta e sétima a partir de cada uma das sete notas da escala. O resultado te dará sete acordes com quatro notas cada, em que cada acorde terá como fundamental umas das sete notas que compõem a escala original desejada.


Agora a explicação prática, mais fácil.


MÉTODO PRÁTICO:

No método prático e mais rápido, posso resumir os procedimentos aos seguintes:

• Primeiro Passo: Monto a escala da tonalidade desejada;
• Segundo Passo: Monto o campo Harmônico da tonalidade, com as tríades de cada uma das sete notas;
• Terceiro Passo: Incluo as sétimas em cada acorde, sabendo que os graus I e IV terão Sétima Maior (ma7), e todos os demais graus terão Sétima Menor (7)


Veja só, exemplificando com a escala de Do:


GRAU:.....................T...........II...........III...........IV...........V..........VI...........VII
ESCALA: ................DO.................MI....................SOL...............SI
ACORDE: ...............Cma7....Dm7......Em7.......Fma7.....G7.......Am7.......


Abaixo, montarei o campo Harmônico completo de cada escala natural com as sétimas:

GRAU.......................................I........II.........III.........IV.........V.......VI......VII
Campo Harmônico de Do: ...Cma7 Dm7    Em7    Fma7    G7   Am7   BØ
Campo Harmônico de Ré: ...Dma7 Em7    F#m7   Gma7   A7    Bm7  C#Ø
Campo Harmônico de Mi: ...Ema7  F#m7  G#m7  Ama7    B7   C#m7 D#Ø
Campo Harmônico de Fá: ...Fma7  Gm7    Am7    Bbma7  C7   Dm7   EØ
Campo Harmônico de Sol: .Gma7  Am7    Bm7    Cma7    D7   Em7   F#Ø
Campo Harmônico de Lá: ...Ama7  Bm7    C#m7  Dma7   E7    F#m7 G#Ø
Campo Harmônico de Si: ....Bma7  C#m7  D#m7  Ema7   F#7  G#m7 A#Ø


Pronto. Agora você já sabe montar o Campo Harmônico de cada uma das sete notas naturais, com tríades e tétrades.

Segue abaixo a definição prática para montagem do Campo Harmônico com tétrades:

• Para construir o Campo Harmônico de uma tonalidade com tétrades, escreva as sete notas da escala desta tonalidade, e construa acordes, sabendo que os graus I e IV terão Sétima Maior, enquanto os demais graus terão sempre Sétima Menor



Em breve, iniciaremos nossos estudos sobre Harmonia Modal, mas antes, precisamos estudar as Escalas Menores!

Aguarde!


Aula Anterior
.