29 – MODOS GREGOS – ESTRUTURAÇÃO
(MÉTODO ALTERNATIVO)



Como disse na última aula, veremos agora uma nova perspectiva dos modos gregos. Já estruturamos cada modo, com os devidos intervalos entre a Tônica e os demais graus da escala, agora veremos uma nova forma de descobrir os modos.

Como sabemos, um modo Jônio é igual à Escala Maior Natural normal, certo? Ok. Na aula passada, montamos os sete modos, dividindo-os em três modos maiores, e quatro modos menores. Agora estudaremos um pouco cada um dos sete modos, mas seguindo a ordem “correta” deles. Ao término desta aula, você saberá melhor o que estou dizendo.


1) Em primeiro lugar, vou montar a Escala Maior de Do, mesmo, para facilitar o entendimento:


Do    Ré    Mi    Fá    Sol    Lá    Si    Do


Nesta escala, encontramos os seguintes intervalos:


T    T    ST    T    T    T    ST


Como já sabemos, a Escala Maior “normal” equivale ao Modo Jônio, que tem a mesma sequência intervalar da Escala Maior. Como intitulei esta aula, vamos visualizar os modos gregos a partir de inversões, então...


2) Agora, vamos utilizar a mesma escala acima, de Do Maior, mas vamos começar pela segunda nota, ou seja, pelo . Teremos:


Ré    Mi    Fá    Sol    Lá    Si    Do    Ré


Nesta escala, encontramos os intervalos:


T    ST    T    T    T    ST    T


É a mesma escala acima, em azul, porém iniciando pelo segundo intervalo. Se você reparar as notas desta nova escala, verá que ela representa o Ré Dórico, que é um Ré com 3ª e 7ª menor. Ou seja, se você começar uma Escala Maior pelo segundo grau da mesma (segunda nota), terá uma escala Dórica.


3) Agora, em nossa terceira inversão, vamos começar pelo terceiro grau da Escala Maior de Do, que montamos como base, acima, em azul:


Mi    Fá    Sol    Lá    Si    Do    Ré    Mi


Nesta escala, teremos os seguintes intervalos:


ST    T    T    T    ST    T    T


Assim como no exemplo acima, esta escala tem como base a Escala Maior de Do que montamos acima, como base para nossos exemplos), porém, iniciando-a a partir do terceiro grau da escala (da terceira nota). O resultado foi um Mi Frígio! Se você conseguiu decorar a aula passada, vai se lembrar que a característica do Modo Frígio, com relação à Escala Maior, é a diminuição de meio-tom nos graus II, III, VI e VII. Se tomarmos a escala de Mi Maior e fizermos estas alterações, teremos exatamente a escala acima, em laranja, ou seja, um Mi Frígio.


4) Como já deve ter entendido o procedimento, vou continuar, montando nossa quarta inversão, que começará pelo IV grau da Escala base acima, em azul, a nota :


Fá    Sol    Lá    Si    Do    Ré    Mi    Fá


Baseando-nos na escala em azul, iniciaremos a sequência de intervalos a partir do IV grau, e teremos o seguinte:


T    T    T    ST    T    T    ST


Esta estrutura nos mostra uma escala em modo Lídio, ou seja, é exatamente a escala maior de Fá, porém, com o quarto grau aumentado. A Escala Maior de Fá tem o Si bemol, mas nesta, o Si será natural, portanto aumentado em meio-tom, o que caracteriza o modo lídio. Podemos concluir que se você montar uma Escala Maior, e iniciá-la a partir do IV grau, terá uma escala em modo Lídio! No nosso caso, um Fá Lídio.


5) Em nossa quinta inversão, vamos iniciar a Escala Base pela quinta nota, que é o Sol:


Sol    Lá    Si    Do    Ré    Mi    Fá    Sol


Quanto à sequência de intervalos, será a mesma montagem da escala em azul acima, mas iniciando pelo V grau:


T    T    ST    T    T    ST    T


Como a escala acima nos mostra, trata-se de uma escala de Sol, porém sem o Fá sustenido. Ou seja, o sétimo grau teve meio-tom diminuído, o que caracteriza o Modo Mixolídio, que é uma escala maior, porém com b7. Encontramos então o Sol Mixolídio!


6) Vamos agora para a sexta e penúltima inversão, iniciando a Escala Base (azul) pela sexta nota:


Lá    Si    Do    Ré    Mi    Fá    Sol    Lá


Os intervalos representam a Escala Base (azul) sendo iniciada pelo VI grau:


T    ST    T    T    ST    T    T


A escala acima nos mostra uma Escala Menor Natural de Lá, ou seja, a escala equivalente ao modo Eólio. Trata-se de um Lá Eólio, pois tem os graus III, VI e VII menores.


7) Nossa última inversão, começando pelo sétimo grau da escala:


Si    Do    Ré    Mi    Fá    Sol    Lá    Si


Seguem abaixo os intervalos deste modo:


ST    T    T    ST    T    T    T


Se tomarmos a Escala Maior do Si, veremos que esta escala está com os graus II, III, V, VI e VII meio-tons abaixo, e vimos na aula passada que o modo que apresenta tais alterações é o modo mais extravagante, chamado Lócrio, portanto se montarmos uma Escala Maior de Do, e a iniciarmos pelo sétimo grau, montaremos uma escala equivalente ao Modo Lócrio, no caso, um Si Lócrio.


Como não gosto de aulas muito grandes, vou parar esta por aqui, mas na próxima aula, farei um resumo desta aula. Confira!