AULA 11 – NOTAS E ACORDES



Antes de entrarmos na aula de Campo Harmônico, quero definir algo importante para nós: A distinção entre uma nota e um acorde.


Até o momento, trabalhamos apenas com notas. Uma nota é um som único, tocado isolada e individualmente. Se você tocar uma corda de seu violão, por exemplo, escutará o som de uma única nota. Se digitar apenas uma tecla de seu piano ou teclado, escutará o som de uma nota isoladamente. Cada uma das doze notas que já estudamos são notas, ou seja, sons únicos, tocados individualmente.



Um acorde¸ por sua vez, é a união de duas ou mais notas. Se você toca uma única corda de seu violão, obterá uma nota, agora se você tocar duas ou mais cordas de seu violão, simultaneamente, obterá um conjunto de sons, que formam um acorde. Se você toca uma única tecla de seu piano, escutará o som de uma nota. Se você tocar duas ou mais teclas de uma única vez, escutará o som de várias notas simultaneamente, ou seja, o som de um acorde, que é a união de duas ou mais notas.


Quanto às notas, no ocidente, temos doze:

Do...Do#......Ré#...Mi......Fá#...Sol...Sol#......Lá#...Si


Agora, com relação aos acordes, temos uma infinidade de combinações possíveis. Há alguns anos, imprimi da internet um dicionário de acordes para violão, com as posições de mais de 15.000 acordes e variações diferentes. E pode ter certeza que há muito mais combinações possíveis!


Na música temos diversos tipos de acordes que serão ensinados mais pra frente, mas por enquanto, quero adiantar que eles podem ser constituídos de várias formas. Por exemplo:


• Acordes Díades: Acordes formados por apenas duas notas. ¹

• Acordes Tríades: Acordes formados por três notas.

• Acordes Tétrades: Acordes formados por quatro notas.

• Acordes Pêntades: Acordes formados por cinco notas.



Na próxima aula, falaremos sobre a trina divisão da música (harmonia, melodia e ritmo), e em seguida, iniciaremos nossas aulas sobre construção de acordes. Qualquer dúvida, não se esqueça de entrar em contato!



¹ Para alguns, a união de apenas duas notas não passa de um intervalo, enquanto um acorde deve ser composto por no mínimo três notas.


Aula Anterior