AULA 19 – CAMPO HARMÔNICO MAIOR - TRÍADES

.
Já aprendemos na aula 6 que uma escala representa o conjunto de notas que poderão ser utilizadas em determinadas músicas, de acordo com a tonalidade da mesma. Nesta aula, aprenderemos que, assim como há parâmetros para aplicação de notas numa música, há parâmetros para utilização de acordes nelas. Ou seja, numa música em tonalidade “X”, você terá alguns acordes específicos para utilizar ali, e a este conjunto de acordes “permitidos”, é dado o nome de Campo Harmônico.


Como já disse há algumas aulas, existem milhares de acordes possíveis de serem montados, e se não houvesse parâmetros para utilizá-los, seria muito difícil você “tirar” uma música. Com freqüência, meus alunos me perguntam:

- Duda, como eu sei quais acordes estão numa música? Escutei uma música legal, mas não sei quais são os acordes, e gostaria de saber como encontrá-los.


Se não houvesse esses parâmetros do Campo Harmônico, eu teria que responder:


- Caro aluno, na música existem seguramente mais de vinte mil acordes. Vai tentando um por um, que uma hora você acha.

Para facilitar a parte de composição de músicas, primeiro definiram fisicamente quais seriam as notas possíveis, dentro de cada tonalidade, criando as escalas diatônicas, e em seguida, baseados nas notas destas escalas, definiram o conjunto de acordes possíveis dentro da mesma tonalidade, criando o Campo Harmônico. Já sabemos que a Escala Maior de Do é composta por:

Do > Ré > Mi > Fá > Sol > Lá > Si

E em cima destas sete notas, construiremos os acordes pertencentes ao Campo Harmônico Maior de Do. Primeiro, mostrarei como construir o conjunto de tríades da tonalidade, e em seguida, em nossa próxima aula, o conjunto de tétrades de cada tonalidade, ou seja, os acordes com sétima possíveis, dentro da tonalidade escolhida.


Com relação à montagem das tríades, vou escrever nesta aula o método correto de obtenção das tríades, ou seja, um método um pouco mais complicado do que o simples decoreba, e em seguida, mostrarei um método fácil de montar o Campo Harmônico, sem muita teoria.


MÉTODO TEÓRICO:


Para montar o Campo Harmônico de uma tonalidade, precisamos montar tríades com intervalos de terças entre cada nota da escala. Como já ensinei, a terça equivale a duas notas após a nota que você está firmado. Se você tocar a nota Do, um salto de terça te levará até a nota Mi, ou seja, duas notas após a que você estava. Agora, que estamos no Mi, daremos mais um salto de terça, e chegaremos à nota Sol. Se você reparar, verá que utilizaremos a tônica, somadas à terça e à quinta nota ascendente, com relação à tônica. O único detalhe é que nesta construção de T > 3 > 5, só poderemos utilizar notas que compõem a escala da tonalidade em que você está. Como faremos os exemplos fundamentados na escala de Do, todas as notas que você utilizar deverão fazer parte da escala de Do:

Do > Ré > Mi > Fá > Sol > Lá > Si


Vou fazer o passo a passo para a construção de tríades. Vamos lá:


• Primeiro Passo: Para criar o primeiro acorde possível, do Campo Harmônico de Do, tomaremos a primeira nota da escala (Do), e juntaremos a terça e a quinta notas, a partir dela, ou seja, Do + Mi + Sol. Como sabemos, este acorde é o Do Maior (C). Veja no exemplo, onde utilizaremos apenas as notas da Escala Diatônica de Do:

Do (T)..........Mi (3ª)..........Sol (5ª)..........Si

• Segundo Passo: Agora, buscaremos o segundo acorde do Campo Harmônico. Faremos a mesma coisa que no passo anterior, porém nossa tríade terá como tônica a segunda nota da escala de Do, ou seja, o Ré. Teremos o Ré, saltando duas notas da escala encontraremos o Fá, e saltando mais duas notas, chegaremos ao Lá. Logo, nosso segundo acorde será formado por Ré + Fá + Lá, que corresponde ao acorde de Ré Menor (Dm). Veja no exemplo, utilizando a Escala Diatônica de Do, mas iniciando pela tônica, que agora será o Ré:

Ré (T).....Mi.....Fá (3ª).....Sol.....Lá (5ª).....Si.....Do


• Terceiro Passo: Faremos o mesmo procedimento, mas agora iniciando pela terceira nota da escala, o Mi. Teremos o Mi + Sol + Si, que formam o acorde de Mi Menor (Em). Veja no exemplo, utilizando a Escala de Do, mas iniciando pela Tônica Mi:

Mi (T)..........Sol (3ª)..........Si (5ª).....Do.....


• Quarto Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela quarta nota da escala, Fá. Teremos Fá + Lá + Do, correspondente ao acorde Fá Maior (F). Veja o exemplo:

Fá (T).....Sol.....Lá (3ª).....Si.....Do (5ª)..........Mi


• Quinto Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela quinta nota da escala, Sol. Teremos Sol + Si + Ré, correspondente ao acorde Sol Maior (G). Veja o exemplo:

Sol (T)..........Si (3ª).....Do.....Ré (5ª).....Mi.....


• Sexto Passo: Iniciando pela sexta nota da escala, Lá, e pulando intervalos de terças, teremos Lá + Do + Mi, correspondente ao acorde Lá Menor (Am). Veja o exemplo:

Lá (T).....Si.....Do (3ª)..........Mi (5ª)..........Sol


• Sétimo Passo: Idem aos anteriores, mas iniciando pela sétima nota da escala, Si. Teremos Si + Ré + Fá, correspondente ao acorde Si Diminuto (Bº). Veja o exemplo:

Si (T).....Do.....Ré (3ª).....Mi.....Fá (5ª).....Sol.....


Desta forma, construímos o Campo Harmônico de Do, ou seja, se sua composição estará em tonalidade Do, você poderá utilizar os seguintes acordes:


• C
• Dm
• Em
• F
• G
• Am
• Bº

Segue abaixo a definição da montagem de um Campo Harmônico:


• Para construir um Campo Harmônico, eu devo escrever a escala da tonalidade desejada, e construir acordes com intervalos de terça e quinta a partir de cada uma das sete notas da escala. O resultado te dará sete acordes, tendo como fundamental cada uma das sete notas que compõem a escala original desejada.


Como eu disse, daria uma explicação mais teórica, e uma mais fácil de se memorizar, e descomplicada.



MÉTODO PRÁTICO:

Neste método, você precisará fazer apenas o seguinte:


• Primeiro Passo: Monte a escala da tonalidade desejada;
• Segundo Passo: Os graus I, IV e V serão sempre tríades maiores;
• Terceiro Passo: Os graus II, III e VI serão sempre tríades menores;
• Quarto Passo: O VII grau será sempre diminuto.


Veja só, exemplificando com a escala de Do:


GRAU: ........T.........II........III........IV........V........VI........VII
ESCALA: .....DO...........MI.............SOL..........SI
ACORDE: ....C.......Dm.....Em.......F........G.........Am.....

Agora, exemplificando com a escala de Ré:

GRAU: .........T........II........III........IV........V........VI........VII
ESCALA: ..........MI.......FÁ#....SOL...........SI........DO#
ACORDE: ....D.......Em.....F#m....G..........A.......Bm......C#º


Entendeu? Você monta a escala da tonalidade a ter o Campo Harmônico construído, e com base nos sete graus da escala, qualifica as tríades dos graus I, IV e V como MAIORES; os graus II, III e VI como MENORES, e o VII grau como DIMINUTO.

Abaixo, montarei o campo Harmônico completo de cada escala natural:

GRAU: ......................................I......II.......III.......IV........V.......VI......VII
Campo Harmônico de Do: .....C....Dm....Em......F.......G.......Am.....
Campo Harmônico de Ré: .....D.....Em....F#m...G.......A.......Bm.....C#º
Campo Harmônico de Mi: ......E....F#m..G#m...A.......B.......C#m...D#º
Campo Harmônico de Fá: ......F....Gm....Am.....Bb.....C.......Dm.....
Campo Harmônico de Sol: ....G....Am.....Bm.....C......D.......Em.....F#º
Campo Harmônico de Lá: ......A.....Bm....C#m...D......E.......F#m...G#º
Campo Harmônico de Si: .......B.....C#m..D#m...E......F#.....G#m...A#º

Pronto. Estes são os Campos Harmônicos das sete notas naturais. Cada Campo Harmônico contém sete acordes, que poderão ser utilizados em suas composições, conforme a tonalidade a que pertencem.


Segue a definição fácil da construção dos Campos Harmônicos:

• Para construir o Campo Harmônico de uma tonalidade, escreva as sete notas da escala desta tonalidade, e construa acordes, sabendo que a 1ª, a 4ª e a 5ª nota da escala deverão ser acordes maiores, a 7ª será diminuta, e as restantes (2ª, 3ª e 6ª) serão menores.

Como disse acima, este é apenas o princípio do Campo Harmônico, e mais pra frente voltaremos a este assunto, com mais profundidade. Em nossa próxima aula, falarei sobre a construção do Campo Harmônico com tétrades. Confira!

.
Aula Anterior