AULA 24 – ACORDES E ESCALAS RELATIVAS
Outro assunto interessante e bastante prático é o dos acordes e escalas relativas. Toda escala maior tem uma escala menor relativa, ou seja, uma escala menor que apresenta as mesmas notas que sua relativa maior. Nada melhor que um exemplo, para visualizarmos melhor essa “relatividade”.
ESCALA MAIOR DE DO: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si
Agora, se você montar a Escala Menor de Lá, verá que ela apresenta as mesmas notas que a escala acima. Veja só:
ESCALA MENOR DE LÁ: Lá Si Do Ré Mi Fá Sol
Todas as sete notas encontradas na escala maior acima são encontradas na escala menor acima. Ou seja, toda Escala Maior tem uma “Escala Relativa Menor”, que é uma escala menor com as mesmas notas encontradas nela. Segue outro exemplo:
ESCALA MAIOR DE SOL: Sol Lá Si Do Ré Mi Fá#
ESCALA MENOR DE MI: Mi Fá# Sol Lá Si Do Ré
Todas as notas da Escala de Sol Maior são naturais, exceto o Fá, que é sustenido. Na escala de Mi menor acontece exatamente a mesma coisa, por isso dizemos que a Escala de Sol Maior tem sua relativa menor na Escala do Mi Menor.
Conclusão 01: Toda Escala Maior tem uma Escala Menor Relativa, que é uma escala que apresenta exatamente as mesmas notas de sua relativa Maior, e vice-versa.
Como descobrir quais são as escalas relativas?
Há duas formas de se descobrir a Escala Relativa de outra. Primeiro é montando-as, a fim de ver quais escalas apresentam exatamente as mesmas notas, ou pelo segundo modo, que é muito mais rápido e fácil, que é contar a sexta nota a partir da Escala Maior. A sexta nota representa a tonalidade da Escala Menor Relativa. Observe o procedimento:
1) Monte a Escala Maior que deseja descobrir a Relativa Menor
Ex.: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si (Escala de Do Maior)
2) Encontre a sexta nota desta escala.
A sexta nota desta escala é a nota Lá
3) Conclusão: A Escala Menor Relativa de Do Maior é Lá Menor
Mais fácil, impossível, não é mesmo? Segue mais um exemplo:
1) Monte a Escala Maior que deseja descobrir a Relativa Menor
Ex.: Lá Si Do# Ré Mi Fá# Sol# (Escala de Lá Maior)
2) Encontre a sexta nota desta escala.
A sexta nota desta escala é a nota Fá sustenido
3) Conclusão: A Escala Menor Relativa de Lá Maior é Fá Sustenido Menor
Seguem abaixo as notas relativas de cada uma das doze tonalidades:
MAIOR MENOR RELATIVA
DO LÁ
DO# LÁ#
RÉ SI
RÉ# DO
MI DO#
FÁ RÉ
FÁ# RÉ#
SOL MI
SOL# FÁ
LÁ FÁ#
LÁ# SOL
SI SOL#
Conclusão 02: Para encontrar a Escala Relativa Menor de uma Escala Maior, basta eu contar a sexta nota dessa Escala Maior, e montar a Escala Menor de tal nota.
Consequentemente, toda Escala Menor também tem uma relativa, porém uma Relativa Maior. Assim como a Relativa Menor de Do é Lá, posso dizer que a Relativa Maior de Lá é o Do. Para encontrar a Relativa Maior de uma escala menor, basta eu contar três notas à frente da nota menor, e montar a Escala Maior desta nota. Exemplo:
1) Monte a Escala Menor que deseja descobrir a Relativa Maior
Ex.: Ré Mi Fá Sol Lá Si D (Escala de Ré Menor)
2) Encontre a terceira nota desta escala.
A sexta nota desta escala é a nota Fá
3) Conclusão: A Escala Maior Relativa de Ré Menor é Fá Maior
Conclusão 03: Para encontrar a Relativa Maior de uma Escala Menor, basta eu encontrar a terceira nota desta escala, e montar sua Escala Maior.
Agora pense o seguinte:
Se tanto na escala de Do Maior quanto na de Lá Menor, eu encontrarei exatamente as mesmas sete notas, quando formar um acorde fundamentado na escala de Do Maior, naturalmente poderei ter notas que também farão parte da escala de Lá Menor, e vice-versa, portanto, quando utilizo numa música um acorde Do Maior, poderei também utilizar seu Acorde Relativo Menor, ou seja, o acorde básico da Escala Relativa Menor. Pense assim:
1) A Escala Menor Relativa de Do não é Lá Menor?
2) Se eu tocar um C, posso substituí-lo por um Am, que representa o acorde relativo de C.
1) A Escala Relativa Menor de Ré não é Si Menor?
2) Se eu tocar um D, posso substituí-lo por um Bm, que representa o acorde relativo de D
1) A Escala Relativa Menor de Mi não é Do Sustenido Menor?
2) Se eu tocar um E, posso substituí-lo por um C#m, que representa o acorde relativo de E
E por aí vai...
Conclusão 04: Todo acorde Maior tem um acorde Relativo Menor, também representado pelo sexto grau da escala, tocado em seu estado menor (ou seja, com a terça menor)
Com os acordes relativos, temos mais opções de harmonização, sabendo que uma nota pode substituir a outra, ou ser alternada. Esse efeito fica bem legal quando se toca com mais de um instrumento. Um instrumento faz o acorde maior, enquanto o outro concomitantemente toca sua relativa menor. Isso com dois violões embeleza muito a música, assim como a abertura de vozes num coral dá um toque diferente, comparado ao uníssono. Experimente!
Em nossa próxima aula, discorrerei sobre alguns tipos de escalas.
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