AULA 13 – CONSTRUÇÃO DE ACORDES


Conforme dito na aula 5, com base nas escalas tonais, além de conhecermos as notas utilizadas nos solos, poderíamos construir os acordes, e é isso que faremos nesta aula. Vamos aprender sobre como montar um acorde, e para isso, é imprescindível entender e conhecer as escalas.


Para começar, vamos aprender a montar as tríades maiores, e posteriormente, as tríades menores, tétrades, pêntades, acordes diminutos, e por aí vai. Com o avanço das aulas, eu explicarei sobre a qualidade “maior”, “menor”, “diminuto”, etc...

Vocês verão que, se decorarem as escalas, não terão dificuldade nenhuma em construir os acordes, afinal, a regra é sempre a mesma para todas as escalas. Vai ficar bem fácil.


Montando uma tríade maior: Para montarmos o acorde tríade maior de uma nota, precisamos:

1) Escrever ou mentalizar a escala da nota a ser construída. Por exemplo, se eu quero montar um acorde de Do Maior, preciso escrever ou mentalizar a escala de Do.

........Do......Mi......Sol......Si

2) Em seguida, uniremos o 1º grau da escala (ou seja, a primeira nota, também chamada de “tônica”), ao 3º grau da escala (ou seja, à terceira nota da escala), ao 5º grau da escala (ou seja, à quinta nota da escala).

3) Obteremos assim a combinação das notas Do + Mi + Sol.

4) Pronto! Temos agora o acorde de Do Maior.

Não é fácil demais? Basta escrevermos a escala e então juntarmos a 1ª nota da escala com a 3ª e a 5ª nota da escala, obtendo assim o acorde maior dela. Este procedimento te dará o acorde maior da nota tônica da escala. No caso acima, juntamos os graus 1, 3 e 5 da escala de Do, então obtivemos assim o acorde maior de Do, pois Do é a nota tônica da escala que utilizamos.

Vamos fazer outro exemplo juntos. Montaremos agora o acorde tríade (ou seja, formado por três notas) de Ré Maior:

1) Se queremos obter o acorde de , teremos que escrever ou mentalizar a escala de .

............Mi...Fá#...Sol......Si...Dó#

2) Em seguida, tomaremos os graus 1º, 3º e 5º desta escala, e os uniremos.

3) Obteremos assim a combinação das notas Ré + Fá# + Lá

4) Pronto. Já temos o nosso acorde maior de Ré.

É muito simples, mas como disse, é crucial que você decore a escala das notas, afinal, todos os acordes serão montados baseados na escala da nota. Posso agora salientar mais uma definição:
.

• O Acorde Maior de uma nota é constituído pela junção dos graus 1º, 3º e 5º da referida escala.
.

Ou seja, se eu quero descobrir qual é o acorde maior de uma nota, preciso montar a escala desta nota e juntar a primeira, a terceira e a quinta nota desta escala. Sabendo disso, montarei abaixo um esquema com os acordes maiores de cada umas das sete notas naturais. Confira comigo, e tente entender os procedimentos:



• Escala de Do: Do Ré Mi Fá Sol Lá Si > Do Maior = Do + Mi+Sol
• Escala de Ré: Ré Mi Fá# Sol Lá Si Do# > Ré Maior = Ré + Fá# + Lá

• Escala de Mi:
Mi Fá# Sol# Lá Si Do# Ré# > Mi Maior = Mi + Sol# + Si
• Escala de Fá: Fá Sol Lá Si b Do Ré Mi > Fá Maior = Fá + Lá + Do
• Escala de Sol: Sol Lá Si Do Ré Mi Fá# > Sol Maior = Sol + Si + Ré

• Escala de Lá:
Lá Si Do# Ré Mi Fá# Sol# > Lá Maior = Lá + Do# + Mi
• Escala de Si: Si Do# Ré# Mi Fá# Sol# Lá# > Si Maior = Si + Ré# + Fá#


Acima, montei os sete acordes tríades maiores das sete notas naturais, sempre utilizando o mesmo procedimento: Monto a escala da nota que desejo o acorde, e uno os graus 1º, 3º e 5º da escala.


Exercício: Se você toca violão ou guitarra, já deve ter se perguntado por que cada acorde é do jeito que é no violão. Por exemplo:
Por que para fazer um acorde Do, eu preciso pressionar a corda dois na primeira casa, a corda quatro na segunda casa, e a corda cinco na terceira casa? Caso você nunca tenha tido essa curiosidade, pelo menos eu já tive, quando iniciei no violão.

Acontece que, para construir um acorde de Do Maior, você precisará exatamente das três notas que compõem este acorde, ou seja, o Do, o Mi e o Sol. E como você deve saber, as seis cordas do violão são as seguintes:
(Mais Fina)
Mi
Si
Sol
Mi
(Mais Grossa)
Sendo assim, se você fizer soar todas as seis notas do violão sem apertar nada, estará fazendo soar estas seis notas, mas no acorde desejado (no caso, Do Maior), não há espaço para as notas Si, Ré, nem Lá, então precisaremos apertar estas cordas em alguma casa, de forma que seja soada uma nota que participa do acorde de Do Maior, ou seja, Do, Mi e Sol. Pense comigo:


• A 1ª corda é um Mi. A nota Mi faz parte do acorde de Do Maior, então poderemos tocá-la sem pressionar casa nenhuma.

• A 2ª corda é um Si. A nota Si não faz parte da tríade de Do Maior (Do + Mi + Sol), então precisamos apertar esta corda em alguma casa, de forma a se harmonizar com a tríade de Do Maior. Se pressionarmos esta corda na primeira casa, avançaremos meio-tom, e o som obtido nesta corda deixará de ser um Si, e passará a ser um Do. Do faz parte da tríade, então já resolvemos o problema.

• A 3ª corda é um Sol. A nota Sol faz parte do acorde de Do Maior, então poderemos tocá-la sem pressionar casa nenhuma.

• A 4ª corda é um . A nota Ré não faz parte do acorde de Do Maior, então novamente precisaremos apertar esta corda em alguma casa que nos dê ou um Do, ou um Mi ou um Sol, afinal, no acorde de Do, só poderemos emitir estas três notas, e nenhuma outra. Se pressionarmos a quarta corda na segunda casa, obteremos um Mi, afinal, avançaremos um tom sobre a corda Ré, obtendo assim um Mi. Resolvemos o problema da quarta corda.

• A 5ª corda é um . A nota Lá também não faz parte da tríade desejada, então teremos que pressioná-la em alguma casa, de forma a se harmonizar com o acorde montado. Se pressionarmos a quinta corda na terceira casa, estaremos elevando o Lá em um tom e meio, obtendo assim a nota Do. Como Do faz parte da tríade desejada, resolvemos o problema da quinta corda.

• A 6ª corda é um Mi, nota que faz parte da tríade, então não precisaremos pressioná-la em nenhuma casa.

Pronto! O acorde de Do Maior tem essa posição no braço do violão, pois apertando as cordas naquelas casas, fazemos com que as seis cordas do violão tenham exata e exclusivamente as três notas que compõem este acorde, ou seja, Do, Mi e Sol. Entenderam?

Se tiver entendido, quero propor um exercício que sempre passo aos meus alunos:

Tente montar no braço do violão um acorde Do diferente do acorde padrão. Ou seja, aperte as cordas 2, 3 e 5 em outras casas, de forma que elas contenham apenas as notas do acorde de Do Maior. Lembre-se que as cordas 1, 4 e 6 apresentam duas notas Mi e uma nota Sol, então será obrigatório que você utilize numa das cordas restantes pelo menos um Do, pois o acorde deve conter as três notas da tríade!

Boa sorte!