AULA 8 – MONTANDO ESCALAS MAIORES
Na última aula, falamos sobre a Escala Maior, e montamos passo a passo a Escala Maior de Do. Para praticarmos, faremos agora a montagem da Escala Maior de cada uma das seis notas naturais restantes (Ré, Mi, Fá, Sol, Lá e Si).
Sabendo-se que uma Escala Maior é uma sequência com sétima notas, e um intervalo definido de T > T > ST > T > T > T > ST entre as notas, vamos começar a nossa montagem de escalas. Apesar de ter aprendido sobre a montagem de escalas em meu curso, confesso que aprendi com muito mais facilidade utilizando este método que discorrerei abaixo, que foi me ensinado por um primo de segundo grau chamado Marquinhos, músico pianista, em menos de dez minutos.
É muito mais fácil explicar este método pessoalmente (assim como todas as demais aulas deste curso... rs...), mas tentarei explicar à distância mesmo. O método consiste no seguinte:
1) Monto um diagrama, com oito posições (para cada uma das oito notas que escreveremos, sendo sete notas, mais a repetição da primeira nota, no final da escala. (Ex: Do, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si, Do);
2) Eu tenho que respeitar os intervalos exigidos pela regra da Escala Maior, então algumas notas terão que receber um acidente (sustenido), para se adaptarem às exigências intervalares da Escala;
3) Quando concluir a escala, iniciarei uma nova escala na linha de baixo, e começarei com a quinta nota da escala de cima. Por exemplo, se na primeira escala, que foi a de Do, a quinta nota da sequência é o Sol, a escala que montaremos abaixo deverá começar pela nota Sol, que é a quinta nota da escala de cima.
Vamos tentar:
Intervalos: .........T..........T........ ST..........T...........T..........T........ST
Escala: ........Do........Ré........Mi..... ...Fá........Sol........Lá........Si....... .Do
Na próxima escala, começarei pela quinta nota da escala de cima, ou seja, começarei pelo Sol
Intervalos: ..........T.........T......... ST..........T..........T..........T..........ST
Escala: ........Sol.........Lá........Si....... .Do........Ré........Mi........Fá..........Sol
Vamos conferir, para ver se estamos montando de forma correta, conforme os intervalos obrigatórios:
• Preciso ter um tom entre as notas 1 e 2: Entre o Sol e o Lá, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 2 e 3: Entre o Lá e o Si, temos um tom > OK
• Preciso ter um semitom entre as notas 3 e 4: Entre o Si e o Do, temos meio-tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 4 e 5: Entre o Do e o Ré, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 5 e 6: Entre o Ré e o Mi, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 6 e 7: Entre o Mi e o Fá, temos meio-tom > ERRO
• Preciso ter meio-tom entre as notas 7 e 8: Entre o Fá e o Sol, temos um tom > ERRO
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Como podemos ver, os intervalos obrigatórios entre as notas 6 e 7, e entre as notas 7 e 8 não estão sendo cumpridos, e precisamos corrigir isso, para que a Escala Maior de Sol seja construída com sucesso. Alguém tem uma sugestão?
Pensem comigo:
Entre as notas 6 e 7, precisamos ter um intervalo de UM tom, e estamos com um intervalo de apenas MEIO-TOM, ou seja, precisamos de mais meio tom entre elas. Como já estudamos na Aula 3, o acidente sustenido serve para elevarmos meio-tom de uma nota, então precisaremos elevar meio-tom de uma destas notas (Mi ou Fá). Se elevarmos meio-tom da nota Mi, continuaremos com o mesmo problema de intervalos, e ainda pior, pois se elevarmos meio-tom do Mi, teremos um Fá como a sexta nota da escala, e uma nota Fá como a sétima nota da escala, e não resolveremos em nada nosso problema. Sendo assim, só nos resta tentar aumentar meio tom da nota Fá. Vamos ver se dá certo?
Intervalos: ..........T.........T.........ST....... ..T...........T..........T........ .. ST
Escala: ........Sol........Lá........Si....... ..Do........Ré........Mi........Fá#....... .Sol
• Preciso ter um tom entre as notas 1 e 2: Entre o Sol e o Lá, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 2 e 3: Entre o Lá e o Si, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 3 e 4: Entre o Si e o Do, temos meio-tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 4 e 5: Entre o Do e o Ré, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 5 e 6: Entre o Ré e o Mi, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 6 e 7: Entre o Mi e o Fá #, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 7 e 8: Entre o Fá# e o Sol, temos um tom > OK
Perfeito! Incluindo um sinal de sustenido no Fá, corrigimos a escala, e agora os intervalos das notas 6 e 7 e das notas 7 e 8 estão sendo cumpridos, conforme a regra das Escalas Maiores. Espero que tenham entendido até aqui!
Agora, montaremos a Escala seguinte, lembrando que a escala debaixo deve começar pela quinta nota da escala de cima. Se a quinta nota da escala de Sol é a nota Ré, nossa próxima escala será a escala de Ré, e se iniciará por ela mesma.
Intervalos:...........T...........T.........ST.........T............T..........T...........ST
Escala: ........Do....... .Ré........Mi..... ..Fá..... ...Sol........Lá........Si.... ........Do
Escala: ........Sol........Lá...... ..Si.... ....Do........Ré..... ...Mi........Fá#..........Sol
Escala: ........Ré....... .Mi....... .Fá........Sol........Lá..... ...Si........Do....... ....Ré.
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Antes de continuar, vou apresentar uma regra do método de construção de escalas.
• Todos os acidentes da escala de cima se manterão na nova escala a ser construída abaixo.
Ou seja, se na escala de Sol, o Fá é sustenido, em todas as escalas que construirei abaixo, ele também será sustenido. Essa é uma aplicação que ajuda bastante, e economiza tempo. Repare que na escala de Ré, entre as notas 2 e 3 deve haver um intervalo de um tom, e se eu não acidentar o Fá, sinalizando-o com um sustenido, a regra não será cumprida, pois entre o Mi e o Fá há apenas meio-tom, e não um tom, como exige o exercício. Por isso, todo acidente que colocarmos numa escala deverá ser repetido em todas as escalas abaixo dele. Sendo assim, já vou colocar o # no Fá, para agilizar nossa montagem.
Intervalos: .........T...........T..........ST..........T............T..........T..........ST
Escala: ........Do........Ré........Mi...........Fá.........Sol........Lá........Si...........Do
Escala: ........Sol........Lá........Si...........Do.........Ré.........Mi........Fá#........Sol
Escala: ........Ré.........Mi........Fá#........Sol........Lá..........Si........Do..........Ré
Vamos conferir nossa nova escala, para ver se estamos montando de forma correta, conforme os intervalos obrigatórios:
• Preciso ter um tom entre as notas 1 e 2: Entre o Ré e o Mi, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 2 e 3: Entre o Mi e o Fá#, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 3 e 4: Entre o Fá# e o Sol, temos meio-tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 4 e 5: Entre o Sol e o Lá temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 5 e 6: Entre o Lá e o Si, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 6 e 7: Entre o Si e o Do, temos meio-tom > ERRO
• Preciso ter meio-tom entre as notas 7 e 8: Entre o Do e o Ré temos um tom > ERRO
Novamente, vimos que o intervalo entre as notas 6 e 7, e as notas 7 e 8 estão divergindo dos intervalos exigidos. Vamos proceder da mesma forma que procedemos na Escala Maior de Sol, e colocar um sustenido na sétima nota da escala, para ver se vai dar certo:
Intervalos: ........T...........T..........ST..........T............T...........T...........ST
Escala: ......Do.........Ré........Mi...........Fá.........Sol........Lá..........Si...........Do
Escala: ......Sol........Lá.........Si...........Do.........Ré.........Mi..........Fá#........Sol
Escala: ......Ré.........Mi.........Fá#........Sol........Lá..........Si..........Do#........Ré
Perfeito. Agora, todos os intervalos se harmonizam com a sequência de intervalos exigida. Agora, vou montar rapidamente a escala das demais notas naturais, mas só quero que vocês atentem para alguns detalhes que facilitarão em muito sua montagem. Para isto, vou revisar algumas regras que já discorri, e incluirei outras, a serem utilizadas neste método. São as seguintes:
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• Regra 1: Você sempre começará o exercício de montagem de escalas pela escala de Do;
• Regra 2: A escala de baixo começará sempre pela quinta nota da escala de cima;
• Regra 3: A escala de baixo preservará todos os acidentes que ocorrerem na escala de cima;
• Regra 4: A escala atual será igual à de cima, com o acréscimo de mais um sustenido na sétima nota da escala;
• Regra 5: A única escala que não obedecerá às regras 3, 4 e 5 será a escala de Fá. Em breve, veremos isso.
Agora, montarei rapidamente as escalas de Do, Sol, Ré, Lá, Mi e Si, e por último, a escala de Fá, que como disse, é um pouco diferente das demais. Tente entender meus procedimentos nas montagens, de acordo com as 5 regras acima:
Intervalos: ........T.............T............ST.........T...........T...........T...........ST
Escala: ......Do........Ré............Mi..........Fá........Sol........Lá..........Si...........Do
Escala: ......Sol........Lá............Si..........Do........Ré.........Mi..........Fá#.......Sol
Escala: ......Ré.........Mi............Fá#.......Sol.......Lá..........Si..........Do#........Ré
Escala: ......Lá..........Si............Do#.......Ré........Mi..........Fá#.......Sol#.......Lá
Escala: ......Mi..........Fá#.........Sol#......Lá.........Si...........Do#......Ré#........Mi
Escala: ......Si..........Do#.........Ré#.......Mi.........Fá#........Sol#......Lá#........Si
Na montagem de escalas maiores acima, todos os intervalos exigidos estão sendo cumpridos, portanto temos a exata Escala Maior de Do, Ré, Mi, Sol, Lá e Si. Em breve, teremos que decorar isto, mas pode ficar tranqüilo: Tenho algumas mnemônicas que nos ajudarão nisto!
Como disse, a escala de Fá é um pouco diferente, pois foge das regras 3, 4 e 5 que passei acima. Repare que se pegarmos a quinta nota da última escala (a escala de Si), teremos um Fá #, e não um Fá, e isso consequentemente quebrará as demais regras, mas não se preocupe. Esse imprevisto fez da escala de Fá uma das mais fáceis de se montar e decorar. Vamos construí-la, utilizando apenas notas naturais (sem sustenidos ou bemóis), e obedecer à mesma sequência de intervalos das escalas maiores anteriores, ou seja, T > T > ST > T > T > T > ST.
Intervalos: ........T.............T.........ST.........T...........T..............T..........ST
Escala: ......Fá..........Sol.........Lá.........Si.........Do.........Ré..........Mi..........Fá
• Preciso ter um tom entre as notas 1 e 2: Entre o Fá e o Sol, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 2 e 3: Entre o Sol e o Lá, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 3 e 4: Entre o Lá e o Si, temos um tom > ERRO
• Preciso ter um tom entre as notas 4 e 5: Entre o Si e o Do temos meio-tom > ERRO
• Preciso ter um tom entre as notas 5 e 6: Entre o Do e o Ré, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 6 e 7: Entre o Ré e o Mi, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 7 e 8: Entre o Mi e o Fá temos meio-tom > OK
Como vimos, os intervalos entre as notas 3 e 4, e as notas 4 e 5 não estão corretos. Teremos que fazer algo. Alguma sugestão?
Pensem comigo:
Se elevarmos meio-tom do Lá, teremos um intervalo de semitom entre as notas 3 e 4, mas em compensação, quebrarei o intervalo entre as notas 2 e 3 , que passará de um tom para um tom e meio (Entre o Sol e o Lá #). Sendo assim, a minha única opção é mexer na nota Si. O intervalo entre as notas 3 e 4 está meio tom acima do intervalo que deveria ter, então o que preciso é diminuir meio-tom deste intervalo. Você deve se lembrar que quando eu elevo meio-tom de uma nota, transformo-a numa nota sustenida, e quando abaixo meio-tom de uma nota, transformo-a numa nota bemol, e é isso que precisamos fazer! Precisamos diminuir meio-tom da nota Si, para que ela tenha apenas meio-tom de intervalo entre sua nota anterior. Vamos fazer um teste?
Intervalos: .......T..........T..........ST..........T...........T...........T..........ST
Escala: ......Fá.......Sol........Lá.........Sib........Do........Ré........Mi..........Fá
• Preciso ter um tom entre as notas 1 e 2: Entre o Fá e o Sol, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 2 e 3: Entre o Sol e o Lá, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 3 e 4: Entre o Lá e o Si b, temos meio-tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 4 e 5: Entre o Si bemol e o Do temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 5 e 6: Entre o Do e o Ré, temos um tom > OK
• Preciso ter um tom entre as notas 6 e 7: Entre o Ré e o Mi, temos um tom > OK
• Preciso ter meio-tom entre as notas 7 e 8: Entre o Mi e o Fá temos meio-tom > OK
Pronto! Conseguimos construir a Escala Maior de Fá, pois obtivemos uma sequência de sete notas, com o intervalo exigido, de T > T > ST > T > T > T > ST.
Agora, temos montadas nossas sete escalas maiores:
Intervalos: .......T...........T.......... ST.........T...........T..........T.............ST
Escala: .....Do........Ré.........Mi..........Fá.......Sol.........Lá..........Si...........Do
Escala: .....Sol........Lá.........Si...........Do......Ré.........Mi...........Fá#........Sol
Escala: .....Ré.........Mi.........Fá#........Sol......Lá.........Si............Do#........Ré
Escala: .....Lá.........Si..........Do#........Ré.......Mi.........Fá#........Sol#........Lá
Escala: .....Mi.........Fá#.......Sol#.......Lá.......Si..........Do#........Ré#........Mi
Escala: .....Si..........Do#......Ré#.........Mi.......Fá#......Sol#........Lá#........Si
Escala: .....Fá.........Sol........Lá...........Sib......Do........Ré..........Mi...........Fá
Como você deve se lembrar, na música nós temos doze notas, e por enquanto nós fizemos apenas as escalas das sete notas naturais. Para construir a escala das notas acidentadas, o procedimento será basicamente o mesmo, porém você elevará em meio tom cada uma das sete notas da escala (no caso das notas sustenidas) ou abaixará meio-tom de cada uma das sete notas da escala (no caso das notas bemóis). Veja só:
Escalas das notas sustenidas:
Intervalos: .......T...........T.......... ST.........T...........T..........T.............ST
Escala: .....Do#......Ré#.......Fá..........Fá#.....Sol#......Lá#.......Do.........Do#
Escala: .....Ré#.......Fá.........Sol........Sol#......Lá#......Do.........Ré........Ré#
Escala: .....Fá#.......Sol#......Lá#........Si.........Do#.......Ré#.......Fá.......Fá#
Escala: .....Sol#......Lá#........Do........Do#......Ré#.......Fá.........Sol.......Sol#
Escala: .....Lá#.......Do..........Ré........Ré#......Fá.........Sol........Lá........Lá#
Escalas das notas bemóis:
.
Intervalos: .......T...........T.......... ST.........T...........T..........T.............ST
Escala: .....Réb........Mib.........Fá........Solb......Láb.........Sib.......Do........Réb
Escala: .....Mib........Fá..........Sol........Láb.......Sib..........Do........Ré........Mib
Escala: .....Solb.......Láb.........Sib.......Si..........Réb.........Mib......Fá........Solb
Escala: .....Láb........Sib..........Do........Réb.......Mib.........Fá........Sol........Láb
Escala: .....Sib..........Si...........Réb......Mib........Fá..........Sol........Lá........Sib
Agora, temos a Escala Maior de cada uma das tonalidades possíveis da música. Na próxima aula, falarei sobre a utilidade prática das escalas na música. Se você não entendeu alguma coisa, entre em contato comigo.
Até já!
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