AULA 22 – ESCALAS MENORES HARMÔNICA E MELÓDICA





Em nossa última aula, falei sobre a Escala Menor Natural, e nesta aula, explicarei m pouco sobre o processo de montagem das outras duas escalas menores mais comuns: Escala Menor Harmônica e Escala Menor Melódica.


Como este curso é um curso mais voltado para a prática, não despenderei muito tempo com teoria, mas vou direto ao assunto de montagem destas escalas.

Se para montar a Escala Menor Natural, utilizo os intervalos T > ST > T > T > ST >T > T, nas escalas menores harmônicas e melódicas, eu alterarei apenas alguns “detalhes”:

• Na Menor Harmônica, eu aumentarei meio-tom no sétimo grau da escala, ou seja, terá uma sétima maior, em vez da sétima menor típica da Escala Menor Natural;

• Na Menor Melódica, eu aumentarei meio-tom no sexto e no sétimo grau da escala, ou seja, terá uma sexta e uma sétima maiores, em vez de menores.


Confira:


E.M.N.: TOM – SEMITOM – TOM – TOM – SEMITOM – TOM – TOM

E.M.H.: TOM – SEMITOM – TOM – TOM – SEMITOM – TOM E MEIO – SEMITOM

E.M.M.: TOM – SEMITOM – TOM – TOM – TOM – TOM – SEMITOM


Abaixo, vou montar um exemplo, para facilitar a compreensão e visualização:


EMN:                 T          ST        T        T         ST            T         T
FICARÁ:      Do     Ré       Mib     Fá       Sol       Láb       Sib      Do

EMH:                 T          ST        T        T         ST           T+1/2       ST
FICARÁ:      Do     Ré        Mib     Fá     Sol         Láb              Si        Do

EMM:                 T          ST        T        T         T         T         ST
FICARÁ:      Do     Ré         Mib    Fá      Sol      Lá       Si        Do


Só para constar, caso vocês tenham dúvidas sobre a origem destas escalas, saibam que elas foram criadas para facilitar o canto. Há séculos, principalmente nas igrejas católicas, os cantores praticavam muito o solfejo das escalas diatônicas, (como no Canto Gregoriano, por exemplo), e eles tinham muita dificuldade em solfejar as escalas menores, pois é um tanto difícil você cantar notas meio-tom abaixo da anterior. Por exemplo, na escala de Do Menor Melódica, de trás pra frente, você teria um salto de meio-tom logo no início (Do > Si), e muitos cantores tinham dificuldade em alcançar estas notas, portanto, criaram outras escalas menores, sem estes saltos difíceis. A início, eles “subiam” cantando uma escala, e “desciam” cantando uma escala mais fácil.

Em nossa próxima aula, começaremos a montar o Campo Harmônico da Escala Menor Natural. Até breve!




Aula Anterior