COMO INCORPORAR MÚSICAS NO POWERPOINT 2007



(Este artigo está bem mal feito, pois foi feito na pressa. Minha idéia não é ensinar procedimentos de informática no meu blog, mas como vi que muitos têm a dificuldade que tinha em INCORPORAR músicas em apresentações, decidi escrever rapidamente este artigo. Espero que ajude!)


Hoje passei cerca de 2 horas tentando resolver um problema que tive com a apresentação de PowerPoint que criei. O fato é que eu precisava incluir uma música na apresentação, mas como acontece com 99,9% dos internautas, a bendita música não era anexada à apresentação, mas simplesmente puxada do diretório de meu computador, ou seja, se eu mandasse por e-mail, a música não iria tocar, pois não estava armazenada na apresentação, mas sim em meu computador.

Reparei que em 139,65% dos Fóruns (todos!), todos os usuários dão a infeliz dica de como inserir uma música (coisa que todo mundo sabe), mas ninguém explicava como INCORPORÁ-LA à apresentação, e após ralar que nem um peão atrás de respostas, resolvi fuçar eu mesmo, e descobri como. Espero que todos os que estavam desesperados por uma resposta, como eu, encontrem o meu blog para aprenderem este segredo.

Há duas fiormas de se inserir uma música na sua apresentação. A primeira é simplismente VINCULANDO-A à apresentação, ou seja, a música será buscada do diretório onde se encontra, e a apresentação a tocará. A segunda forma é INCORPORANDO-A, ou seja, ela fará parte da sua apresentação.

Vincular todo mundo já sabe. Agora, darei o passo-a-passo para INCORPORAR uma música em sua apresentação.


1) Abra o PowerPoint 2007

2) Crie seus slides normalmente

3) Clique na aba "Inserir"

4) Lá no final, há a opção "Som"

5) Clique em seguida em "Som do Arquivo"

6) Procure a sua música, lembrando que (1) Tem que estar no formato WAV; (2) Procure uma
música leve, para não pesar, senão vai travar a Caixa de Entrada de todo mundo; (3) Existem diversos tutoriais sobre como diminuir o tamanho de uma música em WAV. A minha, por exemplo, tinha 51Mb. Eu a transformei em Mono, com uma taxa de 12.000, e ela diminuiu para 4Mb. Dá até pra diminuir mais. Não se assuste com o tamanho do arquivo em WAV. Ele pode ser diminuido.

7) Clique no arquivo e insira-o.

8) Quando abrir a janelinha perguntando, clique em "Automaticamente".

9) No slide, clique em cima do Auto-falante (o ícone que vai aparecer, tipo um auto-falantezinho....)

10) Lá em cimão, clique em "Ferramentas de Som"

11) Na guia "Opções de Som", marque as opções "Repetir até Parar" e em "Ocultar Durante a Apresentação".

12) Agora é que vem a treta que eu me matei pra descobrir...... Você tem que aumentar o tamanho máximo de arquivos a serem INCORPORADOS. Nesta mesma guia, há uma pergunta assim: "Tamanho Máximo do Arquivo de Som (KB):". Neste campo, você precisa informar um tamanho MAIOR que o tamanho do seu arquivo a ser anexado. Por exemplo, se sua música tem 4Mb, você deve colocar tipo uns 5000kb neste campo.

13) Agora que vem a treta maior ainda, que eu demorei mais 15 anos e meio pra descobrir..... Depois que você já anexou uma música, não adianta mudar o tamanho destes arquivos, pois ele não alterará o que antes já estava VINCULADO. Agora que você aumentou o limite de tamanho de arquivo, você tem que ir lá no primeiro slide, EXCLUIR a música que tinha anexado, e em seguida, anexá-la novamente. Aí sim, ele será INCORPORADA, pois agora sim ela está dentro do limite máximo que você estipulou.

14) Quando excluir e incluir novamente, repita os passos 10 e 11.

15) Para conferir se sua música está realmente incorporada, faça o seguinte procedimento:

16) Clique no ícone do som (aquele auto-falante que fica no primeiro slide)

17) Clique em "Ferramentas de Som"

18) Na guia "Opções de Som", clique naquele simbolozinho (ou simbolinho??) que fica no canto inferior direito, que é pra te mostrar mais opções, sabe?? Sei lá o nome daquilo..... Aquela setinha pra expandir as opções da guia....

19) Vai abrir uma janelinha. Na última informação "Arquivo", deve estar a resposta [contido na apresentação]. Se não estiver escrito isso, mas sim estiver o caminho "C://...." é porque a música não foi incorporada. Faça tudo de novo e qualquer coisa me manda um e-mail que eu respondo.


Pronto. Só isso. Agora salve como APRESENTAÇÃO DE SLIDES DO POWERPOINT e confira o peso do arquivo. Agora ele estará bem mais pesado, pois a música passou a fazer parte da apresentação.


Falo!


E.F.