O Casal Arnolfini



Um Zoom Vaneickiano
Eduardo Feldberg - 17/06/2008


Como os meus amigos mais próximos sabem, não sou um grande admirador de Pinturas, Esculturas e algumas outras Artes. Admiro, mas não com a intensidade de um admirador que o leva a estudar e conhecer a história e os detalhes do objeto de sua admiração.

Porém, no semestre passado, nas minhas aulas de História da Música, minha professora Ana Maria (Conservátório Souza Lima) me apresentou um pintor cujo trabalho me surpreendeu bastante.

Trata-se de um artista chamado Jan Van Eick, holandês, que influenciou muito a Pintura de seus contemporâneos (e dos que os sucederam). Com obras de ricas minúcias, este pintor é considerado o criador da Pintura a óleo com secagem rápida.

Bom... Meu intuito não é falar sobre o artista, mas sim sobre uma obra específica que ele desenhou. Quem quiser saber mais sobre Van Eick, basta correr atrás. Livros e sites fornecem a biografia completa do autor.

Pois bem.. Como dizia, quero discorrer sobre uma pintura de Van Eick chamada "O Casal Arnolfini" (tradução do nome original). Uma pintura datada de 1434. Uma pintura envolta em muitos mistérios, mormente com relação à sua correta interpretação semiótica.

A história e as deduções são diversas, mas quero apenas expôr algumas fotos deste maravilhoso quadro, que, como disse acima, me surpreendeu por sua riqueza nos detalhes. Veja você mesmo:


Olha só as minúcias deste belíssimo quadro:





Não é lindão?! Uma belíssima obra que retrata uma cena da Paixão de Cristo. Um quadro simples, mas bem desenhado. Sobre uma madeira, utilizando óleo, Van Eick lembra a crucificação do Cristo.




O quê? Você achou muito simples?



Calma... A arte não pára por aí.

Se nós diminuirmos o zoom, veremos que Van Eick prosseguiu com sua imaginação, e resolveu desenhar alguns outros quadros da Paixão de Cristo. Destarte, pincelou mais algumas cenas:





Três lindas cenas da paixão de Cristo. Momentos lúgubres, mas que se tornariam triunfantes e trariam a Redenção do homem. Van Eick destacou isto em seu quadro do Casal Arnolfini.


Mas ainda assim, o pintor sentiu que sua obra podia ser melhorada. Mais conteúdo. Mais cenários. Decidiu então criar 10 cenas da Paixão de Cristo. E fazer um lindo desenho no centro do círculo. Ficou bem interessante. Veja só:



E como todo quadro espetacular como este, é necessário uma assinatura, que é tão linda quanto a minha melhor pintura já feita. Olha só:






Está escrito Johannes de Eick Fuit Hic - 1434 (Johannes de Eick Esteve Aqui - 1434).




Muito bom, Van Eick.




Mas espera aí.... O que é aquilo em acima da assinatura? Parece um lustre. Algo do tipo. Vamos dar mais uma focalizada no objeto.



Uau.... Que lindo lustre. Que pintura maravilhosa. Veja o brilho. Os realces. Muito bom.. Vamos dar uma diminuida no zoom a fim de visualizarmos esta obra completa.



Mas há algo que achei estranho.... Esta pintura no centro do círculo está me parecendo um espelho. E espelho reflete alguma coisa. Neste caso, um casal. Será este o casal Arnolfini?

Precisaremos dar mais uma diminuida neste zoom. Vamos lá...




Humm.. realmente me parece um espelho. Mas no canto esquerdo inferior nos surgiu um novo elemento no quadro. Uma mancha negra. O que será? Será que ainda nos resta algum elemento no quadro?

Vamos nos afastar mais um pouco e logo veremos....





Ah.. agora sim, o quadro completo. "O Casal Arnolfini", de Jan Van Eick.

Repare mais alguns detalhes:









Obs. Cada cena da paixão de Cristo mede 1,5cm. E o reflexo no espelho mostra o casal de costas e um terceiro personagem, que provavelmente é o próprio Van Eick, que encontrou no espelho uma forma de se incluir na própria obra.


Muito bom. Espero que tenha gostado. Como desenvolvedor de Suspense eu não me sai tão bem quanto o pintor, em seu quadro.


A definição da pintura não saiu das melhores aqui no Blog, mas já nos dá uma idéia do trabalho que o artista deve ter tido para emoldurar o Casal e garantir um lugarzinho para eles na Galeria Nacional de Londres.



P.S. A designação "Vaneickiano" foi criada unicamente para este artigo.



E.F.

2 comentários:

  1. It could widen my imagination towards the things that you are posting.

    ResponderExcluir
  2. Bom minha professora de arte me disse que antigamente os casamentos precisavam de testemunhas e nem tanto da igreja , então o casal que se reflete no espelho são as tais testemunhas ..

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!