DEUS X diabo
Por Eduardo Feldberg - 10 a 19/01/2010

No final de 2009, iniciei um artigo sobre alguns pontos importantes a respeito da oração, e dentre estes pontos estava a importância de sabermos quem é o nosso Inimigo e até onde ele pode ir. Acontece que o artigo estava se estendendo demais nesta seção (a respeito de Satanás) que resolvi resumir um pouco o assunto ali e iniciar um novo artigo, mais especifico sobre este tema.


Ali, discorria sobre o Diabo, sua posição, sua submissão ao Senhor, mas reparei que a coisa fica bem interessante quando falamos a respeito de seu poder. Pude reparar que ele não é tão grande assim, quando comparado com outros seres celestiais, e obviamente, ainda menor quando colocado ao lado de Deus.


Acontece que muitos pensam que Satanás é o detentor de 50% do poder universal, dividindo o poder total com o Senhor. Exprimem idéias como “Deus luta contra o Diabo e vice-versa, numa luta competitiva e exaustiva”, todavia esse é o maior disparate do universo, e é isso que quero evidenciar bastante neste artigo.


Há algum tempo, quando eu tinha meus 11 anos de idade, me indignei quando meu melhor amigo de então - um vizinho de 9 anos - me disse que "uma luta de Deus contra o Diabo daria uma briga boa".

- Briga boa pra quem? - perguntei a ele. - Tá louco?! Deus dá um pau no Diabo a hora que Ele quiser, ô...


Mas como muitas pessoas ainda pensam como aquela criança de nove anos, falarei um pouco a respeito do poder do nosso Inimigo, conforme ensinos da Palavra e talvez com algumas suposições e especulações minhas, que não contradizem as palavras do Senhor.


Antes de iniciar, saliento as seguintes observações:


Obs. 1: Meu escopo não é escrever um panorama sobre o Diabo, mas apenas no que concerne a sua força e poder angelical;


Obs. 2: Embora não seja unânime que alguns versículos de Ezequiel 28 e Isaías 14 se refiram a Satanás, vou considerá-los como sendo. Aos que não concordarem, espero que aceitem as demais referências bíblicas;


Obs. 3: Vale lembrar que todas as inferências a respeito da fraqueza do Diabo serão feitas com relação aos anjos e a Deus. Não direi em momento algum que ele é fraco se comparado a um homem, pois a Palavra nos diz que o homem foi feito menor que os anjos. (Sl 8.5) Admito que o homem tenha autoridade sobre ele, mas somente quando se vale do nome e do sangue de Jesus, todavia não pretendo iniciar aqui uma discussão sobre “Batalha Espiritual” ou sobre o “Poder sobre o Maligno”, mas sim demonstrar, em nível de comparação, a dimensão do Diabo, comparada a outros seres angelicais;


Obs. 4: Com base na observação 3, posso dizer que meu objetivo não é em hipótese alguma afrontar ou subestimar a Satanás. A Palavra nos diz para não insultarmos nosso inimigo (Jd 9; 2 Pe 2.11 - ao contrário do que muitos cristãos imprudentes têm feito hoje em dia), portanto o que eu farei será uma analise do poder de satanás conforme a Bíblia nos informa ou nos faz supor, com relação aos demais seres celestiais.


Em minha análise acerca de Satanás, a primeira coisa que preciso ter em mente é que o Diabo não é um Deus. Nós, cristãos, sabemos que só há um Deus (Is 45.5), e que todas as demais composições do universo são criações deste Deus, ou oriundas delas. (Is 42.5) Satanás é uma criatura feita por Deus. Ele não é um “Deus” no conceito primário da palavra (Ser Supremo), embora seja um “deus” na compreensão de muitas pessoas. A Bíblia nos mostra que ele é simplesmente um anjo caído. (Ap 12.9) Sendo um anjo, ele é apenas mais uma criação de Deus.


A Palavra nos diz que existem milhões de anjos. (Ap 5.11) Anjos são seres criados por Deus para nos servir (Hb 1.14), ou para executar as tarefas que Ele estabelece, de acordo com Sua vontade suprema e soberana.


Dentre os anjos, podemos ver diversas nomenclaturas diferentes, como simplesmente anjo, arcanjo, querubim, serafim, príncipes, etc. (Nm 20.16, Jd 9; Ez 10.21; Is 6.6; Dn 10.13, respectivamente) Não há clareza com relação à hierarquia destas funções, mas entendo de forma lógica e plausível que haja funções superiores à outras. Considerar que um “Príncipe” é superior a um “Anjo” não me leva a enxergar heresia alguma, como dizem algumas linhas teológicas. Agora, o difícil talvez seja escalar as funções por superioridade funcional.


Quero abrir aqui um grande parêntesis.

Muitas pessoas acham o cúmulo quando se afirma que anjos têm asas. Dizem que isso é uma heresia e que temos que tomar muito cuidado com tais afirmações. A meu ver, não há problema algum nesta afirmação, tanto logicamente quanto doutrinariamente.

Em primeiro lugar, acho essa afirmação lógica, pois o substantivo “anjo” é definido pelo dicionário como “ser espiritual que habita no céu, tem personalidade própria e é superior ao homem”. Destarte, sempre considero que qualquer das funções citadas acima (arcanjo, querubim...) são funções angelicais.

Por exemplo, um “querubim” é um anjo, assim como um “tenente” é um militar. Um “arcanjo” é diferente de um querubim, mas também é um anjo, assim como um “coronel” não é um tenente, mas também é um militar. Considero o substantivo “anjo” uma classe genérica, isto é, um gênero da criação. Assim como Deus pertence à classe Divina, e os homens pertencem à classe Humana, os seres celestiais pertencem à classe Angelical.

• Deus, e tão somente Deus, pertence ao gênero “Deus”.
• Os homens, sejam eles brancos, negros, americanos, asiáticos, cristãos ou budistas, pertencem à classe dos “Humanos”.
• Os anjos, sejam eles arcanjos, querubins, serafins, pertencem à classe dos “Anjos”.

Raciocinando desta forma, estruturo um silogismo muito simples:

A) Arcanjos são anjos;
B) Arcanjos têm asas;
C) Logo, há anjos que têm asas!


De qualquer forma, se eu quiser provar minha posição mais rapidamente, posso citar logo um versículo como Daniel 9.21, ou Apocalipse 14.6, que citam anjos que voavam. De acordo com o dicionário, a definição primária para “voar” é "mover-se por meio de asas". Logo, anjos podem ter asas.

Em segundo lugar, não vejo nenhum problema doutrinário neste ponto de vista. Não vejo a tão grande importância que dão à questão de se os anjos têm ou não têm asas. Não creio que isso vá alterar a fé de ninguém, tampouco que deva ser considerada a base de uma heresia. A angiolatria sim, deve ser combatida veemente, mas nunca ouvi falar de alguém que se tornou um angiólatra por descobrir que anjos têm asas.

Fecha parêntesis.

Supondo-se que deveras haja uma hierarquia entre os seres celestiais, posso crer também que há anjos superiores a outros dentro de uma mesma classe. Os anjos não são seres robotizados, feitos industrialmente com código de barras. São seres criados com características distintas e peculiares. Não têm número de série! Se colocarmos dois tenentes ladeados, ambos não serão idênticos um ao outro. Da mesma forma, pode haver no céu anjos com diferentes potenciais, querubins com forças desiguais, arcanjos com qualidades mais salientes que outras, etc... Talvez o fato de a Bíblia só mencionar o nome de três anjos (Gabriel, Miguel e Lúcifer) sugira que alguns anjos têm mais destaque que outros.

Se Satanás era de fato um querubim, ele era, segundo algumas inferências bíblicas e a tradição, um anjo que se relacionava mais com a parte de louvor, adoração e glorificação do Senhor. Na maioria das passagens bíblicas que citam querubins, há uma relação com esta função. Ou eles estão próximos à Arca, simbolizando que estão diante do Senhor, ou a Palavra nos diz que o Senhor está entronizado em meio aos querubins. O que faz sentido, afinal esta é uma função que pode suscitar a ganância e a jactância.

Mais um parêntesis:

Não raro, ouço de pregadores que os querubins são os anjos mais poderosos, enquanto os arcanjos e anjos ficam abaixo deles. Quero expressar minha discordãncia, afinal, na Palavra de Deus não há qualquer indicação de que os querubins sejam mais fortes ou poderosos que os demais anjos. Se observarmos todas as ocorrências do substantivo "querubim" na Bíblia, o máximo que podemos depreender é que eles são anjos que ficam bem perto de Deus, adorando-O, ou seja, são anjos adoradores. Normalmente eles estão ao redor do trono, diante do trono de Deus (e.g. Isaías 37.16) ou são representados por meio de imagens postas sobre a Arca da Aliança (Êxodo 25.19), e numa única ocorrência com função diferente, eles são postos para guardar a entrada do Jardim do Éden (Gênesis 3.24). Quanto aos serafins, a única referência a eles está em Isaías 6, em que eles se encontram adorando o Senhor e clamando "Santo, Santo, Santo". Nenhuma outra ocorrência da palavra "serafim" é encontrada nas Escrituras!

Fora os querubins e serafins, encontramos também informações sobre os arcanjos, que normalmente estão relacionados à batalha espiritual, ou seja, são eles os anjos bélicos. (e.g. Miguel, por exemplo, é um arcanjo, porém, em algumas passagens como a de Daniel 10, vemos que além de ser um arcanjo, ele era considerado um "príncipe supremo", o que demonstra que mesmo entre uma classe angelical (como a dos arcanjos), podem haver distinções de função e talvez força. Além destas três classes de seres angelicais, vemos também criaturas simplesmente chamadas de anjos (como Gabriel, em Lucas 1.26), os 24 anciãos (Apocalipse 4.4) e os quatro seres viventes de quatro faces (Ezequiel 1.5; Apocalipse 4.6), que embora muito misteriosos, também sejam identificados como querubins. (Ezequiel 10.20)

Sendo assim, na minha opinião, é incoerente afirmar que os querubins são os anjos mais poderosos, pois quando Deus quer usar a força por meio de um anjo, escolhe um arcanjo para isso, enquato os querubins e serafins O adoram.

Fecha parêntesis.

Como querubim, pressuponho que Lúcifer tinha destreza nas tarefas relacionadas à música e à adoração. Algumas traduções inclusive sugerem em Ezequiel 28.13 que Lúcifer trabalhava com instrumentos musicais no Céu. Lúcifer era (e é) detentor de grande força, e negar isso é uma mediocridade, afinal todos os anjos são em geral muito fortes. Todos eles são maiores que o homem em força (Sl 8.5), e textos como os dois primeiros capítulos do livro de Jó mostram como Satanás tem poder, porém, originalmente ele era "apenas" um anjo que cuidava da parte musical no céu. (Se considerarmos o texto de Ezequiel como sendo uma referência ao Diabo) Trata-se de um ser criado, limitado. Ao contrário de Deus, Lúcifer não é, por exemplo, onipotente. Ele não pode ter ou fazer todas as coisas, e dentre as coisas que pode, depende do consentimento do Senhor para exercê-las. Vemos em Jó 1.12 e 2.6 que Satanás só fustigou Jó após a permissão de Deus. Ainda nestes capítulos, vemos que Satanás também não é onisciente. Em Jó 1.10 e 2.5 vemos que Satanás apostava que Jó blasfemaria contra o Senhor se fosse prejudicado, mas não foi o que aconteceu. Ele sabe da maioria das coisas que acontecem por conta dos subalternos que tem à sua disposição (demônios), que o mantém sempre informado.

Em Apocalipse, encontramos diversos versículos que narram o aprisionamento de Satanás, seu lançamento à terra, ao Abismo, acorrentamentos e outras situações que evidenciam a limitação física do Diabo, ao contrário de Deus, que enche os céus e a terra com sua onipresença. Deus não pode ser preso, amarrado, afinal nem mesmo os céus podem contê-lO! (Jr 23.24) O Diabo também não é eterno como Deus, mas apenas um ser criado. Se sabemos que Deus é Eterno (Is 40.28) e que Ele é o criador de todas as coisas (Is 42.5), presumimos que só Ele é Eterno, e que todas as demais coisas foram criadas, inclusive os anjos.

Creio que a maior evidência de que o poder do inimigo é limitado é o fato de que ele será preso e destruído pelos anjos do Senhor no fim dos tempos, conforme vaticinado pelo apóstolo e profeta João (Ap 20.2, 3), e como este certamente não é o desejo do Diabo, inferimos que ele não pode fazer o que quer, mas somente o que Deus quer.

Como anjo, Satanás não está em hipótese alguma à altura de Deus!

Como dito, Satanás não é qualquer um! Ele é uma grande criação de Deus, porém, não é Deus. Precisamos lembrar disso: Apesar de forte, Satanás não passa de uma criação do Senhor. Muitos dizem que Satanás é o inimigo de Deus, e que ambos lutam entre si, mas garanto que um duelo entre Deus e o Diabo não seria um duelo, mas um solo de pancadaria de YHWH sobre um miserável anjo caído.

Concordo plenamente com a muito bem concebida posição de C.S. Lewis a esse respeito:

"O maior inimigo de Satanás não é Deus, mas sim Miguel ou algum outro ser celestial."

Satanás não é uma Divindade, mas um mero anjo. A luta não é do “Deus do Bem” contra o “Deus do Mal”, de forma alguma! A luta é do “anjo Satanás” contra o “anjo fulano”, ou seja, contra alguém a sua altura. Podemos também dizer que há uma luta do "anjo Satanás" contra a "raça humana", ou contra os 'redimidos do Senhor", mas é incorreto dizer que Deus luta cnontra o Diabo. Deus não perderia tempo destruindo Satanás com um olhar fulminante, primeiro porque isso acabaria com toda a história da humanidade prematuramente e segundo, porque Deus tem servos para isso.

Entenda isso, caro leitor: Deus estraçalharia o Diabo em menos de um milésimo de segundo, sem usar as mãos! Esqueça essa idéia de que Deus vive lutando contra o Diabo. Uma “luta” dessas só seria interessante para quem gosta de lutas desiguais, descomunais, covardes e rápidas. Seria o primeiro nocaute com um olhar da história das lutas universais. Chega a ser ridículo tecer um comentário como este.

Quero lembrar a todos que Satanás é um anjo poderoso, mas até mesmo entre os anjos, ele não é o mais forte!

Vejo que os querubins são criações elevadas no céu, mas relacionados ao louvor e adoração, nunca envolvidos com a guerra, batalhas espirituais e outras funções do tipo. Se analisarmos à luz da Palavra, veremos que dentre os seres celestiais, quem sempre se responsabiliza por ações bélicas são os arcanjos, como Miguel, e além da ordem dos “arcanjos”, encontramos versículos que nos falam a respeito de seres celestiais considerados príncipes, ou seja, provavelmente uma função ainda mais elevada, ou uma distinção elevada entre os arcanjos. Agora eu te pergunto:

- Será que Satanás é tão forte como se diz? Será mesmo que depois do Senhor, o ser mais poderoso do universo é Satanás?!

Com certeza não, e vou te provar isso!

Como já dito, Satanás tem a força de um querubim, e sua função era louvar ao Senhor. Como ele deixou de louvar ao Senhor, perdeu seu melhor dom, pois o louvor só tem poder quando objetiva a exaltação do Senhor, e seguramente não é mais o caso. Agora imagine a desigualdade bélica entre um anjo construtor de instrumentos versus um Anjo Destruidor como o de 2 Samuel 24! Você já reparou nesta passagem?

Davi cometeu um pecado e seria castigado por Deus, porém Deus lhe deu a chance de escolher uma entre três opções de punição. Dentre as três, o Rei Davi escolheu ser castigado por um anjo, afinal, os anjos são tão bonitinhos, tão dóceis. Melhor do que cair nas mãos de um guerreiro tribal. (paráfrase minha) Davi optou pela punição que aparentemente seria a mais “light”: Ser castigado por um anjo.

O problema é que Deus enviou um anjo tão violento e sanguinário que até o próprio Senhor ordenou que ele parasse a destruição de Jerusalém antes da hora, de tão devastadora que estava sendo. O anjo ia acabar com tudo se Deus não o mandasse parar! Às vezes lemos gibis da Turma da Mônica e pensamos que os anjos são todos dóceis e carinhosos, mas esquecemos que Deus se vale de Seus anjos para punição e castigo também. (Leia Apocalipse e repare.) Enquanto o Anjo Destruidor devastava a cidade, Davi viu a face deste anjo e ficou tão atemorizado com o que viu que ficou de certa forma traumatizado, pois a Bíblia nos diz que mesmo após muito tempo, Davi ainda não conseguia ir até aquele local para adorar a Deus, com medo do anjo que havia visto. (1 Cr 21.30)

Isso me faz pensar em quão poderosas devem ser estas criaturas angelicais! Engraçado que um anjo dessas proporções não tem sequer seu nome mencionado nas Escrituras.

A Bíblia tem centenas de versículos que falam sobre anjos. Em Apocalipse, lemos sobre uma multidão incontável de anjos (Ap 5.11), porém o Livro de Deus só nos menciona o nome de três deles, e isso mostra que Deus optou por ocultar a apresentação de diversos outros seres celestiais, com poderes possivelmente mais elevados que o dos anjos mencionados. Talvez inclusive com poderes maiores que o de Miguel. E olha que Miguel já é tremendamente forte.

Veja só:

Em Daniel 10.13, vemos que estava havendo uma grande batalha nas regiões espirituais, e um anjo enviado pelo Senhor não estava conseguindo trazer a resposta de Deus a Daniel, pois enfrentava uma oposição demoníaca nos ares, oposição esta que findou quando o grande anjo Miguel veio e exterminou toda barreira, liberando o mensageiro de Deus que pôde então cumprir sua missão.

Já em Apocalipse 12.7, lemos que quando Lúcifer (Satanás) quis se engrandecer no céu, Miguel, juntamente com outros anjos, pelejou contra ele e seus demônios, e os venceram, expulsando-os e lançando-os à terra. Ou seja, Miguel já é suficientemente forte para vencer o Diabo. Em Judas 9, sei que Miguel não se recusou a insultar o Diabo por temor, mas por obediência ao Senhor, afinal, trata-se de um arcanjo totalmente submisso a Deus.

Apocalipse 12.4 parece sugerir que quando Satanás caiu, levou consigo 1/3 dos anjos do céu, e Mateus 12.24 dá a entender que Satanás (Belzebu) chefia o inferno, pois é o mais poderoso ali, ou seja, todos os demais seres infernais são inferiores a ele. Na prática, já vimos que Miguel e seus anjos são mais fortes que Satanás e seus anjos. Isso mostra que Deus sequer precisa se mover para vencer o Inimigo. Basta enviar alguns anjos de guerra.

Quer outro exemplo da grandeza de anjos desconhecidos? Todos nós lembramos que quando Maria correu ao túmulo de Jesus, após três dias de Sua morte, o corpo d'Ele não estava mais ali, e um anjo (ou dois, variando conforme o livro) estava presente próximo ao túmulo. Esta informação consta nos 4 evangelhos, porém Mateus fez questão de informar um detalhe: Pouco antes de Maria chegar ao túmulo, houve um terremoto. E qual foi o motivo deste terremoto? Em Mateus 28.2, vemos que houve esse abalo sísmico porque "o anjo havia descido até a terra". E era "apenas mais um anjo...".

Vamos um pouco além. Há alguns dias, encontrei um versículo que me alegrou muito, pois confirma o que estou dizendo a respeito de existirem anjos mais fortes que o Diabo.

Em Apocalipse 20.1, vemos que no final dos tempos, o Senhor enviará apenas um anjo para prender Satanás, e já sabemos de antemão que este grande anjo dominará sozinho a Satanás, o acorrentará e o lançará no Abismo. Imagine só este anjo! Deus não vai mandar um exército celestial, com miríades e miríades de anjos, arcanjos, querubins, serafins e seres alados para controlar o Diabo, mas tão somente 1 (um) anjo, para exercer esta tarefa. E Deus nem sequer menciona o nome deste anjo, ou seja, provavelmente ele é apenas “mais um” anjo super poderoso que habita ao lado do trono de Deus, e o serve com alegria.

Dá pra termos uma noção do tamanho de Deus assim? Espero que você consiga visualizar. Satanás pode ser um ser muito poderoso, mas com base neste aprisionamento, concluimos que existem no céu anjos muito mais fortes que os do nível de Satanás, e se o Diabo já é forte, imagine estes outros anjos. Agora, se estes outros anjos já são extremamente poderosos, imagine a força do Senhor, que os controla com um só olhar!

Sabendo-se que Deus é infinitamente mais poderoso que o Diabo, só poderíamos esperar o que de fato ocorre: A submissão do Diabo a Deus.

O Diabo se submete ao Senhor. Ele precisa pedir pra fazer algo, implorar pra que Deus o deixe agir. (Lc 22.31) Pense num demônio com coleira! Sem ironia, a comparação expressa bem a situação. Ele não vai além do limite estabelecido por Deus. Como podemos ver nos primeiros capítulos de Jó, o Diabo tem poder sobre eventos da natureza, sobre doenças, desastres humanos, mas sempre condicionados à anuência do seu Criador. Ele quer nos destruir, atazanar, impedir nossas orações, mas sempre conforme o espaço dado por Deus a ele. Ele é totalmente obediente à vontade do Senhor. Você se lembra do episódio dos porcos, quando os demônios imploraram a Jesus que os deixassem em paz, e que os deixassem incorporar uma manada de porcos? (Mt 8.30) É assim que funciona! O Reino das Trevas tem pavor do Senhor, e se sujeita totalmente a Ele. Entenda isso: Satanás não é um ser anarquista, mas um ser totalmente controlado.

Acho que cheguei ao fim de mais um artigo. Espero que após esta leitura você tenha assimilado que a nível "céu e seres celestiais", Satanás não é tão grande quanto parece. Pode ser até mesmo dominado por outros anjos anônimos que habitam com Deus. Tampouco Satanás está à altura de Deus. Ele nem ousa se aproximar de Deus sem se prostrar.

Claramente entendo que Satanás não é demente a ponto de confrontar a Deus. E até mesmo uma criança de 9 anos deve entender isso...

E.F.