Caça Raposa

PREGAÇÃO: CAÇA RAPOSA
Eduardo Feldberg – 28/05/2009 - Pregada em 26/01/2010


  • Inicio Orando
  • Faço a leitura de 1 Samuel 17 – “História de Davi contra o Gigante”
  • Davi pastoreava ovelhas e de repente se viu num campo de batalha contra o homem mais forte que ele já havia visto. Davi, um rapaz baixinho, fraquinho, contra um gigante totalmente armado e defendido pela armadura, com 3m de altura.
  • O povo de Israel vivia entre altos e baixos. Os filisteus sabiam disso, e viviam investindo contra este povo. Os filisteus eram descendentes de Cão, filho de Noé, e migraram para o Egito. Os egípcios os expulsaram de lá e eles dominaram o sudeste de Canaã. Eles ambicionavam dominar a região, portanto faziam guerras para ampliar territórios. Veremos este povo tentando destruir os israelitas diversas vezes nas Escrituras. Esta ocasião de Davi era uma delas.
  • Os filisteus e alguns outros povos que habitavam a região de Canaã queriam destruir o povo escolhido de Deus, e queriam aumentar seus territórios de qualquer maneira. Veremos em algumas leituras que por diversas vezes, estes povos inimigos colocam gigantes na frente do povo de Deus, tentando derrubá-lo.
  • Faço a leitura de Juízes 6 – “História de Gideão contra o exército gigante”
  • Gideão, um agricultor que trabalhava escondido em seus campos, com medo dos inimigos, de repente foi escolhido para livrar o povo israelita. Estava numa boa malhando trigo, e pouco tempo depois, estava numa das batalhas mais descomunais da Bíblia. Para lutar, Gideão contava com 32 mil homens, mas Deus filtrou este número para apenas 300.
  • Faço a leitura de Juízes 15 – “História de Sansão contra os gigantes filisteus”
  • Sansão era um guerreiro. Vencia qualquer exército. Sozinho, matava milhares. Numa situação, matou mil filisteus com um osso de jumento. Arrancou o portão de uma cidade e levou por 60km nas costas. Um monstro de força!
  • Assim como os filisteus e midianitas tentavam destruir o povo de Deus para estabelecer a impiedade nos territórios dominados, o Diabo age desta maneira. Ele tenta dominar o mundo, e para isso precisa destruir os obstáculos que tem pela frente, que no caso somos nós, afinal, somos convocados para destruir as obras do Diabo.
  • Muitas vezes estamos tranqüilos, numa vida pacata, e de repente nos deparamos com um gigante que tira nossa paz, nossa alegria, nosso ânimo. Desemprego, doenças, mortes, separação, filho desviado, brigas em casa...
  • Temos diversos exemplos de pessoas que estavam numa boa e de repente foram pegos num abismo.

    1. José: Estava cheio de sonhos, de repente foi vendido como escravo. Um tempo depois, conseguiu estabilizar sua vida, mas foi acusado injustamente, e preso. Seria usado por Deus e o Diabo quis eliminá-lo.
    2. Hebreus: viviam tranquilos no Egito, até que morreu o Faraó e um novo líder assumiu o poder, iniciando uma grande perseguição aos numerosos hebreus. Deus tinha promessas através daquele povo e o Diabo queria exterminá-los.
    3. Moisés: estava todo confiante de que o Êxodo seria tranqüilo, de repente, no meio do caminho, depara-se com o Mar Vermelho à frente, e o exército de Faraó na retaguarda.

  • Qual é o grande gigante que está a sua frente? Feche seus olhos e pense um pouco. Você consegue visualizá-lo? Ele é muito grande? É um problema financeiro? Um problema familiar? Um problema conjugal? Um problema ministerial?
  • Uma coisa eu falo: Que bom que você consegue vê-lo! Agora esqueça o seu gigante!
  • Todos os três foram grandes vencedores contra os gigantes. Davi, valente, confiante no Senhor, foi correndo e despedaçou o inimigo que todo o povo temia. Gideão lutou corajosamente contra o inimigo e os venceu. Matou mais de 130 mil inimigos. Sansão derrubava o gigante que fosse, assim como nós devemos vencer os gigantes que se levantam contra nós.
  • Não quero falar sobre os gigantes que você enfrenta no seu dia-a-dia, mas sobre as coisas pequenas. Não sobre as que você vê, mas sobre as que não vê! Quero falar sobre os pequenos detalhes que podem corromper nossas vidas.
  • Todos passamos por grandes lutas, mas as grandes lutas muitas vezes juntam as pessoas. Quando há falecimento, desemprego, as pessoas se unem para ajudar. O pior é quando o problema é imperceptível, e corrói nossa vida.
  • Pense NOS CUPINS. São praticamente imperceptíveis, mas agindo lentamente, e por vários dias, podem consumir cadeiras, armários e até mesmo uma casa inteira de madeira. Dizem que cupins causam um prejuízo de U$10bi por ano no mundo. É provável que haja cupins na sua casa. O problema é quando há cupins em sua vida.
  • Muitas vezes o inimigo percebe que os gigantes não conseguem nos vencer, e resolve atacar de outra maneira! Ele começa a destruir o povo de Deus com sutilezas. Com detalhes. Com pedrinhas que não vemos.
  • Esses problemas vão se levantando lentamente, e aos poucos, corroendo a vida espiritual, um relacionamento, um casamento, uma amizade, um ministério.
  • Todos estes três grandes homens da palavra venceram grandes gigantes, mas foram derrotados por pequenos deslizes! Ultrapassaram montanhas, mas sucumbiram diante das pedrinhas.
  • Você se lembra qual foi o grande pecado de Davi, o vencedor de gigantes? Golias o derrubou?
  • E o de “Gideão, o Grande”? Os midianitas o venceram?
  • E Sansão? Foi assassinado pelos filisteus?
  • Os maiores erros deles se iniciaram com pequenos detalhes, e é isso que quero analisar com os irmãos.
  • ERRO DE DAVI: Em minha opinião, um dos pecados mais abomináveis da Bíblia foi o de Davi com Betsabá. Davi cobiçou a mulher de um dos seus valentes. Adulterou com ela, engravidou-a e ainda assassinou o soldado covardemente. Como tudo começou? Com alguns olhares... Diz a Palavra que na época em que os reis saiam à guerra, Davi se recusou a ir e quis descansar, enquanto seus soldados davam a vida nas batalhas pelo rei. Davi baixou a guarda e levantou os olhos numa mulher comprometida. Davi deixou de guerrear como antes e acabou fraquejando, não conseguindo controlar seus olhos, e com esse deslize, cobiçou a mulher do próximo, adulterou, mentiu e assassinou um homem. Quebrou logo quatro dos Dez Mandamentos, e trouxe grande prejuízo sobre sua linhagem. Com certeza Davi avistou de longe o gigante Golias, mas não avistou onde acabaria aquele olhar indecente.
  • SANSÃO era um grande lutador, um matador. Não temia a nada, mas seu grande erro foi falar demais. Além do erro de sair com prostitutas, Sansão caiu nos braços de uma mulher oportunista que o entregou ao inimigo. Sansão não foi sábio e revelou coisas importantes a qualquer um. Foi imprudente por falar demais e por confiar em qualquer um. Por causa desse vacilo, Sansão perdeu a visão, foi preso, chicoteado... Morreu após pouco tempo. Além de falar demais, Sansão não cumpriu os votos que devia. Tocou num cadáver de um Leão, se relacionou com mulheres dos filisteus. Sansão foi desobediente, e não cumpriu os votos que devia. A Palavra nos diz em Eclesiastes 5 que é melhor não votar do que votar e não cumprir. Sansão foi conscientemente lutando contra os mil filisteus que aborreciam os israelitas, mas não pensou muito bem antes de revelar a qualquer um seus segredos.
  • GIDEÃO foi o agricultor que se tornou líder de um povo. Comandante de um exército corajoso, ousado e poderoso, tinha tudo pra ser um ótimo líder, como Moisés, mas se deixou levar pela ganância. Ele recusou a proposta de ser rei sobre Israel, mas quis que cada cidadão levasse um pouco de objetos valiosos pra fazer um manto sacerdotal. A Bíblia nos diz que essa decisão se tornou uma armadilha para sua família, pois este manto se tornou uma forma de idolatria, o pecado que Deus mais abomina. Provavelmente Gideão não teria se tornado um rei, mas pelo menos um homem com mais destaque, mas a narrativa acaba por aí. Subiu pra cabeça dele, e ele se orgulhou, querendo um objeto que provavelmente glorificaria sua imagem. Gideão confiou em Deus e lutou bravamente, mesmo estando em número inferior, mas não teve a mesma atitude admirável ao fazer um manto sacerdotal, que provavelmente tinha um intuito ruim, para ter as conseqüências que teve.
  • Davi perdeu por não vigiar e não controlar seus olhares. Gideão deixou o orgulho subir à cabeça e quis ser o bonzão. Sansão não obedeceu aos mandamentos do Senhor, e não soube se calar, pensando que não haveria problemas.
  • Muitas vezes temos visualizado e concentrado nossa atenção nas grandes pedras, grandes problemas, mas não atentamos às pedrinhas que nos tombam. Como dizem, “não se tropeça numa montanha, mas em pedrinhas”.
  • Em PROVÉRBIOS, vários exemplos de “pecadinhos”
  • Onde houver uma brechinha, o inimigo pode entrar, e como um abismo chama outro abismo. Você vai se afundando aos poucos. Dificilmente nós caímos a 100m de profundidade em sua vida de pecados, mas é mais comum cairmos aos poucos. Pecarmos numa coisinha, depois noutra, depois noutra, e quando vamos ver, já estamos lá no fundo do poço.
  • Devemos vencer os gigantes da nossa vida, mas não adiantará muito vencer os gigantes e permitir a entrada do mal por meio de brechinhas. O inimigo entrará do mesmo jeito.

    1. Podemos ter uma casa muito bonita, com uma cozinha repleta de alimentos, e armários cheios de mantimentos, mas se um ratinho entrar ali, com o tempo, pode fazer toda a família adoecer, e todo o alimento estragar;

    2. Para quem não se lembra, a famosa Peste Negra ocorrida na Idade Média na Europa matou cerca de 75 milhões de pessoas, ou seja, 1/3 da Europa, e foi provocada por causa de bactérias contidas nas pulgas dos ratos e outros animais pequenos. Foi a maior catástrofe biológica da história

  • Quais os pequenos pecados que temos cometido? Pense nos detalhes:

    1. Aquela palavra a mais, dita no fim de uma discussão;
    2. Falta de mansidão e paciência em casa;
    3. Falta de domínio próprio. Você não consegue se controlar diante de algumas situações;
    4. Julgar as pessoas rigidamente, sem analisar o que elas estão sofrendo;
    5. Ciúmes exagerado;
    6. Falta de atenção para com as artimanhas do Inimigo;
    7. Falta de amor;
    8. Não admitir os erros dos outros;
    9. Ser fofoqueiro e não saber calar a boca;
    10. Aceitar demais elogios, sem glorificar a Deus por eles;
    11. Fazer críticas desnecessárias e não elogiar ninguém;
    12. Ter inveja do que outras pessoas têm;
    13. Murmurar contra seu chefe, seus pais, seu líder, seu pastor;
    14. Ser relaxado com a obra do Senhor;
    15. Não fazer nada para o Reino de Deus;
    16. A mentirinha que é na verdade um “pequeno engano”. Que não chega a ser uma mentira...

  • Deus sabe que os pequenos problemas em nossa vida têm um potencial muito grande.
  • Faço a leitura de Cantares 2.15 – “Destrua as raposinhas!”
  • No contexto, a Amada fala com o Amado sobre a beleza de seus campos, suas videiras, seus jardins, e orienta o homem a caçar todas as raposinhas que tentam destruir todo aquele belo cenário. Estava tudo lindo, maravilhoso, mas por baixo de toda aquela beleza, raposinhas devastavam o jardim.
  • Sorrateiramente aqueles animais entravam no jardim, e sem que os donos percebessem, sumiam plantas, flores, porém sempre aos poucos. Os donos não viam ninguém à altura de seus olhos e continuavam tranqüilos. E as flores iam sumindo, até que quando percebiam, o jardim estava acabado.
  • Como Satanás, as raposas são astutas, e sabem como enganar seus caçadores, os cães. Elas urinam em alguns lugares, e confundem o olfato dos cães. Eles não conseguem encontrá-las direito e ficam perdidos.
  • CACE AS RAPOSINHAS!!!!!!!!!. Temos o costume de nos preocupar com as coisas grandes e esquecer que as pequenas coisas também podem nos derrubar. Muitas vezes nos derrubam mais que as coisas grandes.
  • Não há jejum, campanha, vigília, monte que resolvam uma vida cheia de raposinhas. O jejum e a intimidade podem revelar a raposa.
  • Crentes amarram o diabo, destroem gigantes, oram por isso e por aquilo, mas não percebem os pequenos erros que cometem, e por isso A BÍBLIA NOS ORIENTA: CUIDADO COM AS RAPOSINHAS!
  • O JOVEM RICO olhava e guardava as coisas grandes, mas estava em falta em algo que não percebia.
  • Em Eclesiastes 10.1 lemos que UMA MOSCA MORTA... Um errinho pode estragar uma boa relação com Deus, com sua esposa... Trocamos semanas de santidade por 10 segundos de prazer. Cuidado com os errinhos.
  • É possível que agora mesmo algumas delas estejam roendo as raízes da sua vinha. Tais raposas precisam ser identificadas e expulsas de seu lar. Outros exemplos de raposinhas são:

    Falta de perdão, Falta de compreensão, Falta de respeito, Falta de diálogo, Falta de verdade.

  • Em Neemias 4:3, o ímpio Tobias quis desanimar o povo que reconstruía os muros de Jerusalém e disse “Deixe eles construírem esse murinho... Vai ser tão fraco que virá uma raposa e destruirá tudo.”
  • Tobias afrontou o povo de Deus dizendo que os muros de pedras que eles remendavam eram tão fracos que uma única raposa destruiria facilmente. Não seria esta a situação de muitos cristãos hoje em dia? Constroem muros frouxos, e não colocam vigias sobre eles, de forma que entram diversas raposinhas no território, e assolam o local.
  • DESCOBRI HÁ UNS DIAS QUE AS RAPOSAS, POR SEREM ANIMAIS DE HÁBITOS NOTURNOS, SÃO MUITÍSSIMAS VEZES ATROPELADAS DURANTE A NOITE. SABE POR QUÊ? PORQUE ELAS FICAM MEIO PERDIDAS QUANDO ESTÃO NA ESTRADA E VEM AQUELE FAROL ALTO NA CARA DELAS. ELAS PERDEM A NOÇÃO QUANDO OLHAM DIRETAMENTE PARA A LUZ, E ACABAM SENDO ATROPELADAS.
  • Você precisa iluminar sua vida! Precisa encher-se do Espírito Santo, a ponto de iluminar com a luz da Palavra os cantos escuros de sua vida! A luz mostra a sujeira que estava escondida. Deixe a luz de Cristo iluminar os cantos escuros de sua vida, para revelar as poeirinhas que estão impedindo que você flua plenamente. Que você viva abundantemente.
  • Faça como Sansão: Em vez de deixar as raposinhas destruírem sua vida, queime-as e jogue-as de volta ao inimigo!
  • Como o salmista cantou, “olhe para o Senhor e seja iluminado”. Deixe o Senhor te iluminar esta noite, e te fazer atropelar as raposas que querem destruir sua vida.

E.F.