Pão Nosso de Cada Dia
Eduardo Feldberg


Pregação do dia 20/07/2008, na 1ª Igreja Batista da Lapa.
Nesta pregação, falo sobre a importância da "alimentação espiritual" do cristão. Como disse Jesus, "minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou", e a vontade de Deus está escrita em Sua própria Palavra, que deve ser a fonte para nossas vidas.

Se não nos esforçarmos em conhecê-la e praticá-la, ficaremos desnutridos e raquiticos espiritualmente. Lembre-se: "Vá à Fonte, e não aos afluentes".



ESBOÇO:
Pão Nosso de Cada Dia
EDUARDO FELDBERG

  • Inicio falando sobre a Maratona
  • Leio Jo 4.31-34
  • Coral Jovem canta – “Vem com Teu Fogo” e “Breve Virá”
  • Oro (posso trazer informações, mas o ES pode trazer transformações)
  • Começo a pregação: “Pão Nosso de Cada Dia”
  • Você já comeu hoje? A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento, fortalecimento, reposição de energias gastas no dia a dia, para nos manter firmes, para não adoecermos, para acelerarmos o nosso metabolismo, etc..
  • A alimentação é vital para o nosso corpo, mas como em nossa composição, contamos também com nosso espírito, precisamos alimentá-lo. O nosso alimento espiritual é a Palavra de Deus.
  • Por que devemos ler a Palavra de Deus? Já que estamos falando sobre a Palavra de Deus, nada como estudar bastante ela, então vamos abrir alguns versículos:
  • Lutero disse: “Eu não fiz nada. A Palavra de Deus fez e realizou tudo”

    · Porque Deus mandou – Tiago 1.22
    · Porque Deus nos orientou – Cl 3.16 / 2Tm 2.15
    · Porque ela me ensina tudo o que eu preciso – 2Tm 3.16, 17
    · Porque ela é eterna. Não muda. Não se desatualiza. É 100% confiável – Is 40.8
    · Ela é infalível em Seus propósitos gerados por Deus – Is 55.11
    · Porque através dela eu conheço a Deus – 1Jo 2.3,4

  • O que eu ganho lendo e cumprindo a Palavra?

    · Através dela eu sei qual a vontade de Deus – Sl 119.105
    · É nela que eu conheço as promessas de Deus pra minha vida - Óbvio
    · Com ela eu venço o Maligno – Mateus 4 / Ef 6.17
    · Ela me faz bem-aventurado e me faz prosperar – Salmo 1.1,2 ; Js 1.8;
    · Me torna mais sábio – Sl 119.98
    · Com ela em meu coração eu não peco – Sl 119.11 ; 119.165
    · Ela evita que eu pereça – Os 4.6 / 2 Sm 6

  • Falo sobre a igreja que faliu por causa da falta de conhecimento. Ef. 4.14 – Vento de doutrina
  • Falo sobre a história de Josias. (2Crônicas 34.14) – O povo perecia por falta de conhecimento da Palavra
  • A Palavra é Lâmpada para os nossos pés. Sl 119.105 – Peça pra fecharem os olhos, e “tentarem ir ao banheiro”, por exemplo...
  • História: Posso falar sobre as trilhas que fazíamos no acampamento da APEC. Sem as lanternas não enxergávamos nada, mas com ela, a gente via tudo ao nosso redor. O mundo jaz em trevas. Jesus é a Luz, refletida através de Sua Palavra.
  • “A Bíblia é como um espelho que reflete Jesus Cristo. Ao lermos a Palavra, podemos perceber aquilo que ainda precisamos parar de fazer e aquilo que precisamos praticar para tornarmo-nos como Ele.”
  • Quando o canto escuro é iluminado, você vê as poeiras.
  • Falo sobre a necessidade de meditação na Palavra de Deus
  • Qual a diferença entre ler e meditar?
  • Ler: ver o que está escrito; pronunciar ou não algo que está escrito; recitar
  • Meditar: pensar sobre; ponderar; estudar; considerar; refletir;
  • Na Palavra de Deus, há orientação para se ler ou meditar? Como naqueles tempos, pouquíssimas pessoas sabiam ler, e tinham acesso às Escrituras, a maior parte das vezes em que um servo de Deus lia, o povo apenas ouvia e depois meditava naquilo que ouvira.
  • Leio Salmos 37.4 e Mateus 6.33 e na primeira vez, leio de qualquer forma. Depois, leio atentamente e calmamente.
  • Quanto tempo nós temos meditado na Palavra de Deus?
  • Vá à Fonte, e não aos afluentes – 01/2005
  • Muitos têm a Bíblia na ponta da língua. Poucos a têm na ponta do coração. – 22/01/2005
  • Leia mais a Bíblia, e menos sobre a Bíblia. – 01/2005
  • Sem a Palavra, até suas orações serão desprezadas: O que desvia os seus ouvidos de ouvir a lei, até a sua oração será abominável. (NTLH e Almeida) Pv 28.9
  • Falar dos povos que se matam por uma página da Bíblia;
  • Um Deus que não fala muito não escreveria um livro tão grande para o filho;
  • Nós, cristãos, precisamos estar instruídos com relação à Palavra de Deus. Precisamos entendê-la. Manejá-la. Domina-la. Esta é a carta que Deus nos deixou. Estamos fazendo questão de ouvir a voz escrita do Senhor, ou temos deixado ela de lado?
  • Algumas Bíblias estão tão empoeiradas, que você pode escrever com o dedo, em cima dela, a palavra “condenado”.
  • Lutero disse: “Afaste de mim todas as revelações,...”
  • Tem gente que se baseia nas pregações. Se baseie na Palavra. Não no que o Cirilo prega, não no que a Neuza prega... Na Palavra, pois eles erram também.
  • Será que eu tenho AMADO a Palavra? Quais as características de alguém que ama algo?
  • · Quer estar sempre com ela / Fala bem dela / Fala dela pra todo mundo, pois ela enche o seu coração. O que enche o seu?
  • Versículos de Amor pela Palavra de Deus: Sl 119.148 / Sl 119.97 / Sl 119.111 / Sl 119.131 / Jó 23.12
  • Apelo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!