Por Partes
Eduardo Feldberg



Pregação realizada no dia 24/07/2007 na 1ª Igreja Batista da Lapa.
Nela, falo sobre a inteligência em se esperar em Deus. Ele faz as coisas por partes, mas o final é sempre maravilhoso.
Deus vai montando um quebra-cabeças que muitas vezes não entendemos, pois somos parte dele, mas Deus, que vê tudo de cima, como bom Pai, sabe muito bem o que está fazendo, e continuará a montagem até formar o cenário perfeito em nossas vidas.



ESBOÇO:
PREGAÇÃO
“POR PARTES”


Idealizada em 13/05/2007
Realizada em 24/07/2007

1. Inicio orando

2. Faço a leitura bíblica: João 3.8

3. Narro uma história relacionada à pregação: História de José

José nasceu (....) e chegou ao reino.

4. Explico os procedimentos do Senhor com relação à nossa vida: Deus pode fazer tudo repentinamente e instantaneamente, mas muitas vezes age paulatinamente. Na Palavra de Deus nós encontramos diversas operações de maravilha, milagres que mostram o agir de Deus, tanto instantaneamente quanto paulatinamente ou progressivamente. Deus tem o modo certo para fazer as coisas, e por isso diz através do profeta Isaías que os planos e pensamentos d'Ele são muito mais elevados que os nossos.

Nós pretendemos sempre Ter nossos desejos e sonhos realizados na mesma hora, mas não sabemos que tudo tem o seu tempo determinado, e não saberíamos administrar nossas conquistas, se estas viessem no nosso tempo.
O problema é que nós nunca queremos esperar, e em meio à imensa ansiedade que nos inquieta, nós ficamos com a impressão de que Deus está se atrasando.

Deus tem um tempo para cada coisa, e tem um propósito para cada situação, bem como para o tempo "demorado".
O tempo desperta e gera em nós a perseverança, a paciência, a persistência, a fé, e o bom é que temos sempre a garantia de que no fim, tudo dará certo e cooperará para o nosso benefício... A questão é que nós humanos odiamos esperar! E queremos tudo à pronta entrega, mas Deus tem um tempo de preparo e capacitação durante o período da promessa e a concretização dela.

Nenhum dia de espera é vão, pois Deus vai tratando nosso caráter, preparando as situações para que a promessa seja ainda mais maravilhosa, ensinando-nos a lidar melhor com nossa futura conquista, etc.

Cada dia que passa serve como uma perfeição a mais em nosso amanhã. Tem uma musica da Elaine de Jesus que diz: "Se Deus agir com pressa, só responde a oração. Mas quando Ele demora, É pra fazer revelação. Se Ele age rápido, Apenas atende você, Mas quando Ele demora, faz o que ninguém pode fazer." O tempo nos ensina... Nenhum dia é vão ou inútil na sua demora, irmão. Deus age no silêncio! À medida que o tempo vai passando, Deus vai nos aperfeiçoando e aperfeiçoando nossa futura vitória.


5. Exemplifico com a vida de José e de Davi como Deus estava agindo muito, mesmo parecendo que nada estava sendo feito:

Problemas de José:

1. Os irmãos não gostavam dele e tinham ciúmes (oposição)
2. Deus deu uma promessa e isso desencadeou ainda mais o ódio de seus irmãos, que lhe insultavam e humilhavam, chamando-o de “mestre dos sonhos”. (Oposição tentando enfraquecer sua fé)
3. Teve que caminhar por mais de 20 km até o rebanho em que seus irmãos estavam. (Locomoção/mudança para lugares inesperados)
4. Roubaram sua túnica preferida (Você pode perder aquilo que lhe é muito valioso)
5. Lançaram-lhe num poço sombrio e assustador (Você pode ser lançado em lugares terríveis)
6. Quando lhe tiraram do poço, José pensou: Ufa! Mas logo depois seus irmãos o venderam como escravo (De repente pode aparecer uma trégua, mas a prova pode continuar)
7. Logo depois, José foi vendido para o capitão da guarda. (Deus pode te mandar para um lugar não muito agradável)
8. Como se não bastasse estar numa pior, José ainda era tentado diariamente pela mulher de Potifar. (Durante a provação, o diabo quer te derrubar, aproveitando-se de sua fraqueza momentânea, como Jó.)
9. Quando tudo estava bem, a mulher de potifar mentiu e o acusou falsamente. (Podem levantar calúnias a seu respeito, te acusar falsamente)
10. José foi preso e largado na prisão mesmo sendo inocente (Você pode sofrer as conseqüências de uma acusação mesmo sendo inocente)
11. Dentro da prisão, José teve que servir aos próprios prisioneiros (padeiro e o copeiro). (Você pode estar em situações ruins e ainda assim, parecer que há como piorar)
12. Deus capacitou José a interpretar o sonho de ambos. Deu tudo certo, mas José não recebeu nada por isso e o copeiro se beneficiou totalmente, esquecendo-se de José. (Você pode fazer coisas boas e não receber mérito nenhum por isso)
13. Passaram-se 2 anos e nada. (Pode demorar um dia, um ano, mas Deus te tem na palma de Sua mão)

Tudo isso parece ter sido um monte de provações e problema inúteis que surgiram no decorrer de sua vida aparentemente desastrosa, mas se nós analisarmos, veremos que absolutamente cada um desses problemas foi crucial na construção da grande benção que ele receberia.

· Ele não teria se tornado o segundo homem no reino se não tivesse interpretado os sonhos dos homens a que servia dentro da própria prisão;
· Ele não teria interpretado os sonhos se não tivesse ido à prisão
· Ele não teria ido à prisão se não tivesse sido acusado falsamente na casa de Potifar
· Ele não teria ido à casa de potifar se não tivesse sido vendido como escravo
· Ele não teria sido vendido como escravo se não tivesse no poço
· Ele não estaria no poço se não fosse odiado por seus próprios irmãos
· Ele não teria sido tão odiado por seus irmãos se Deus não tivesse lhe dado um sonho, uma promessa

Nenhuma etapa da vida dele poderia ter sido evitada, pois cada situação foi necessária para se chegar ao fim excelente alcançado. Se Deus não tivesse levado José para o Egito, mas tivesse respondido a oração dele no início da historia, ele teria obtido a benção que queria para o momento, sem conhecer jamais o imenso plano que Deus tinha para ele, e assim não teria sido o famoso José do Egito, mas simplesmente mais um José.

Problemas de Davi:

Davi se achava um servo inútil. Um mero pastorzinho que cuidava das ovelhinhas, mas ali, enquanto ele não fazia nada de grandioso, ficava treinando com seu brinquedo, até desenvolver uma boa mira. Tempos depois esta habilidade foi indispensável na tarefa que o levou o reinado. Enquanto pastoreava, vinham animais ferozes como leões e ursos e ele os matava para defender seu rebanho. Davi: Se ele não treinasse sua pontaria enquanto pastoreava, nem matasse leões e ursos, não teria tido ousadia para enfrentar Golias.

Deus tem grandes planos pra você! Ele não quer que você seja apenas mais um, mas para te tornar o que Ele quer, você precisa aceitar o que Ele terá de fazer em sua vida.

Hb 10.36 - É preciso paciência para alcançar a promessa mesmo estando fazendo a vontade d’Ele.

Enquanto você está esperando, Deus está agindo, à la Deus. E no modo d’Ele, tudo pode parecer contrário, mas não é.... Eu não sei em que estágio da prova você está, mas sei que se você for fiel ao Senhor, sairá como o ouro.

6. Explique a essência dessa pregação. Não se trata de “tenha paciência”, mas sim de “creia que Deus está operando enquanto parece que nada ocorre em seu favor”:

Não estou pregando para você ter paciência enquanto não vê nada.
Estou pregando para que você creia que enquanto espera, Deus está trabalhando sim! E muito.
Não estou pregando que nós precisamos esperar desolados enquanto nada feito.
Estou pregando que tudo está sendo feito na velocidade da sabedoria de Deus.
E que podemos nos alegrar enquanto esperamos, e não ficar desolados, pois esse período é o período em que Deus está juntando as peças.

7. Exemplificar com a idéia dos Quebra-cabeças:

Ninguém constrói um quebra cabeças lindo e maravilhoso com dois lances. Só Deus poderia fazer isso, mas ele gosta de construir peça por peça, e observar quão lindo sua obra está ficando.
Num quebra cabeças, só quem olha por cima vê que as peças estão se juntando e formando uma linda paisagem. Mas quem olha por baixo só vê que não está nada pronto. Nós olhamos por baixo pois somos as peças, agora Deus é o construtor. E Ele não dorme enquanto constrói a vida de quem Ele ama demais, demais, demais.

8. Exemplificar com a “Criação do Éden”:
A criação: Quem disse que Ele acabou?

No 1º dia fez:
No 2º dia fez:
No 3º dia fez:
No 4º dia fez:
No 5º dia fez:
No 6º dia fez:
No 7º dia fez:

Após o primeiro dia, quem disse que Ele havia acabado? Você acha que Ele criaria apenas a luz, mas deixaria Sua obra sem vida, alegria?

Começar elogiando e realçando as maravilhas do Éden, depois discorre sobre cada criação de cada dia. Deus deixou a mulher por ultimo pra não dar palpites... rsrs. "Viu Deus que era bom." Ele sabe o que é bom para cada fase de crescimento em nossa vida...

9. Mostrar uma cura gradual com Jesus e o cego:

Você pode achar que Deus opera instantaneamente, mas nem sempre é assim. O próprio Jesus fez questão de deixar um exemplo, provando que às vezes Ele quer ver nossa reação enquanto realiza o milagre.
Mc 8.22 - Jesus curou o carinha e ele passou a ver arvores... Depois curou completamente...
Dá pra relacionar o vale dos ossos secos tratando-se de uma conversão.

10. Exemplos de detalhes que Deus pode ir arrumando enquanto esperamos em nossa (o):

Família:
Alguém está desviado em sua casa? Não tenha pressa. Deus não tem pressa pois é Eterno. Repare na progressão realizada no Vale dos Ossos secos:

Primeiro: Deus colocou tendões
Segundo: Deus colocou carne sobre os ossos
Terceiro: Deus colocou pele sobre a carne
Quarto: Deus colocou um espírito para que eles tivessem vida.
Quinto: Deus os tirou do suposto túmulo e os fez reviver.

Deus pode gerar vida naquele que está perdido, mas age por partes. Jamais colocaria um espírito em alguém que está sem pele, sem carne, sem corpo. Seria um mutante. Deus faz por partes.

Ministério:
Deus precisa te tratar e gerar em você um coração puro e um espírito reto. Talvez você só veja defeitos em seu ministério, e Deus te coloca lá para que você faça algo, mude algo, te ensine a ser mais disciplinado, mais responsável.
- Mas Deus, eu quero ser pastor!
Então aprenda a servir primeiro, para depois alcançar o seu sonho.

Casamento:
Deus... Eu quero casar. Por que o Senhor não me permite casar logo?

- Você saberia administrar uma casa inteira agora? Você se esforça em aprender, em trabalhar, em ser amável com sua futura mulher? Vamos por partes, meu filho. Você pode dar um passo de fé, mas a fé sem obras é morta. Não adianta querer casar agora e não se preocupar com as tarefas que você será responsável.

Trabalho:
- Ah, Deus. Por que eu preciso estar aqui? O que é que eu estou fazendo nesta empresa que não ajuda em nada para o crescimento do Seu reino?

Talvez José se perguntasse o mesmo com relação à Casa de Potifar, mas lembre-se que foi necessária a passagem por ali para que ele aprendesse a administrar uma casa, para algum tempo depois ter noções de administração de um Reino inteiro. O maior do mundo, nos tempos em questão.

Talvez você precise aprender algo de bom como office-boy para saber se virar depois quando estiver no campo missionário.

Mas o que importa não é querer saber exatamente o que você está fazendo, mas sim crer que se Deus te pôs aí, é porque Ele tem algo para te ensinar aí.

11. Versículos:

Fp 1.6 - Aquele que começou a obra a aperfeiçoara...
Jo 3.8 - Aquele que é nascido de Deus é como o vento: Ninguém sabe pra onde vem, nem pra onde vai.
Não importa se você está indo de um lado para o outro. O que importa é que você tenha um alvo, prossiga para ele, seja determinado e confie em Deus.
Rm 8.24 – Ora, a esperança que se vê não é esperança.
Se você não consegue ver nada, apenas creia.

12. Finalizar com uma oração:

“Não precisa me mostrar o que estás fazendo. Só desejo que guies meus passos para que Sua vontade seja feita”.

Um comentário:

  1. paz do senhor!bom ja faz algum tempo que tenho lido seu blog,e tbem suas pregações,olha que deus continue te abençoando muito,pois sinto uma unção tremenda quando ouço suas pregações.
    que através das suas pregações muitas vidas cheguem a DEUS.
    achei importante eu ti escrever pois sou esposa de pastor,sempre louvei ao senhor, e fui consagrada a missionária,ai estreitou como muitos dizem rsrsrsrsrsrs, então veio o primeiro convite quase tive um treco kkkkkkkkk
    mais DEUS deu graças e hoje pela misericórdia DELE e com muito temor tenho ministrado em varios lugares.
    realmente DEUS É FIEL,ESPERO UM DIA TRAZE- LO EM NOSSA IGREJA,AQUI EM BRAGANÇA PAULISTA,BOM QUE DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO E TBEM SUA FAMILIA.MISS RAQUEL

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!