Uma Vida Sem Sentidos
Eduardo Feldberg



Pregação do dia 25/07/2006, na 1ª Igreja Batista da Lapa.
Nesta pregação, falo sobre a necessidade de realmente vivermos pela Fé! Que a Fé seja o nosso "sexto sentido", e que tenha predominância sobre os demais, afinal, como justificados pelo sangue de Cristo, devemos viver pela fé, e não por vistas.



ESBOÇO:
Pregação: Uma Vida Sem Sentidos
Leitura: Hb 11
Pregada por Eduardo Feldberg em 25/07/2006


INTRODUÇÃO

  • A História de Noé
  • Deus criou o mundo e, a início, tudo era bom e agradável aos olhos de Deus.
  • O pecado entrou e o mundo decaiu. Com o aumento da maldade, a perversão se instaurou.
  • O ápice desta maldade se deu na época de Noé. Em Gn 6.5 a Bíblia nos diz:

    “A maldade se multiplicou na terra e os planos do coração dos homens eram sempre maus.”
  • Deus já previa isso e não se surpreendeu. Simplesmente deixou o homem seguir seus próprios caminhos, mas a maldade chegou a um grau tão elevado que houve a necessidade de uma repovoação da terra.
  • Para isso, Deus escolheu um homem íntegro e reto diante d’Ele. Em Gn. 6.8, vemos que Ele achou e escolheu a Noé.
  • Acho admirável que Noé, mesmo vivendo em meio a um povo perverso, depravado, sem igreja, sem pastor, sem “irmãos em Cristo”, sem cultos e nem mesmo Bíblia se manteve na presença e nos caminhos do Senhor. Quão difícil deve ter sido isso. Isso é fé! Mesmo que todos caçoem de você, você se mantém nos caminhos do Senhor, pois sabe que Ele é fiel.
  • Como sabemos, a Bíblia não segue uma ordem cronológica exata, principalmente no Pentateuco. Segundo estudos, Deus avisou a Noé sobre o dilúvio quando ele tinha uns 480 anos de idade.
  • Deus avisou que inundaria a terra com uma chuva muito grande. As águas encobririam a terra e afogariam todos os homens e animais. Deus encarregou Noé de fazer um grande barco e de colocar pares de animais dentro da arca.
  • A Bíblia não nos relata com exatidão onde Noé morava, mas conforme estudos históricos, os estudiosos concluíram que Noé vivia antes do dilúvio numa região que distava cerca de 1500 km da praia. Era muito longe! Era a mesma distância entre São Paulo e Porto Seguro. Não havia carro nem ônibus. Para Noé “descer” à praia ele tinha que ir a pé. Andando, essa distância seria feita em cerca de 40 dias, caminhando por 10 horas seguidas diariamente. Então eu me pergunto: Será que Noé já tinha visto um barco? Provavelmente esse meio de transporte era algo novo, extraordinário.
  • Um segundo ponto interessante é que desde a criação dos céus e da terra ainda não havia chovido. A Bíblia nos diz em Gn 2.6 que um vapor subia da terra e regava-a (orvalho), produzindo as ervas e tudo mais. Naquela época a atmosfera era diferente da de hoje.
  • O que é a chuva? Devido ao aquecimento da temperatura, as águas dos mares e rios se evaporam e sobem em estado gasoso. Lá em cima, elas formam as nuvens, que por sua vez, devido ao esfriamento da temperatura se condensam e caem novamente em forma liquida. Naquela época não havia essa variação de temperatura. Não havia formação de nuvens “nimbus”, que são as nuvens de chuva. Logo, não chovia.
  • Agora imagine a cabeça de Noé, quando ele ouviu essa ordem do Senhor. Seria o mesmo se hoje em dia Deus chegasse para um beduíno e dissesse:

    - Meu filho, eu preciso que você construa um foguete, pois eu farei cair neve nesse deserto e todos morrerão. Menos os tripulantes do foguete.
  • Noé construiu a arca e esperou em Deus. O dilúvio veio quando Noé tinha 600 anos. Ou seja, ele esperou 120 anos pelo dilúvio. Imagine a tiração de sarro que ele não tinha que suportar. Creio que a fé dele deve ter se abalado muitas vezes ao ver os obstáculos.

    a) Os homens caçoando dele;
    b) Os homens colocando dúvida em seu coração;
    c) O tempo sempre estável, sem variação de temperatura;
    d) O tempo se passando (120 anos).

    Imaginem a mulher de Noé, também, o que não deve ter passado:

    - O que é aquilo que seu marido está fazendo ali atrás, Dona Noé?

    Mesmo assim, ele se manteve firme, crendo naquele que o havia prometido. E muito tempo depois ele ainda cria, e Deus recompensou sua fé com a salvação dos seus.
    Noé é um grande exemplo de fé, mas, o que é fé?

A FÉ

  • Fé: Convicção de algo; confiança na palavra de alguém.
  • Fé na Bíblia: É a certeza das coisas que se esperam e a prova das que não se vêem.
    O homem já nasce com fé, mas nessa pregação eu quero separar dois tipos de fé: Fé natural e Sobrenatural.
    O homem já nasce com a fé natural, que é a fé que se baseia nos sentidos humanos. Ele crê naquilo que vê, ouve, sente, etc.
  • Deus nos criou com sentidos, para que nos relacionássemos de forma mais concreta com o mundo. Nos deu a visão, olfato, audição, tato e paladar, para que nós sentíssemos as coisas.
  • Mas Deus é o Deus do impossível, e não se limita aos sentidos. Ele quis que nós vivêssemos como Ele, sem essa dependência sensitiva. Para isso, nos deu a fé sobrenatural. A fé sobrenatural é aquela fé que não depende dos sentidos. Com ela você vê o invisível, ouve o inaudível, toca o insensível.
  • A fé natural pode ser vista como esse exemplo: Você está sentado neste banco porque sabe que ele não vai cair, pois você está vendo os pés do banco, a firmeza da madeira. Essa é a fé natural. Você crê porque está vendo.
  • A fé sobrenatural é diferente. Nela você não dependerá dos sentidos. A fé de Noé era uma fé assim. Tudo o que estava acontecendo estava indo contrário ao que ele havia ouvido. Tudo acontecia para abalar a fé e a confiança dele naquelas palavras de Deus, mas ele não se deixou levar pelo que via ou ouvia, mas simplesmente creu no que Deus havia lhe informado.
  • O grande desafio do cristão não é simplesmente crer em Deus, crer nas promessas d’Ele, crer na Palavra, mas sim colocar essa fé acima dos sentidos.
  • Nós temos cinco sentidos, mas muitas vezes queremos ver antes de crer. Queremos ouvir antes de crer, sentir antes de crer, mas Deus nos desafia a colocarmos nossa fé acima dos cinco sentidos.
  • A Palavra de Deus nos manda “viver pela fé”. Isso é tão importante que Deus repetiu esse versículo quatro vezes na Bíblia. Nós não podemos nos guiar pelo que vemos, mas sim pelo que cremos. E viver assim. Por isso eu falei que o tema dessa pregação é “Uma Vida Sem Sentidos”. Não que nós não usaremos eles, mas sim porque nós não podemos ser guiados por eles.
  • Viva pela fé! Jesus disse: “Bem-aventurados os que não viram e creram”. Tomé não creu. Tomé precisou sentir. Jesus queria que ele não tivesse precisado.
  • A fé gera sentidos espirituais. Passe a fé para o 1º item da lista.

VIVENDO PELA FÉ

  • “O justo viverá pela fé”. Mas eu sou justo? usto: Essa palavra vem do grego e pode ser traduzida por:

    Reto, justo, inocente, aprovado por Deus, livre de condenação.

    Quando aceitamos a Cristo, Ele nos justifica e seu sangue nos inocenta de todo pecado. Somos justificados por Cristo, portanto devemos viver pela fé.
  • Viva pela fé. Às vezes a coisa demora porque Deus quer aumentar nossa fé. Veja o caso de Lázaro. Jesus sabia que iria ressuscitá-lo.

JESUS SEMPRE ELOGIOU A FÉ

  • Jesus sempre analisava a fé das pessoas. Quantas vezes nós não O ouvimos dizer:

    - Vai, a tua fé te salvou!
    - Porque crestes, verás.
    - Nem mesmo em Israel vi tanta fé!
    - Homem de pequena fé!
    - Homem de grande fé!
  • Jesus sabia que a fé move os céus (e os montes).
  • HEBREUS
  • Em Hebreus 11 temos diversos exemplos de fé. Analise-os: Abel, Enoque, Abraão, Sara, Noé...
  • SARA

    Sara era esposa de Abraão. Deus prometeu a ela um filho, mas Sara já estava com 65 anos de idade. Mesmo assim ela creu. A Bíblia nos fala que ela recebeu sua promessa “pois creu na fidelidade daquele que a havia prometido”. 25 anos depois, quando já estava com 90 anos, Deus deu a ela o filho da promessa.
    Imagine se a fé dela não balançou. Imagine uma senhora de 89 anos dizendo pras vizinhas:
    - Acho que ano que vêm gerarei um filhinho.
    Qual o tamanho do teu problema? É algo muito difícil pra você? Quanto mais difícil pra você, mais prazer o Senhor terá em solucioná-lo.
    A fé é como uma pipa: Quanto mais forte e contrário for o vento, mais alto ela voará.
    Quanto maior a sua luta, maior a sua vitória. Apenas confie em Deus e busque-O.


PROFETIZE SUA BENÇÃO

  • Irmãos, uma coisa importante é não ter uma fé hipócrita. Falar que cremos mas na verdade não cremos coisa nenhuma. Tem gente que fala que crê, mas chora pra todo mundo, dizendo que está tudo horrível, que nada acontece, que nada vai acontecer. Não faça isso! Tome posse da sua benção e já se imagine com ela.
    Exemplo do pastor João com seu filho “imaginário”.
  • Abraão e Sara estavam velhos, na terceira idade, mas mesmo assim, Sara tomava posse da promessa toda vez que o chamava. Abraão = Pai de Multidões. Sara = Mãe de Nações. Falavam coisas que não existiam como se já existissem.

RESUMO

  • Não se deixe levar pelo que vê ou pelo que não vê. Se deixe levar pela fé.
    A Palavra te desafia hoje a colocar a sua fé acima dos seus sentidos.

    VERSÍCULOS E FRASES

    Fé é crer que Deus não mente!
    Fé é crer que Deus é Deus!
    Fé é crer no impossível.
    A fé não tem olho!
    Apaixone-se pelo impossível.
    Não se baseie no que não deu certo. Se baseie no que a Palavra diz.
    Quanto maior a luta, maior a vitória.
    A fé põe a Palavra de Deus acima de todas as circunstâncias.
    Eu e Minha casa serviremos a Deus!
    Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa.
    A oração da fé salvará o doente.
    A oração de um justo pode muito em seus efeitos.
    Estes sinais seguirão aos que crerem: expulsarão demônios, curarão enfermos, falarão novas línguas.
    Tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus.
    Se creres, verás a glória de Deus.
    Sem fé é impossível agradar a Deus.
    Para agradar a Deus, é necessário crer que Ele recompensa os que O buscam.
    Desde a antiguidade não se viu um Deus que trabalhe por aqueles que esperam n’Ele.
    A esperança que se vê não é esperança.
    Deus chama as cosias que não são como se já fossem.
    Andamos por fé e não por vista.
    Quem duvida do recebimento daquilo que pede é semelhante às ondas do mar. Vai de um lado para o outro e nunca se firma. Esse não receberá nada do Senhor.
    A nossa fé é a vitória que vence o mundo.
    Não fique inquieto por coisa alguma. Apresente seu pedido a Deus e a paz d’Ele te encherá.
    Lance toda a sua ansiedade sobre o Senhor, e Ele cuidará de você.
    Se você cumprir Meus mandamentos, as minhas bênçãos te seguirão e te alcançarão.
    Se você viver em Meus caminhos, será bendito por onde for.
    Todo lugar que pisar a planta do teu pé, te darei.
    Haveria algo difícil ao Senhor?
    O justo viverá pela fé. Se ele recuar, não terei prazer nele.
    Depois de ter feito a vontade de Deus, é preciso ter paciência para alcançar a promessa.
    Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que não se vêem.
    Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que já nos abençoou com toda a sorte de bênçãos espirituais nas regiões celestiais, em Cristo.
    Tudo o que você pedir em meu nome, sendo de acordo com a Minha vontade, crendo, receberá.
    Seja o homem mentiroso e Deus verdadeiro.


VAMOS VER O QUE É FÉ


  • Feche os seus olhos e veja sua benção: Seu marido aqui na igreja; seu filho livre das drogas; seu casamento abençoado.
  • Tampe os ouvidos e ouça: Seu chefe elevando seu cargo; sua família glorificando a Deus.
  • Abra as mãos e sinta sua benção: Suas finanças sendo supridas; sua cura descendo do trono de Deus.
  • Sinta o cheiro da chuva descendo. O inverno passando e a primavera chegando.
  • Abra sua boca e, pela fé, já agradeça o que Deus está te dando.
  • Espiritualize seus sentidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!