Apenas Queime
Eduardo Feldberg




Pregação do dia 29/01/2008, na 1ª Igreja Batista da Lapa.
Nesta mensagem, falo sobre a necessidade do cristão de se encher de fogo por Deus, inserindo lenha em seu coração a cada dia.
A tendência é o fogo se apagar se não for jogado um combustível nele, portanto devemos cuidar para que nossa vida não se esfrie. Dependemos de Deus, mas precisamos encher de lenha nosso coração, aumentando cada vez mais a presença do Espírito de Deus em nós.



ESBOÇO:
PREGAÇÃO
“Apenas Queime...”
Eduardo Feldberg – 29/01/2008
  • Inicio
  • Falo sobre a Oração: “É o oxigênio da alma”
  • Peço para a igreja se sentar, ou levantar ou ajoelhar e orar por 6 minutos
  • Como você se sentiu durante este tempo? Você não agüentava ver a oração passar logo? Queria continuar? Estava pensando em algo nada a ver com a oração? Parece que esses 6 minutos foram os mais longos da sua vida?
  • Jesus criticou Seus discípulos por não conseguirem orar por nem ao menos 60 minutos (Mt 26.40). Como você se sentiu orando por 1/10 do tempo que Jesus considerou o mínimo?
  • Como está sua vida espiritual? Em 1Ts 5, a Palavra nos diz para termos nosso corpo, alma e espírito preparados. Nosso corpo é tratado com exercícios, caminhadas, alimentação, etc. Nossa alma é a parte que abriga a maior parte dos nossos sentimentos, paixões, tristeza, alegria. Mas nós também temos uma vida espiritual. Como está a sua?
  • Falo sobre a minha pregação – como acabei pregando sobre isso
  • Leio Levíticos 6.12
  • Em diversas passagens da Palavra de Deus, nós podemos ver que Deus frequentemente se manifestava através do fogo:

    Com Moisés, na sarça ardente
    No deserto, como uma coluna de fogo a noite
    Elias clamou pela presença do Senhor e o fogo desceu do céu
    Hb 12.28,29 nos diz que o Senhor é um Fogo consumidor
  • Quando estamos perto de Jesus, arde dentro de nós algo mais forte. Como os discípulos no caminho de Emaús, em Lucas 24.32.
  • Deus está dentro de nós como fogo, e quem gera esse fogo, esse calor dentro de nós é o Espírito Santo.
    Somos templo do Espírito. Quando Jesus ascendeu ao Céu, nos garantiu que deixaria o Espírito Santo para habitar dentro de nós (Jo 14.16).
  • Precisamos manter o fogo aceso, pois a tendência do fogo é se apagar
  • Nossa vida espiritual também tende a se apagar se não for alimentada, como uma escada rolante: Se você não anda, volta tudo.
  • Estar quente é estar cheios de Deus! Cheio de amor por Jesus, pelo Espírito Santo, pela Sua palavra!
  • Você precisa andar, correr, se esforçar pra manter esse fogo aceso
  • Repare que em Levíticos, quem precisava manter o fogo aceso era o próprio sacerdote.
  • Se você não tem queimado, é porque não está pondo a lenha
  • Em Pv 26.20 está escrito que “faltando lenha, o fogo se apaga”
  • O fogo é Deus, e nós precisamos colocar lenha pra que Ele aumente em nós.
  • O Altar é o nosso coração 1Pe 2.5: “Somos pedras vivas para oferecer sacrifícios ao Senhor”
  • Os sacerdotes somos nós. 1Pe nos diz que somos “geração eleita, sacerdócio real!”
  • Quem nos aproxima de Deus é o Espírito Santo, que reside em nós. Nós precisamos nos encher d’Ele.
  • Uma vez cheios d’Ele, nós queimaremos mais por Jesus, pois o Espírito Santo nos remete a Ele.
  • O Espírito Santo é quem nos faz se arrepender, pois nos convence do pecado.
  • O Espírito Santo é quem nos faz testemunhar de Cristo
  • O Espírito Santo é quem nos ensina e nos leva a orar
  • O Espírito Santo é quem nos leva a adorar
  • Mas Ele pode se extinguir de nossas vidas, e para evitarmos isso, precisamos mantê-lo dentro de nós.
  • Efésios 4.30 diz que nós podemos entristecer o Espírito Santo
  • 1 Ts 5.19 nos diz para termos cuidado para não extinguirmos o Espírito Santo
  • Essa tarefa não é muito fácil. Precisamos ser santos como Ele é santo. Nos esforçar. Colocar lenha!
  • Exemplos de lenha: Buscar a Deus; louvar a Deus; Jejuar; Orar; ir à Igreja; Cumprir a Palavra...
  • Nós estamos queimando? Nós estamos vindo à Igreja porque temos tido fome e sede de Deus ou pra cumprir nossa agenda semanal?
  • Você está se tornando um craque na Palavra de Deus, mas você tem buscado verdadeiramente o Escritor?
  • Salmos 42.1, 2 – Tenho sede de Deus como a corsa tem pela água. Tem mesmo?
  • Ou você só tem vivido das suas experiências no passado?
  • Havia uma época em que os Israelitas viviam clamando: Ah, Deus, faça de novo aquilo que fizeste com nossos antepassados. Aquilo que juraste a Abraão, ou quando abriu o mar com Moisés. Você está vivendo assim? Só do passado?
  • Ec. 7.10 diz: “Não é sábio dizer que os tempos do passado foram melhores do que os de hoje”, pois “Este é o dia que o Senhor fez para nós, e devemos nos alegrar nele!” Salmos 118
  • É engraçado que nesta passagem de Levíticos, nos versículos 10 e 11, Deus ordena aos sacerdotes que tirem toda a cinza que restou dos outros sacrifícios e levassem para longe dali, para um lugar puro. Deus não mandou jogar no lixo, pois Ele não quer que esqueçamos das outras experiências que já tivemos com Ele, mas não quer que elas impeçam uma nova experiência e gerem acomodação, saudosismo, nostalgia...
  • Será que não temos vivido de cinzas espirituais em nossas vidas?
  • Por que temos que estar cheios de fogo por Deus? Porque precisamos estar cheios d’Ele para fazer Sua vontade. E repare que estar cheios d’Ele não é gritar mais alto que todo mundo, falar em línguas mais que todo mundo, aparentemente ser o mais espiritual que todo mundo. Não! Estar cheio de Deus é queimar por Ele e mostrar ao mundo o Evangelho, sendo um crente que manifesta os frutos do Espírito.
  • Isso dá outra pregação! A maior evidência expressa por alguém cheio de Deus é se esse alguém manifesta os características do fruto do Espírito, lá de Gálatas 5.22
  • Precisamos ser cheios do Fogo de Deus para que possamos testemunhar os feitos de Cristo, possamos ser usados por Ele para manifestar Sua glória, curar, libertar.
  • Houve o seguinte diálogo há anos atrás:

    - John Wesley, por favor, me diga: Como você faz pra atrair tantas pessoas a Cristo? Qual o segredo pra se ganhar tantas almas para o Senhor?
    - Ah... Eu simplesmente me encho de fogo pelo Senhor e as pessoas vêm pra me ver queimar

  • Isaías 61 diz: Estou cheio do Espírito Santo para curar, libertar, ....
  • Precisamos ser cheios do Espírito Santo para que sejamos pessoas cheias de fogo por Deus, pois se não formos cheios de Deus, iremos para o inferno. Quem é frio com certeza vai pra lá, mas e quem é meia-boca? A palavra de Deus nos diz que quem é morno será vomitado da boca do próprio Deus! Apocalipse 3.16. Pensa que é o bonzão, mas na verdade é pobre, cego e nu.
  • As 5 virgens que estavam sem o óleo foram cortadas da presença do Senhor... Elas estavam todas juntas, mais o Senhor só reconheceu as 5 que estavam preparadas.
  • Precisamos ser cheios de Deus porque senão, seremos apenas mais um nesta terra, e Jesus não foi apenas mais um. Ele foi um marco que dividiu a história, e devemos seguir seu exemplo, não para nossa vanglória, mas pra glória de Deus.
  • Se tem uma coisa que deixa Deus com o estômago embrulhado é a mornidão espiritual.
  • É melhor que você seja frio do que morno, porque gente morna é aquela que vem na igreja, prega, ora, intercede e tá longe de Deus!
  • Você já reparou que muitas vezes nós estamos queimando de amor por Cristo, mas de repente dá uma preguiça, uma má-vontade para orar, buscar a Deus, jejuar...
  • A Palavra do Senhor nos dá algumas dicas sobre como se manter cheio do Espírito Santo. Lenhas...
    Vamos ler Efésios 5:18-21
  • Nós reparamos aqui que precisamos nos encher com o Espírito Santo. Nós, cristãos, não somos cheios quando aceitamos a Cristo e nunca mais. Não! Nós precisamos ser recarregados com o Espírito todo dia
    Uma vez dentro de nós, o Espírito deseja se manifestar mais e mais através de nossas vidas, mas para isso, precisamos alimentá-lo dentro de nós, pois cada vez que alimentamos nossa carne, ou agimos de forma contrária à Sua vontade, nós vamos extinguindo o Espírito de dentro de nós.
  • Neste trecho da Palavra de Deus, encontramos algumas dicas sobre como nos mantermos cheios do Espírito.
  • Falando entre vós com salmos, hinos e cânticos espirituais: Falar “entre vós” trata-se de uma relação humana, ou seja, com o nosso próximo ou com aquele que nos rodeia. Devemos nos relacionar com nosso próximo de forma edificante, dizendo palavras agradáveis. Abusar dos elogios e evitar críticas destrutivas e inúteis. Abominar a malícia. Devemos ser realistas, porém sempre otimistas, falando entre nós com “salmos”.
  • Cantando e salmodiando ao Senhor: Devemos freqüentemente louvar a Deus com cânticos e ações de graças. Podemos louvá-lO em tom audível ou até mesmo internamente, em nossos corações. Louvar é uma grande arma espiritual e devemos “disparar contra o inimigo” em todo o tempo. Louvando seremos revigorados e incrivelmente cheios do Espírito Santo.
  • Sendo grato por tudo que acontece: Independente da situação vivida, sejamos gratos por tudo. Estando na Canaã ou no deserto, agradeçamos. Devemos crer que Deus está no controle de tudo e que aquilo que estamos vivenciando sucede sob a permissão divina e redundará posteriormente em benção para nossas vidas. Sabendo que tudo coopera para o nosso bem, não devemos ser pessimistas, reclamões, irritados com tudo. Deus controla tudo. Desde uma perda de emprego até um semáforo fechado e se crermos nisso, saberemos que de fato TUDO coopera para o nosso bem. Ser grato é uma “regra” para o crente se manter cheio do Espírito de Deus.
  • Sendo submisso, humilde: A humildade exalta o homem diante de Deus. Servir sem aspirar glórias humanas, ser submisso às autoridades impostas por Deus, seja profissionalmente, ministerialmente, familiarmente. Desde que não vá contra os princípios e mandamentos de Deus, devemos servir, como nosso mestre Jesus. Considerar nosso próximo superior a nós mesmos também é uma dica bíblica.
  • Que se apaixonem por Jesus ao estar com você – 03/2007
  • Que o avanço do tempo da sua vida espiritual te deixe ansioso pelo Amanhã, e não com saudades do Ontem - 14/12/2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!