Imanência e Transcendência de Deus



Imanência e Transcendência de Deus

Por Eduardo Feldberg - 31/05/2006




Este é um pequeno estudo da questão da Imanência e Transcendência de Deus sobre a Sua criação. Aqui eu falo um pouco sobre cada uma dessas qualidades do Senhor de forma sintética, deixando de lado um pouco da complexidade do assunto, gerado no âmbito teologico.





IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA DE DEUS



A Bíblia nos fala muito acerca de Deus e da criação, e ao analisarmos as Escrituras, podemos concluir que Deus é distinto de Sua criação. Ele não é parte dela, pois foi Ele quem a fez e a governa, ampouco depende da criação. Em contrapartida, a criação depende d’Ele.
Mesmo sem a existência da criação, Deus seria Deus, auto-suficiente, autônomo, o grande “Eu Sou”, tanto que Ele já existia antes dela (Gn 1:1), porém o que Ele criou só subsiste com a existência desse Criador.



O substantivo freqüentemente usado para expressar a superioridade de Deus em relação à Sua criação é “transcendência”. No dicionário, encontrei a seguinte definição para esta palavra:


“Qualidade do que é transcendente; que transcende; superior; sublime”



Encontrei também a definição filosófica deste termo:


“O ser cuja existência não é demonstrada pela experiência porque a ultrapassa, mas que é necessário para compreender a nossa experiência; Deus.”



Em suma, isso significa que Deus está muito “acima” da criação no sentido em que é maior que a criação e independente dela.


"Transcendente", em teologia sistemática, é o termo que expressa a superioridade de Deus para com Sua criação, mas não uma superioridade mensurável. Transcendência expressa uma superioridade ilimitada. Ele não é simplesmente o mais elevado dos seres, pois se dissermos apenas que Ele é superior a nós, alguns ousariam medir a grau de conhecimento, sabedoria e poder de Deus em relação a nós, mas essa elevação é incomensurável, pois Deus é infinitamente superior a nós e não se limita ao nosso nível de compreensão e entendimento. Deus não é uma mera qualidade natural ou humana.


Ele é infinitamente soberano, supremo, superior.


Em contrapartida, ao mesmo tempo em que Deus transcende Sua criação, Deus se envolve com ela. O Criador não depende de Sua criação para subsistir, contudo a criação depende de seu Criador para isso. Depende de Deus para existir e para funcionar. O termo usado para expressar essa relação é “imanência”. Ao consultar o dicionário, encontrei a seguinte definiçãopara esta palavra:


“Qualidade do que é imanente; permanência; que persiste; perdurável;
que reside na própria essência do todo.”



Deus está envolvido com Sua criação não porque “Ele” precisa, mas porque “ela” precisa. A criação permanece em Seu Criador pois não funciona sem Ele. Deus não é uma divindade abstrata, removida da criação e sem interesse nela. Muito pelo contrário, a Bíblia nos revela um Deus que se preocupa com Sua criação (não apenas com Seus “filhos”, mas também com elementos naturais, etc...) e se mostra um Deus amoroso, pessoal, empático, envolvido.

Deus está ativo em toda a criação, até mesmo naqueles que não crêem n’Ele, pois toda a criação depende do criador.

Sua influência está em toda a parte, mas Ele nos permite viver e fazer escolhas. Ele não se “intromete” em nossas vidas particulares, não tira nosso livre-arbítrio. Simplesmente nos mantém vivos, com nossos próprios gostos, nossas características, nossas escolhas.


Deus atua de diversas formas sobre Sua criação. Não apenas sobrenaturalmente, mas também utilizando-se de meios naturais, tais como a tecnologia, a ciência, nosso conhecimento, etc...

Sobre a “imanência de Deus”, existem duas linhas de interpretação e raciocínio.


  • A primeira diz que “imanente é aquilo que é substancialmente parte de um ser”. Se levarmos em conta essa idéia, chegaremos a outras duas conclusões que eu considero heréticas:

1 - Se a criação é parte do Criador, a criação é divina, e dessa visão apologizariamos o panteísmo, por exemplo.

2 - Se a criação é parte do Criador, o Criador tem ligação intrínseca com a criação. Destarte, Ele estaria de certa forma preso a ela. Isso é, para mim, outra heresia. Os gnósticos defendem essa idéia.




  • A segunda linha de raciocínio (a meu ver, a plausível e legítima) diz que Deus é imanente ao mundo, não porque a substância das criaturas é inerente à substância divina, mas porque ela depende do divino para existir.

Deus é transcendente sobre a criação (isto é, Ele é muito superior a ela e não depende dela para viver e existir) e ao mesmo tempo é imanente sobre ela (está nela, pois a dependência da criação por Seu criador O faz aproximar-se e envolver-se com ela).


A criação é distinta de Deus, porém sempre dependente dEle.


Quero frizar o seguinte:


1 - Deus não depende de Sua criação!

2 - A criação não é parte de Deus!

3 - A criação depende de Deus!




Pois a distorção dessas três premissas são grandes raízes de heresias.


Versículos bíblicos que embasam a imanência e transcendência de Deus:



IMANÊNCIA

  • Jr 23.24 : “Ocultar-se-ia alguém em esconderijos, de modo que eu não o veja? Porventura não encho eu os céus e a terra?”
  • Jó 12.10 : “Em Sua mão está a vida de cada criatura e o fôlego de toda a humanidade.”

  • At 17.25,28: “Deus dá a todos a vida, o fôlego e as demais coisas... n’Ele nos movemos, vivemos e existimos.”


  • Cl 1.17: “Em Cristo tudo subsiste.”



TRANSCENDÊNCIA



  • Is 55.8,9: “Meus pensamentos não são os vossos pensamentos. Meus caminhos não são os vossos caminhos pois assim como os céus são mais altos que a terra, meus caminhos são mais altos que os vossos e meus pensamentos mais altos que os vossos pensamentos.”



IMANÊNCIA E TRANSCENDÊNCIA




  • Jr 23.23 : “Acaso sou Deus apenas de perto, e não também de longe?”

  • Ef 4.6: “...um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos...”




E.F.


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