Pregação: A Muralha
Eduardo Feldberg



Este foi o título que coloquei em minha 7ª pregação, realizada na 1ª Igreja Batista da Lapa no dia 03/02/2009. Nela, falo sobre a necessidade de domínio-próprio em nossa vida. Uma qualidade tão necessária e ao mesmo tempo tão escassa em nossos dias.
Domínio-próprio, temperança, auto-controle... Construa esse forte muro ao seu redor e evite destruições em sua vida.



ESBOÇO:

PREGAÇÃO
“MURALHA”
Idealizada em 22/01/2009 - Realizada em 03/02/2009



1. Inicio orando

2. Abertura
· Agradeço a oportunidade dada aos seminaristas.
· Falo que vou pregar sobre algo muito importante, e que e preciso muito, tanto quanto qualquer um ali.
· É engraçado como em todas as sete vezes que preguei, preguei sobre algo que estava inteiramente voltado para o que eu preciso. E dessa vez não será diferente.
· Vou pregar sobre algo que estou precisando praticar muito, e que tenho que me esforçar mais, portanto, a pregação será muito para mim também.
· É como disse Paulo, em Fp 3: “Não que o tenha alcançado, mas prossigo para alcançar.”

3. Faço a leitura bíblica
Josué 6.1-5

4. Falo sobre as muralhas

· Para quê servem? Servem como estrutura de defesa para um povo, uma casa, uma pessoa, um reino...
· Desde quando existem? Desde sempre. A arqueologia já descobriu diversas muralhas que foram destruídas há milhares de anos;
· Quais os tipos de muralha? Existem diversos tipos de muralhas. Muralhas de poucos metros de comprimento até a Muralha da China, que já chegou a ter 7.200km
· Elas podem ser destruídas? Sim.... Tanto que a maioria das muralhas de antigamente estão em ruínas atualmente;
· De que são construídas? Existem muralhas de pedras, madeira, terra...
· Pra que são destruídas? Para que o inimigo invada o local protegido
· Quem as quer destruir? O inimigo do povo/pessoa;
· Como deve ser a muralha? Deve ser forte, alta, intransponível;
· Como pode ser destruída? Chegando-se com tudo ou achando uma brechinha que possa ser alargada.

· Quem a construiu? Os Cananeus;
· Para quê construíram? Para viver em paz, em harmonia, com seus irmãos e seu rei
· Como era a muralha? Os muros, segundo arqueologia, mediam 9 metros de altura e seis e espessura
· Quem a destruiu? Os israelitas
· Quais as conseqüências da queda da muralha? O povo foi massacrado e totalmente derrotado pelo inimigo, no caso, os israelitas.

5. Precisamos de Intimidade e Santidade, e o Inimigo tenta nos impedir
Nós, cristãos, temos que buscar duas coisas: Intimidade com Deus e santidade.
Satanás sabe que o pecado nos afasta de Deus, como diz Isaías 59.2.
Ele sabe que sem santidade, ninguém verá o senhor. Que não há comunhão entre a luz e as trevas, portanto, tenta nos derrubar ao máximo, para nos distanciar do Senhor.

6. Por que falei sobre muralhas? Porque nós temos uma!
Sabendo disso, chegamos à conclusão de que precisamos muito ter um muro, que nos proteja dos ataques do Diabo.
Eu comentei sobre as muralhas, pois há uma palavra em provérbios, que diz que nós temos um muro.

7. Leio Provérbios 25.28
Temos uma muralha ao nosso redor, que nos protege dos ataques do inimigo
Precisa ser levantada e mantida.
Essa muralha é o domínio próprio, que lemos em Gálatas 5.23

8. O que é Domínio Próprio?
Uma das características dadas pelo Espírito ao cristão é o Domínio próprio. Como o próprio nome diz, domínio próprio é a faculdade de se conseguir dominar a si mesmo. Sem domínio, o carro bate. Sem controle, só há acidentes. Se nós não conseguirmos nos dominar, o diabo nos terá como presas fáceis, pois ele não pode nos obrigar a pecar. Como dizem, ele só dá a idéia, e se nós não conseguirmos nos controlar, iremos na dele e cairemos, descontroladamente....

9. Domínio Próprio, autocontrole ou temperança
Domínio Próprio: Que consegue dominar a si próprio
Autocontrole: Que consegue controlar a si mesmo
Temperança: Qualidade de quem é moderado, ou tem o poder de se moderar seus desejos; sobriedade.

10. Provérbios 16.32 – “Mais vale dominar a si mesmo que conquistar uma cidade inteira.”

11. Deus não nos livra se não nos esforçamos
Nós temos muito costume de orar a Deus, pedindo pra ele nos livrar, mas esquecemos que não há tentação acima do que podemos suportar, então, se caímos, não é porque Deus não nos ajudou, mas porque nós não usamos nosso domínio próprio no nível e intensidade que deveríamos ter usado. Precisamos fazer a nossa parte, pois como ouvi uma vez, Deus não faz aquilo que nós sabemos e podemos fazer. À via de regra, não o faz. Ele nos dá essa capacidade, que é um fruto de seu espírito, pra que nós consigamos nos controlar;

12. “O pior não é pecar, mas não dar tudo de si.”

13. O nome assusta.
É engraçado como as pessoas do mundo não gostam nem de ouvir esse tipo de coisa. Parece discurso de crente para descrente: Você não pode fazer isso! Você não deve fazer aquilo.
Os ímpios não gostam de ouvir falar em regras, limitações, autocontrole, mas nós cristãos devemos gostar, por sabermos que é uma bênção em nossas vidas, e buscar o autocontrole. É engraçado que quando em Atos 24 o apóstolo Paulo repreendeu o governador Félix, ele estava falando justamente sobre Domínio Próprio, e isso foi o bastante para o governador pedir que calassem Paulo.

14. Paulo e Pedro falaram muito sobre Domínio Próprio
Paulo falou bastante sobre o domínio próprio, inclusive os aliou a outras qualidades importantíssimas. Em 2Pe 1.6, também somos orientados pelo apóstolo Pedro a buscar o domínio próprio.

15. Com Domínio Próprio, não pecarei!
Você precisa deste muro ao seu redor.
O Diabo anda ao nosso redor, buscando a quem nos possa tragar. Se tivermos murados, não nos alcançará
Embora seja o ultimo item na lista do fruto do Espírito, ele não é o menos importante. Muito pelo contrário. Pense que se você tiver um domínio próprio ativo, você não pecará. Será possível? Sim! É possível.

16. O Domínio Próprio é gerado pelo Espírito, mas precisamos exercer o Domínio Próprio
Como já disse, essa é uma qualidade a nós dada pelo Espírito Santo, mas que precisamos exercer e aprimorar. É como a paciência. O Espírito produz isso em nós, mas precisamos exercê-la, senão não seremos pacientes. O Espírito produz em nós o domínio próprio, mas precisamos exercê-lo, e para montar um muro firme ao nosso redor, podemos conferir com um pedreiro da Bíblia. Sabia que tem um pedreiro famoso na Bíblia? Pois é...

17. Falo um pouco sobre Neemias (Estudar)

Neemias era o copeiro do Rei Artaxerxes, rei do Império Persa. Servo judeu, foi parar lá após a conquista de Jerusalém pelo Império Babilônio, sob comando do Rei Nabucodonosor, há algumas décadas atrás. O império Babilônio foi dominado pelos persas, que deixaram alguns judeus voltarem a Jerusalém, para reconstruírem o templo, e restaurarem o povo na área espiritual.
Mesmo após estas levas de judeus emigrantes, Neemias continuou em Susã, sede do Império Persa, trabalhando com o Rei.
Um amigo de Neemias foi até Jerusalém, para ver como estavam as coisas, e voltou com tristes notícias: Os muros estavam arruinados. Embora Zorobabel tivesse reconstruído o templo, Esdras tivesse restaurado a adoração, o povo judeu estava com um problemão: Estavam desmurados!
Neemias, extremamente preocupado com o bem-estar dos seus parentes e compatriotas, chorou, jejuou e orou ao Senhor. Ele baseou suas petições nas grandes promessas de Deus, certo da fidelidade de Deus em cumprir a sua palavra. Pediu que Deus estivesse com ele diante do rei da Pérsia.

18. O que é necessário para se reconstruir um muro?
Vemos em Neemias algumas atitudes e ações necessárias para se reconstruir um muro. São elas:

· Orar, pois só Deus pode o ajudar nesta causa
Neemias não faria nada sem o Rei. Nós também não conseguiremos erguer muro nenhum sem a presença do nosso Rei Jesus na causa. E com certeza Ele vai topar esta causa. Na construção ou reconstrução do muro do domínio próprio, precisamos orar a Deus, para nos ajudar. Só com ele poderemos fazer isso. Sem Jesus nada podemos fazer (Jo 15.5)

· Se arrepender de seus pecados.
Como Neemias se arrependeu pelos pecados cometidos, antes de erguer o muro, você precisa de um arrependimento genuíno de suas obras mortas, seus pecados, para começar novamente. Tudo novo, mas você precisa acertar seus erros, ser lavado pelo sangue do cordeiro. Não adianta fazer uma construção em redor de um terreno torto, impuro, sujo. Lembre-se de onde caiu, peça perdão a Deus, e comece a construção.

· Lutar, pois o inimigo tenta impedir o levante do muro
Como Neemias, que construía o muro e lutava com a outra mão, precisamos lutar, evitando assim que caiamos nas armadilhas do inimigo. Como nosso Inimigo é um inimigo espiritual, temos que ter táticas espirituais. Estratégias, para não cairmos no pecado e sermos um alvo fácil, desmurado. Neemias andava com a espada. Nós devemos ter a espada do Espírito em mãos.

· Não dar atenção aos falatórios que tentam convencê-lo a deixar tudo para lá...
Precisamos guardar nossa mente e levar todo pensamento a Jesus Cristo, de forma que não caiamos em nenhum engano do inimigo. Este é um ponto importantíssimo. Para nosso muro ficarem pé, precisamos muito controlar nossos pensamentos, pois o pecado começa ali.

Tiago 1.14, 15: “cada um é tentado pelos próprios desejos, sendo arrastados por este desejo, e gerando o pecado.

· Ninguém chega e mata alguém do nada. Primeiro a pessoa pensa: Queria que ele morresse!
· Ninguém adultera do nada! Primeiro ela começa a pensar: puxa... que mulherão....
· Ninguém fofoca do nada. Primeiro ela pensa: Acho que vou conversar com a Maria sobre aquela pessoa...

O pecado começa na sua mente, e se você não tesourá-lo, irá até o fim, e concretizará o pecado. Portanto, controle sua mente. Não a deixa leva-lo mais pra frente. Um abismo chama outro abismo. Pense naquilo que é bom! Naquilo que vale a pena. Corte o pecado pela raiz!

19. Tipos de pecados:

· Frutos da carne
· Adultério
· Fornicação
· Pornografia
· Murmuração
· Fofoca

20. No que devo pensar? Leituras:

· Filipenses 4.8
Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento. Fp. 4.8

· Colossenses 3.1-3
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus.” Cl. 3.1-3

21. De qualquer forma, Deus é uma muralha de fogo ao nosso redor – Zacarias 2.5
“Pois eu lhe serei, diz o SENHOR, um muro de fogo em redor
e eu mesmo serei, no meio dela, a sua glória.” Zacarias 2.5

22. RESUMO:
(1) Você deve ser santo. (2) O diabo não quer que você seja santo
(3) Você precisa resistir ao Diabo (4) Você tem um muro de proteção – Domínio
(5) Você precisa manter este muro (6) Siga os passos de Neemias

23. Finalizar com uma oração:

“Se o seu muro estiver levantado, nenhum tiro será forte o bastante para te destruir”

2 comentários:

  1. Muito lindo esse estudo parabens, com certeza inspirado pelo Espirito de Deus. Que o nosso Deus de Paz continue te abençoando, querido Irmão Eduardo. aniba1102@gmail.com

    ResponderExcluir
  2. Muto obrigado, pastor! Que Deus te abençoe também!!! Glórias a Deus!

    ResponderExcluir

Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!