
ENCHENDO-SE COM O ESPÍRITO SANTO
Jo 14.26 / Ef 5.19
Por Eduardo Feldberg – 2005 (ou era 2004?)
Por Eduardo Feldberg – 2005 (ou era 2004?)
Quando Cristo ascendeu ao céu, prometeu que não nos deixaria só, mas que deixaria o Espírito Santo para nos consolar.
Assim como Jesus orientava, ladeava e ajudava seus discípulos, Ele nos deixou o Espírito Santo para nos ajudar. O termo usado para se referir ao Espírito Santo é a palavra grega "Parakletos", junção de dois étimos:
Para = ao lado de
Kletos = chamado
Ou seja, o Espírito Santo é definido como alguém "chamado para estar ao lado de alguém". No caso, nós!
O Espírito Santo tem diversas "funções", como nos ensinar a orar, a interceder, a adorar, nos consolar, aconselhar, etc.... Nós fomos feitos templos do Espírito Santo (1 Co 6:19), mas, como o próprio nome diz, o Espírito É SANTO. Além de ser santo, Ele tem personalidade: Se alegra, se entristece, enciúma, etc....
Devemos estar sempre colocando lenha dentro de nós para que o fogo do Espírito Santo não se apague. Isso deve ser uma constante em nossas vidas. Como dizem, a vida espiritual é como subir uma escada rolante que está descendo: Você deve correr, correr, correr, até chegar ao topo, mas se você parar de correr por um minuto, descerá imediatamente.
O crente cheio do Espírito Santo deve viver um modo de vida estreito para manter-se dessa forma – cheio – e, nestes 3 versículos, Deus nos revela como mantermo-nos cheios do Seu Espírito. Essa revelação consiste em 4 orientações práticas para o crente. São elas:
2. Louvar ao Senhor em todo o tempo:
3. Agradecer ao Senhor por tudo:
Independente da situação em que nos encontrarmos, sejamos gratos por tudo. Estando na Canaã ou no deserto, agradeçamos. Devemos crer que Deus está no controle de tudo, e que tudo que vivenciamos sucede sob a permissão divina e redundará posteriormente em benção para nossas vidas. Sabendo que tudo coopera para o nosso bem, não devemos ser pessimistas, reclamões, irritados com tudo. Deus controla tudo. Desde uma perda de emprego até um semáforo fechado e se crermos nisso, saberemos que de fato TUDO coopera para o nosso bem. Ser grato é fundamental para que o cristão se mantenha cheio do Espírito de Deus.
4. Ser humilde:
A humildade exalta o homem diante de Deus. Servir sem aspirar glórias humanas, ser submisso às autoridades impostas por Deus, seja profissionalmente, ministerialmente, familiarmente. Desde que não vá contra os princípios e mandamentos de Deus, devemos servir, como nosso mestre Jesus. Considerar nosso próximo superior a nós mesmos também é uma dica bíblica. Humildade é uma característica vital e crucial no filho que deseja andar na virtude do Espírito Santo.
Se seguirmos esses passos com diligência e empenho, os fixarmos como metas, manteremos o Espírito Santo bem guardado e a vontade em nossos corações e seremos sempre um templo agradável pra o Espírito Santo viver.
Uma vez, perguntaram a John Wesley:
- Wesley, como você faz para ser seguido por tantas pessoas, viver tantas conversões, e ser um homem tão admirado pelas pessoas?
- Eu simplesmente me encho de fogo por Deus, e as pessoas vêm para me ver queimando.
Apenas queime... "apenas" queime...
E.F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!