
Dança: Série de movimentos do corpo, com ritmo, normalmente acompanhado de música; Cadência de passos ou saltos, ordinariamente, ao som de música.
Adoração: Ato de adorar; Ato realizado com amor excessivo; Culto, honra, reverência ou homenagens prestadas a Deus.
Embora muitas pessoas não aceitem a Dança como forma de adoração a Deus, dizendo ser este um ato carnal, podemos ver diversos trechos da Bíblia contradizendo essa idéia imposta pelo homem. Nela, podemos encontrar cerca de 25-30 versículos com citações da palavra "dança", embora ocorram mais de 100 aparições desta e de correlatos nos idiomas vernáculos da Bíblia.
A seguir, temos alguns exemplos:
Êx. 15:20 ; 32:19 / Jz. 11:34 ; 21:21 ; 21:23 / 1 Sm. 18:06 ; 18:07 / 2 Sm. 6:14 ; 6:16 ; 6:21Jó 21:11 / Sl. 30:11 ; 118:27 ; 149:3 ; 150:4 / Ec. 3:4 / Ct. 6:13 / Jr. 31:4 ; 31:13 / Lm. 5:15 / Mc. 6:22 / Lc. 7:32 ; 15:25
Com base nestes versículos, inferimos que existem pelo menos 5 formas de se expressar através da dança:
Danças Idólatras:
Esta dança é mais que uma forma de expressão. Chega a ser um culto a outros deuses. Parece ser o tipo de dança mais raro dentre as que comentaremos aqui, mas na verdade é um tipo de dança muito praticado, principalmente em religiões pagãs, em terreiros, em sessões umbandistas, etc...
Danças Carnais:
A dança carnal é expressa quando uma pessoa quer se exaltar diante dos homens, com intuitos que não agradam a Deus. Na maior parte das vezes, esse ato tenciona atrair a atenção de alguém. A dança sensual também se encaixa neste perfil, sendo considerada uma prática pagã.
Dança de Alegria:
Este tipo de dança é realizada como forma de regozijo. Quando você se alegra com algo que acontece, ou deseja externar sua felicidade, comemorar algum acontecimento que não tenha necessariamente algum nexo com Deus. Uma alegria, de certa forma carnal, porém de origem não pecaminosa. (cf. Ec. 3:4)
Dança para Apresentações:
Essa dança já é algo que não envolve tanto os sentimentos, mas sim a técnica e a habilidade. É uma coreografia ensaiada, realizada principalmente em comemorações ou apresentações, podendo ser feita visando engrandecer a Deus. Esta dança é frequentemente praticada. O problema é quando se pratica apenas ela. Uma dança por compromisso.
Dança de Adoração a Deus:
2 Sm. 6:14: Davi adorava ao Senhor com danças. Ele dançava com todas as suas forças (a forma com que devemos amar a Deus, cf. Dt 6:5), trajado com roupas "santas".
Esta sim é a melhor forma de se expressar com danças. A dança de adoração ao Deus Altíssimo, cujo objetivo primaz é exaltar, glorificar, engrandecer e, por fim, adorar a Deus. Uma dança totalmente pura, que não busca os olhares humanos, mas sim o olhar, seguido da aprovação de Deus. A ênfase dessa dança é voltada para os sentimentos, tais como o amor, alegria, humildade, porém, não se deve deixar de lado a mesma beleza, técnica e habilidade requeridas anteriormente.
A Bíblia nos mostra que a dança não é unicamente um ato de adoração a Deus, mas que pode se tornar um. Muitas vezes o homem não tem discernimento e sabedoria para usar as bênçãos que Deus dá e, com isso, o Diabo com sua ganância as transforma em maldição.
Deus ensinou o homem a dançar para Sua honra e glória, mas o Diabo enxertou no homem outras razões para praticá-la. Razões essas que influenciam as pessoas a deduzir e reconhecer que a dança não é um ato de adoração ao Senhor e assim, passam a reprimi-la.
O Diabo quer que adoremos a ele, e não a Deus. Para isso, colocou no mundo essa idéia:
"Não se pode adorar ao Senhor com danças!"
(Mas a ele, sim)
A adoração também é vista como uma homenagem ao Senhor. Ele ama ver seus filhos homenageando-O com aquilo que sabem fazer. Davi sabia cantar e tocar e exercia bem seu dom. Até mesmo dançar ele sabia! O problema é que existem muitas "Micais" querendo tirar a santa espontaneidade dos adoradores que se importam mais com o sorrido do Senhor, que com a carranca dos homens. (2 Sm 6)
Se você dança...dance!
Se você canta...cante!
Deus nos dá liberdade para expressarmos o nosso amor por Ele, mas devemos exercer bem nosso dom. Ele é Digno!
2 Co. 3:17 / 1 Sm. 16:18 / Sl. 33:3
Para que você pratiquem o dom que Deus te deu, pode optar pelas seguintes ações:
Dança Carnal (como a afilhada de Herodes);
Dança Idólatra (como o povo incrédulo);
Dança de alegria (como os parentes do filho pródigo);
Dança de Apresentação (como muitos, atualmente);
Dança de Adoração a Ele (como Davi).
Qual é o verdadeiro intuito do seu coração? Muitos dançam no púlpito mas poucos dançam no banco.
Jamais dance ansiando unicamente deixar as pessoas animadas e contentes por ver uma dança apreciável, com uma coreografia graciosa, mas queira que elas sejam tocadas pelo Espírito Santo e caiam prostradas ante o Senhor, com o coração quebrantado, ao sentirem a glória de Deus sendo derramada e atraida pela sua adoração.
De profissionais qualificados o mundo está cheio e.... Creio que Deus também está!
Espero que você (assim como eu, em relação à bateria) pretenda acabar com o preconceito das pessoas em relação à dança e logrem esse propósito a cada passo que derem, enchendo o ambiente com Unção e manifestações do Espírito Santo ao dançarem, rompendo assim esse tradicionalismo que sobressai em muitas igrejas e em muitas pessoas.
Deixem que Ele ensine os passos da dança.
Que sejamos adoradores extravagantes, e não religiosos críticos...
Como Davi, e não como Mical (2Sm 6:16-22)...
Como a mulher pecadora, e não como Simão (Lc 7:36-50)...
Salmos 17:5: "Dediquem os seus passos ao Senhor para que seus pés não vacilem."
Salmos 37:23-24: "Os seus passos são guiados pelo Senhor, que se compraz neles. Ainda que vocês caiam, não ficaram prostradas, pois o Senhor as susterá com Suas mãos."
Dancem com exclusividade para o Pai , Filho e Espírito Santo, ao invés de entreter o homem.
Que Deus nos abençoe... e capacite!
E.F.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Fique à vontade para deixar seu comentário. Não costumo responder neste espaço, então, caso queira um retorno, lembre-se de deixar seu e-mail no comentário. Obrigado!